É possível estudar em casa para concursos?

Como tudo na vida, ser um concurseiro "autodidata" tem suas vantagens e desvantagens.

Até certo ponto, o entusiasmo de muitos candidatos matriculados em escolas preparatórias para concursos é bastante evidente, o que os faz cumprir aquela rotina com satisfação e perseverança.  O problema é quando começam a vir as reprovações - perde-se uma, duas, três, quatro, cinco ou até mais vezes para determinado concurso - pois o concurseiro entra numa fase em que começa a perder o prazer de estar em sala de aula, disposto a recomeçar mais de uma vez...

Aliado a isso, outro dilema pode parecer mais preocupante: a falta de dinheiro. Aí o concurseiro pesa em sua balança se compensa aproveitar a gama de materiais e táticas de estudos reunida nos tempos de cursinho e avalia se dá para continuar se preparando em casa. Com essa atitude, é provável que vislumbre vantagens, como evitar os gastos com mensalidades e conviver com pessoas que, assim como ele, ainda não foram bem sucedidas no concurso-alvo.

O coordenador de unidades de ensino e especialista em concursos públicos, Gisvaldo Gomes de  Araújo Jr, afirma que, de fato, é uma sensação de derrota terrível, essa de estar há tempos em um lugar, estudando, e não obter o resultado esperado. No entanto, embora seja possível estudar em casa para concursos, isso vai exigir do candidato uma disciplina tão arraigada que vai chegar até mesmo a ser quase um esforço "sobre-humano".

Gisvaldo Gomes nos diz que quem se propõe a estudar em casa vai ter que estabelecer horas rígidas e intensas de estudo; ter um bom material de estudo e superar todas as suas dificuldades e dúvidas sozinho, já que não vai ter como contar com uma monitoria. "Seria absurdo dizer que é impossível, contudo, é muito complicado vencer tanta concorrência sem um bom suporte teórico e prático", aconselhou.

Outro detalhe importante que o especialista cita é que, em casa, o candidato fica totalmente fora do clima do concurso, algo importante para que a união de entusiasmos leve todos à conquista. "É muito mais empolgante estar reunido com pessoas que estão na mesma batalha do que enfrentar essa guerra em casa, sozinho, como autodidata, sem ter com quem compartilhar".

Mesmo que a grana esteja curta, vale à pena empreender um esforço maior e fazer um cursinho preparatório para concursos. Pode-se partir para aquele cuja mensalidade for mais em conta, mas lembre-se de conferir - ainda que por contatos pessoais - se a equipe de professores é de qualidade e o material de apoio atende às suas necessidades. Afinal, sabe-se que cursinho não é tão decisivo na aprovação de um concurso quanto a sua determinação, mas ninguém pode negar que ele é uma ferramenta importante nesta empreitada.

Comentários

  1. Phabricio disse:

    É uma porta estreita, todo concursando enfrenta barreiras dentre as quais a abdicação de amigos e familiares. Mas no final com a vitoria e conquistas percebemos o quao foi significativo.

    Responder
    • Vitor Souza disse:

      É um dilema optar por estudar em casa!

      Eu preferi, mas é importante sanar o isolamento da atmosfera de concurso agregando outros "concurseiros" e compartilhando idéias, material e apoio emocional.

      PS: Isso cai em prova hein, rs - Gestão de Pessoas!

      Responder
  2. Romao disse:

    É o meu caso: estudo sozinha, não tenho grana e já fui derrotada em vários concursos; mas não desisto, não! É difícil, mas confio no meu Senhor Jesus que vou conseguir alcançar o meu objetivo!

    Responder
    • Danúbio disse:

      Fale todas as manhãs "tudo posso naquele que me fortalece", nunca desista, vc vai conseguir!

      Responder
  3. Vanusa disse:

    CONCORDO.

    Responder
  4. Marília disse:

    O cursinhos preparatórios, pelo menos em Salvador, não vale mais a pena, pois muitos professores caíram o nível. Hoje é mais vantajoso estudar em casa, assintindo video aulas e respondendo provas, não gasta com transporte, nem merenda na rua.

    Responder
  5. Rudney disse:

    Adorei o artigo.
    Parabéns!!!

    Responder
    • Henrique disse:

      belo comentário dos meus colegas e amigos concurseiros, não sei bem se devo chamar de concurseiros pois este que estou estudando vai ser meu primeiro concurso e alem disso estou estudando em casa...boa sorte a todos os concurseiros

      Responder
      • Cspereira disse:

        Estou no mesmo dilema. Estudando em casa vc prioriza os estudos, indo para as aulas vc perde tempo e às vezes vc percebe que a aula nem foi tão boa assim. Agora o cuidado é com o material, precisa está atualizado

  6. Bismarck disse:

    Moro no inteior de meu estado e aqui nao existem cursinhos preparatorios para concursos. Mas com muito esforço e disciplina nós conseguimos vencer! Então galera que nao pode pagar um cursinho, estudem bastante e nao deixem suas limitações vencê-los. "Querer é poder" quando realmente se quer.

    Responder
  7. Selma disse:

    Concordo com todos e tenho a dizer que estudar em casa pode ser sim um bom caminho, mas é preciso sim disciplina e sossego....rs....se tranca no quarto, diz que não está prá ninguém "mesmo" e força. Não sou mais das inteligentes e já cheguei muito perto de vários....quem sabe a hora de nos darmos bem não está próxima, não é mesmo?! Deus ajuda sim, é só fazermos a nossa parte, estudar o melhor que pudermos e se for da vontade Dele, passaremos, com certeza.Boa sorte a todos, fiquem com Deus.

    Responder
    • Rosangela disse:

      Você está certa, Selma.
      E o interessante é que quando você está estudando em casa, todo acham que está de bobeira. Acham que não está fazendo nada de importante e sempre querem arranjar algo para tira você da concentração. Mas é importante estar focado e não ceder aos apelos de irmãos, pais e etc.

      Responder
  8. Ana disse:

    Acredito que um bom material ajuda, mas não espero que um cursinho me passe. Temos "N" exemplos de pessoas que passaram estudando em casa. Acho que vai do lado pessimista ou otimista da pessoa. Estudar em casa tem uma vantagem boa, você tem que aprender sozinho, então você realmente aprende, e não decora apenas. Estudo em casa, e vejo dificuldades sim. Mas tenho certeza que é uma questão de tempo para passar no concurso que desejo. Não desanimem pessoal, ter grana não é sinal que você vai passar em um concurso não. Conta mais sua disciplina, determinação, desprendimento e dedicação. Tendo esses 4 "D", com o tempo o resultado vem.

    Responder
  9. Anair Ribeiro disse:

    Valeu o alerta! na verdade podemos ver os dois lados: Quem pode fazer o cursinho e quem não pode. O pior é não decidir por um deles e ficar Esta guinada sem tomar iniciativa. Ainda bem que existe duas formas para ser escolhida uma, é o que vou fazer agora.

    Responder
  10. Eliana disse:

    eu ja fui derrotada em muitos concursos porem nao desisti, continuei estudando em casa,confiei firmemente em nosso senhor Jesus e finalmente conseguir passa em primeiro lugar,graças a Ele. por isso eu digo a todos voçês que estudam em casa nao desistam, a sua vez vai chegar assim como a minha chegou.

    Responder
    • Luci disse:

      ELiana agradeco a DEus por seu depoimento e testemunho estou estudando em casa vou fazer meu segundo concurso federal e gostaria q vc me desse algumas dicas de horas de estudos necessarias p ter um melhor desempenho em materias como p o inss e trt nao e facil cuidar de casa e marido e ainda ter tempo p estudar faco o q posso vou p biblioteca as vezes q eu nao consigo ter sossego p estudar em casa o que vc me aconselha moro em vit conquista ba interior da bahia e nao to tendo grana p pagar um cursinho no momento ja os fiz anteriormente e da p ter uma base, aguardo sua resposta. DEUS TE ABENCOE e nao vejo a hora de sentir o momento de ser honrada p Senhor to desempregada e preciso muito passar. Luci

      Responder
    • Graça disse:

      Eliana, ler teu depoimento me encoraja a continuar estudando em casa. Já fiz vários concursos mas ainda não atingir o alvo que é passar. Gostaria que você me passasse alguma s dicas de roteiros estudos. Que critérios adotou, quanto tempo levou para atingir seu objetivo. Atualmente estou estudando para o INSS.

      Att,

      Graça.

      Responder
    • Valdelice disse:

      Hoje estou iniciando meus estudos para concursos e esses comentários iram me ajudar e incentivar e muito,inclusive o seu Eliana muito obrigada.

      Responder
    • Éber Araújo disse:

      Oi Eliana. Em primeiro lugar parabens. Estou estudando em casa. Já me inscrevi para o Ministério Publico da União e para o Detran-RS que está suspenso. Ontem saiu o edital da PRF que é o que quis desde o inicio. Tenho duas apostilas de 2009. Queria mais material. Como você fez pra adquirir as materias sem gastar? você mora no Rio? Qual concurso passaste?

      Responder
  11. Eduardo disse:

    palavra derrota e muito forte, só por você não ter passado vc não quer dizer que vc e um derrotado. vc não estudo o suficiente força para todos,,,.

    Responder
  12. Luci disse:

    eu escutei ou vi em algum lugar que pessoas fazem coisas incriveis sozinhas, e sabem porque? Porque nao existiu ninguem perto delas para dizer que nao era POSSIVEL lrealiza-LAS. ESTUDAR E O CAMINHO! PASSAR E CONSEQUENCIA. Fiquem c Deus.

    Responder
  13. Adriana disse:

    ACREDITE E TENHA FÉ, QUANDO TIVE MEU BEBÊ SÓ PODIA ESTUDAR EM CASA ENQUANTO ELE MAMAVA E A NOITE QUANDO TODOS DORMIAM. DESCANSEI DOS ESTUDOS UM DIA ANTES DA PROVA E PEDI A DEUS CALMA ANTES DE COMEÇAR A RESPONDER AS QUESTÕES,PASSEI.AGORA ESTOU ME PREPARANDO PARA PASSAR EM OUTRO. ESTUDO,DICIPLINA E FÉ EM DEUS

    Responder
    • Kátia disse:

      Compartilhar nossos os problemas, expor nossos questionamentos nos permite lembrar do quanto precisamos ser fortes e continuar lutando por nossos objetivos. Tenho um recém nascido de 2 meses, e, também, acredito piamente que podemos transformar nossa realidade quando queremos. Independente da situação que passamos, se, formos capazes de ser donos do nosso tempo, vontade e pensamento, podemos sim estudar trabalhando, com filhos ou até mesmo com problemas de saúde, o importante é ter vontade de vencer..

      Responder
  14. André Felipe disse:

    Um amigo meu passou no último concurso do BB estudando somente em casa. Essa história de que estudar em casa é um esforço "sobre-humano" é conversa de diretor de cursinho, que está interessado somente em abarrotar cada vez mais suas salas. Abram do olho

    Responder
    • Adriana disse:

      verdade! O cursinho não garante nada se vc não tiver foco no resultado!

      Responder
  15. Simone disse:

    Eu gostaria muito de poder fazer um curso preparatório, mas estes cursos são muito caros. Para uma família que ganha um salário mínimo por mês é muito difícil. É muito fácil dizer: tem que se preparar, ter um bom material, sim é verdade, mas como fazer isso quando não se tem dinheiro? O jeito é estudar em casa mesmo e ter foco no que você quer. Os cursos preparatórios querem mais é lucrar em cima dos concurseiros, concurso também é negócio.

    Responder
  16. Auricelia disse:

    passei no vestibular para padagogia estudando sozinha em casa,eu tinha uma rotina consideravel,onde virava a noite estudando.tentei formar um grupo de estudo com minhas colegas,mas as mesmas não aguentaram minha rotina.comecei meus estudos no inicio do ano,com a rotina de estudar somente nos horarios considerados calmos.dias antes da prova fiquei em desespero acreditando que ainda não estava preparada.mas a vitoria veio em seguida.conselho para quem quer chegar a vitoria:1ºser fiel ao edital.2ºdar preferencia em estudar a noite,nos horarios entre 00h as 5h horas da manhã.3ºresolver muita questão de prova anterior.4ºse possivel participar de alguma revisão de vespera para testar seus conhecimento.5º,para quem é dona de casa prefira estudar a noite,cuidar da cAsa,marido e filho pela manhã,dormir a tarde...e agurdar a vitoria.

    Responder
  17. Rosângela disse:

    Acho que depende mesmo de cada um. Tem gente que precisa estar em grupo para sentir-se motivado, outros gostam de ficar só para ter mais concentração.
    Atualmente tenho percebido o aumento nos cursinhos on-line. Acho interessante porque muitos são bem mais baratos do que um presencial e você tem a possibilidade de assistir as aulas em vídeo e pode tirar suas dúvidas em lista de discursões no próprio site do curso. Isso tem funcionado para mim.

    Vai uma dica aí para quem está com a grana curta. Entra no "euvoupassar"
    Gostei desse site porque a mensalidade é R$40,00 e você além de assistir as aulas e baixar o material, em pdf, também pode baixar as aulas. Nos outros sites que tenho visto só é possível assistir as aulas on-line por um período de tempo, depois elas não mais estarão disponíveis.

    Quem tiver dificuldade ou preguiça de baixar as aulas poderá comprar em dvd. Geralmente custam de R$16,00 até R$50,00 (o curso completo).

    Lá você acha vários assuntos que caem em concursos, tudo separadamente. Não é um pacote fechado. Com isso poderá assistir e baixar só o que lhe servir realmente.
    Vale a pena experimentar.

    No mais, acho possível estudar em casa sim. Afinal, só depende de você no final das contas.

    Abraço a todos e bons estudos.

    Responder
  18. Aldenice disse:

    Ja passei em dois certames estudando em casa,fiz cursinho q me ajudou muito em uma prova do TJ,o fato é q se tem q lutar com armas disponiveis e ñ esperar as coisas cairem do céu
    Bom estudos pra todos

    Responder
  19. Frota disse:

    Estudar em casa concerteza é uma opção pra quem ñ tem condições de pagar um cursinho e principalmente pra quem mora em uma cidade q ñ se encontra cursinhos preparatórios, então, eu estou ha dois anos fazendo concurso federal, porém ainda ñ obtive um resultado esperado, ja passei perto, por isso acredito q Deus tem um propósito em nossas vidas, basta acreditarmos nele, e lutar pra q tudo dei certo, Jeus disse: faz por ti q eu ti ajudarei...!! quando ele m der a vitória q eu sei q vai m dá, eu volto nesse site pra dizer q ele é poderoso. obrigado a todos..!!

    Responder
  20. Janaína disse:

    Perseverar é o caminho! Vamos à luta e com fé! Tenho entregado nas mãos de Deus. Quando o cansaço e o desânimo se aproximam, sinto apenas a mão Dele a me levantar. Tenho feito vários provas e com relação ao cursinho, percebi que o rendimento é maior sozinho, em casa, longe de tudo. Vamos conseguir!!

    Responder
  21. Merilene disse:

    Estudar em casa com esforço vc vence sim,,vc pode se atualizar usando tbm a internet,vc se concentra e aprende,so consegue se a pessoa se esforçar não importa onde.

    Responder
  22. Mariah disse:

    este é meu primeiro concurso que vou estudar em casa; valeu a todos pela força. depois ler esse site e muitos comentários fiquei bem mais animada.e determinada. eu vo batalhar

    Responder
  23. Mari disse:

    discordo!estudar em casa é mto melhor...eu passei em dois concursos públicos..e lhes asseguro q vc não se sente tão pressionado,se sente mais leve..pelo menos na minha concepção..eu diria que é melhor...

    Responder
  24. Valter Medeiros disse:

    depois de ler alguns desses comentários me empolguei.Durante muitos anos quiz estudar em casa. Sei que posso e consigo, mas nunca chegou a minha hora. Pois bem, acho que é agora!!! Abraços

    Responder
  25. Danielle disse:

    Estou esudando em casa mas estou meio perdida, estudo tudo e nada ao mesmo tempo. Além disso estou ficando desanimada, sem esperança,sabe?
    Vou continuar tentando!!!

    Responder
  26. Jucinaldo disse:

    OLÁ PESSOAL,ESTUDAR EM CASA É MUITO MAIS PRODUTIVO,DO QUE EM CURSINHO PREPARATÓRIO,DIGO ISSO PORQUE JÁ FUI APROVADO NO IFBA,ESTUDANDO APENAS EM CASA.VALE A PENA,DESISTIR JAMAIS.O SEGREDO DO BOM CONCURSEIRO É ESTUDAR,ESTUDAR...

    Responder
  27. Raissa disse:

    O mais difícil de estudar em casa é manter o foco... mais acredito que " tudo posso naquele que me fortalece", também acredito em esforço e dedicação.

    Responder
  28. Marcia disse:

    Nunca fiz cursinhos... sempre estudei sozinha em casa e passei em vários concursos (entre eles: TRT, TRJ, magistério estadual e municipal), hoje sou servidora pública federal sendo que passei no concurso do INSS. O mais importante é o empenho, esforço, fé e manter-se o mais calmo possível na prova. Boa sorte a todos e muito estudo... Meu pensamento: "Alguém tem que passar, por que não eu?"

    Responder
  29. Cleber Tormes disse:

    Ola pessoal , eu nunca gostei de estudar, porem quando a necessidade bateu fui obrigado, casado com tres filhos, estudei bem pouco pra fazer o concurso da pmpr e nao e que foi aprovado, fiquei em 6.147 mais estou feliz e vi que nada e impossivel. Abracos

    Responder
  30. Felipe disse:

    Estudar em casa é bom tambem, não precisa de um cursinho para passar o que precisa é a força de vontade, estudar em casa é uma boa alternativa só precisa focar nos estudos.

    Responder
  31. Maxchuel disse:

    Como um bom guerriador eu nunca desistirei
    de tentar pois estamos nos livros a procura do ponto final que e ser #aprovado

    Responder
  32. Michelle disse:

    Pessoal, estudar em casa dá resultado sim. Vc só tem de ter objetivo e disciplina. Nos 2 concursos que realmente estudei, Deus abençoou-me e fui aprovada. E olha que em nenhum dos 2 eu tive mt tempo para estudar. Primeiro passei em um concurso da educação que foi bastante difícil, inclusive as vagas nem foram preenchidas pq tinha que acerta 70% da prova. E o segundo foi para escrivão da polícia civil. Comecei a estudar com o edital já aberto, sem nunca ter estudado direito na vida. Como era concursada como professora eu trabalhava só 3 vezes na semana, no restante estudava várias horas por dia. Estudei sem nenhuma apostila, só por vídeos aulas no youtube fazendo as minhas anotações. Segui conteúdo direitinho e como resultado tirei a 3. maior nota do concurso. Faça a sua parte e naquilo que vc não consegue Deus fará por vc pq ele verá o seu esforço e vontade. Agora, estou indo para mais uma batalha. Quero ser servidora federal.

    Responder
  33. Gabriel Castro disse:

    Aponta para a Fé e Rema.

    Responder
  34. Anderson disse:

    Conheci o site soexercicios que oferece banco de questões dos mais importantes vestibulares e concurso - ENEM, UERJ, UFF, EPCAR, PUC, ITA, USP, ESA, AFA, ESCOLA NAVAL, etc...- com as funcionalidades de gerar listas de exercícios e elaborar simulados com vídeo resoluções das questões e vídeo aulas dos assuntos que caem nas provas.
    Podemos criar plano de estudo personalizado com assuntos mais prováveis e os que temos mais dificuldades para tirar dúvidas. MUITO BOM!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=JDVmwF_g7fg

    Responder
  35. Letícia disse:

    É possível sim! Sou funcionária concursada, consegui o 4º lugar estudando em casa. Além disso, já consegui aprovação duas vezes em vestibulares de universidades públicas. Recentemente fiz a prova de um concurso estadual bem concorrido e não fui aprovada, mas acertei mais questões que colegas que pagaram cursinhos. Agora estou estudando para outro concurso: comprei apostila, vejo vídeos de aulas na internet e sigo o cronograma de estudos com disciplina rígida (inclusive aos fins de semana). Acredito que tudo depende da dedicação de cada um.

    Responder
  36. Michele disse:

    É possível estudar em casa sim, principalmente se vc já tem uma base. Talvez quem nunca fez cursinho se sinta um pouco inseguro, achando que tem que fazer, mas isso é relativo. Hoje em dia os cursos online, além de mais baratos, são uma ótima opção. Vc também encontra material gratuito na internet e pode comprar bons livros voltados para concursos. Já fiz cursinhos presenciais e hoje não faço mais. Além do gasto, meu tempo para estudo em casa ficava bem reduzido e eu ficava cansada. De nada adianta fazer cursinho se a pessoa não tem tempo de fixar o conteúdo e se aprofundar em casa ou na biblioteca, enfim.
    Também já estudei em biblioteca, mas hje estou preferindo ficar em casa mesmo. Na biblioteca eu gastava muito com transporte e alimentação, além de me sentir bastante sozinha. Em casa, estudo em um horário diferenciado: de madrugada. Na minha casa tem criança pequena e bagunceira, pessoas complicadas; sei que o clima fica bastante tenso. Só tenho paz e sossego quando todos estão dormindo; aí vou estudar.
    Desejo boa sorte a todos e aconselho que cada um procure o que melhor funciona para si mesmo; seja onde estudar, como, em que horários. Acho legal trocar ideia com outros concurseiros, como a gente está fazendo aqui. O concurseiro deve usar a internet como uma ferramenta a seu favor. Valeu!

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Guia do Concurseiro