Concurso EMATER AL 2021: senador solicita 100 vagas para Técnicos

Concurso EMATER AL poderá ser realizado em 2021, caso solicitação de parlamentar seja aprovada pelo governo estadual.

O senador Renan Calheiros (MDB – AL) afirmou que fez uma solicitação de 100 vagas para Técnicos do concurso EMATER AL (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Alagoas) para o ano de 2021.

“O Governo de Alagoas tem um calendário de concursos públicos para 2021. Solicitei ao governador Renan Filho que, dentro do planejamento e do orçamento, sejam abertas 100 vagas para técnicos agrários na Emater, um setor essencial para tracionar a economia”, publicou em seu Twitter.

No dia 23 de abril de 2021, o governador voltou a falar sobre a realização do novo concurso EMATER AL durante realização de um evento no estado.

Segundo ele, “depois de muitos anos sem concurso público para a área da Agricultura em Alagoas, o Estado voltará a fazer concurso para focar no fortalecimento da produção da agricultura familiar, porque essa é uma das principais vocações para o sustento das pessoas que residem nas zonas rurais dos municípios e, em nosso caso, são muitas as famílias que precisam desse auxílio”.

Apesar do pedido do senador, é preciso que haja uma aprovação do governo estadual e estudos para que o concurso EMATER AL 2021 saia do papel e seja realizado. 

Último concurso EMATER AL

O último concurso EMATER AL foi realizado há mais de 30 anos. Portanto, há um grande déficit de servidores, sendo necessária a realização de um novo certame.

Em 2020, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles, apontou a necessidade do concurso EMATER AL.

“O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas”, disse na época, durante uma live.

Concursos Alagoas em 2021

Tudo indica que haverá uma grande quantidade de concursos públicos no estado de Alagoas em 2021. Já foi anunciado pelo governador Renan Filho ou por secretários, certames como:

  • Concurso PM AL: oportunidades para soldados com nível médio de escolaridade e remunerações de até R$ 3,7 mil;
  • Concurso PC AL: 300 vagas para Agente, Escrivão e Delegado com remunerações que podem chegar a até R$ 15 mil.

Além deles, são esperados os seguintes concursos:

  • Polícia Penal AL;
  • Bombeiros AL;
  • PGE AL;
  • Perícia Oficial;
  • Secretaria de Saúde AL;
  • Secretaria de Educação AL.

Juntos, os concursos podem ofertar aproximadamente 6 mil vagas para os quadros de servidores de Alagoas.

Leia também

você pode gostar também

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Ler mais