Dicas de informática Concurso Banco do Brasil 2014

Confira algumas novidades do certame do Banco do Brasil relacionados aos conteúdos sobre informática.

Uma das matérias que serão cobradas na prova para escriturário do Banco do Brasil é Informática. Trata-se de uma área que não poderia mesmo ficar de fora do certame, uma vez que tais servidores bancários trabalham diariamente com as novas tecnologias computacionais. A inovação deste concurso não está nessa cobrança em si, uma vez sete em cada dez provas de concursos públicos para determinadas áreas administrativas trazem questões ligadas ao tema. Mas a relativa novidade que este concurso traz diz mais respeito a algumas abordagens que envolvem o assunto. É sobre esta matéria que trataremos no artigo de hoje.

Se no último concurso da Caixa, as provas cobraram "Noções de Informática", este do BB cobrará em parte o mesmo conteúdo, mas se propõe a ir um pouco além, inclusive inovando no nome do conhecimento específico. Agora, o candidato deverá dominar tudo aquilo que lhe confira (tanto na prova teórica, quanto na sua prática diária, se aprovado e nomeado) um "Domínio Produtivo da Informática". Isto significa que a banca priorizará questões que levem o candidato a dar respostas bem mais ligadas à sua experiência e conhecimento enquanto usuário dos recursos de informática.

À guisa de comparação, segue o detalhamento do conteúdo dos dois bancos, em seleções passadas:

Caixa 2012 - Nocões de Informática - Cesgranrio

  • Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office, BR Office.
  • Sistemas operacionais: Windows e LINUX.
  • Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet.
  • Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  • Certificação e assinatura digital.
  • Segurança da Informação

OBSERVAÇÃO: houve mais conteúdos, porém voltados para os polos de tecnologia da informação

Banco do Brasil 2013 - Domínio Produtivo da Informática - Fundação Carlos Chagas

  • Editores de Texto (Microsoft Word 2010 e BrOffice.org Writer 3.1 ou superior): edição e formatação de textos (área de transferência; configuração de fonte; configuração de parágrafo e estilo; inserção e manipulação de tabelas; inserção e quebra de páginas e colunas; cabeçalho e rodapé; configuração da página e do parágrafo; modos de exibição de documento e zoom; ortografia e gramática; criação, gravação, abertura e impressão de documentos).
  • Planilhas eletrônicas (Microsoft Excel 2010 e BrOff ice.org Calc 3.1 ou superior): edição e formatação de planilhas e gráficos (fórmulas/funções; formatação de fonte, alinhamento, número e estilo; formatação de células; inserção, manipulação e formatação de gráficos; filtros; configuração de página e impressão; criação, gravação, abertura e impressão da planilha e gráficos).
  • Editor de Apresentações (Microsoft PowerPoint 2010 e BrOffice.org Impress 3.1 ou superior): edição e formatação de slides (formatação de slides, fonte e parágrafo; inserção de imagens, tabelas, ilustrações e cabeçalho e rodapé; configuração de páginas, slides, temas e plano de fundo; transição de slides; animações; apresentação de slides; ortografia e gramática; modos de exibição e classificação de slides; criação, gravação, leitura e impressão de slides).
  • Conceitos de informática: hardware e software.
  • Sistemas Operacionais (Windows 7 em português e Linux): criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos; área de trabalho; área de transferência; manipulação de arquivos e pastas.
  • Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  • Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet: Protocolos Web, World  Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.
  • Tecnologias e ferramentas de colaboração: correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
  • Conceitos de proteção e segurança: realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores.
  • Conceitos de educação a distância: Conceitos de acesso a distância a computadores.
  • Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. Conhecimentos gerais sobre redes sociais (Twitter, Facebook, Linkedin).

Percebe-se, por exemplo, que uma das novidades é a inclusão de noções do Sistema Operacional Microsoft Windows 7, além de noções sobre editor de texto (edição e formatação de textos, criação e manipulação de pastas, arquivos, atalhos, área de trabalho e área de transferência). Ou seja, são todas as operações que os escriturários mais utilizarão na sua prática diária.

Por falar nisso, é bom lembrar que informática não se resume em "aprender a fazer", mas sim em "aprender fazendo" (ou seja: exige prática, prática e prática!). Nem tudo no exame será do tipo "decoreba", portanto, assim como na matemática, se dará bem que demonstrar não apenas conhecimento teórico dos assuntos, mas alguma desenvoltura no tocante ao aprendizado pleno de alguns conteúdos. Como dizem os professores de qualquer curso de informática, nessa área não vale à pena só aprender se o aluno não cultivar o hábito de praticar.

As provas deverão elaboradas com imagens (embora poucas, por não ser considerada uma característica da banca da FCC) e enunciados que estimulem os candidatos a demonstrar os conhecimentos acima listados. Na tabela, podemos perceber que os conteúdos são bastante semelhantes em ambos os concursos, no entanto, o novo concurso do BB amplia o conteúdo, chegando a mencionar por último os conhecimentos gerais do candidato sobre redes sociais (Twitter, Facebook, Linkedin), que de antemão significa que candidato não inteirado (na prática e na teoria) com tais assuntos estará em completa desvantagem em relação aos mais preparados. E pensar que até bem pouco tempo não se imaginaria que redes sociais seriam cobradas em provas de concursos! Pelo visto, as redes sociais ganham cada vez mais importância nos concursos públicos, fazendo com que passem de meros veículos de entretenimento a difusores de conhecimentos relevantes.

Além de saberes no âmbito das redes sociais, o exame irá cobrar conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns, wikis e educação a distância, os quais, de certa forma, também são tecnologias comunicativas cujo cerne também é a noção de "rede social", embora sejam utilizadas para outras finalidades (educativas e profissionais, por exemplo). Por outro lado, não iria ficar de fora os conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. Enfim, são todos assuntos provocantes e a própria internet (também cobrada) poderá servir de aliada na fase de preparação.

alberto@concursosnobrasil.com.br - artigo atualizado

Comentários

  1. Jailton disse:

    Muito bom a dica, min ajudou muito.

    Responder
    • Bruno Medeiros disse:

      Dicas maravilhosas,e gostei também do espaço aberto para os comentários, é bom que conhecemos o nível dos nossos concorrentes pela escrita. Que escrevem "min" com "in". Na prova de produção textual,você também me ajudara bastante. Isso quer dizer menos um concorrente.

      Dica: a informática é uma matéria movida pelo homem, que é movida pela inteligência e pela energia, o sentido da informática esta na utilidade ou efeito pratico, algo que possa ser capaz de gerar. É bom para todos que estão se preparando para esse concurso que não apenas peguem livros e fiquem lendo, mais sim, vão a pratica vasculhem, sejam curiosos e queiram descobrir, porque os concorrentes de vocês vem com tudo, e cheios de conhecimentos.
      Aberto para perguntas, o que eu souber, irei responder com o maior prazer, se eu não souber irei estudar e responderei da mesma forma, mais não direi que não os responderei, e sim pesquisarei para dizer-lhes. Fica a dica de BRUNO MEDEIROS.

      Responder
      • Marcel disse:

        ..."não apenas peguem livros e fiquem lendo, mais sim, vão a pratica"
        Não seria : "não apenas peguem livros e fiquem lendo, mas sim, vão à prática", ....

        Então antes de corrigir os outros lembre-se que todos cometemos erros!

      • Luiz disse:

        Não esqueça que na prova de redação serão cobradas acentuação e pontuação.

      • Thiago disse:

        Apoiado, e fico feliz em saber que irei concorrer com uma galera geração de valor.

    • Marcos disse:

      Jailton! min* ajudou ? kk

      Responder
    • Igor disse:

      Você tem que fazer um curso de português para nativos. "min"? burro!

      Responder
      • Sérgio disse:

        Gente, apenas lembrem-se de que a forma culta da língua (escrita ou falada) só deve ser levada a rigor em ambientes que a exigirem... porém, em locais mais abertos a conversas não tão formais assim, é interessante que se tolere os pequenos deslizes.

    • Mariana disse:

      Mas escrever "MIM" ajudou, vai acabar não ajudando nada ;/ não estou te criticando, apenas querendo ajudar.

      Responder
      • Alex disse:

        chata deve ter uns 55 anos e é solteira kkkkkkkk

  2. Elissandra Lima disse:

    boa tarde!!

    gostei da dica de estudo vou aproveita-la bem neste novo desafio que estou a caminho muito obrigado.

    Responder
  3. Nildéia Maria Da Silva disse:

    Gostei das dicas, Parabéns. Vou aproveitar pois estou na fila dos concursando. Muito Obrigado.

    Responder
  4. Erica disse:

    foi muito bom saber um pouco sobre esse assunto vou aproveitar esta oportunidade para estudar bastante . adorei sabre tudo sobre o assunt. erica

    Responder
  5. Francilio Gomes disse:

    Esa dica e esencial vou estudar mais ainda

    Responder
  6. Jéssica disse:

    Estarei bem antenada nas dicas !
    com certeza farei o que posso.

    E SOBRE VOCÊS PERDEREM O TEMPO CORRIGINDO UM AO OUTRO, DEVERIAM SE PREOCUPAR EM COMEÇAR A PERDER OS SEUS TEMPOS PARA ESTUDAREM. POIS REALMENTE ERRAR É *UMANO* E NÃO EXISTE NINGUÉM PERFEITO.
    BEIJOS

    Responder
  7. Carvalho disse:

    Errar é humano mas não esqueça que em uma prova com 400.000 inscritos 1 ponto vale às vezes mais de 500 posições.

    Boa Sorte a todos !!!

    Responder
  8. Hernands disse:

    vou tentar concentrar no maximo possivel!! qm sabe dessa vez vou conseguir classificar no meio 10 melhores!! rs

    ouvir dizerem q é sorte passarem nos concurso!! mais isso será verdade?

    Responder
  9. Tiago Pereira disse:

    Boa sorte aos medíocres, (que não são poucos) pois eles irão precisar, quem se prepara não precisa de sorte, tem plena conciência de sua capacidade e de onde pode chegar com seus esforços.

    Responder
  10. Hingrid disse:

    parabens Tiago Pereira, você falou pouco, mas falou tudo! Nessas horas sorte não existe!!!

    Responder
  11. Alice Castro disse:

    Muito boa dica!
    o jeito é cada um se preocupar apenas com si mesmo, pois de nada adiantará criticar os outros e esquecer de si.
    Boa Sorte!

    Responder
  12. Thais disse:

    Muitos a cima estão querendo corrigir aos outros, porém, com vários erros também. Uma esquece de acentuar a palavra "aproveita-la"; outra esquece de colocar virgulas entre a palavra "pois". Enfim, aqui só é um espaço na qual estamos falando sobre o assunto abordado, a prova do Banco do Brasil. Porém, não deixa de ser através de um meio virtual, na qual as pessoas demonstram o seu erro vicioso na digitação. Manias da internet.

    Responder
  13. Tiago Maretto disse:

    Obrigado pelas dicas.
    E como disse o amigo Bruno Medeiros,bom saber o nível dos concorrentes, onde sitou um erro de gramática, quando foi usado "min ajudou muito", e disse que seria menos um concorrente. Então são dois,porque você usou "mais" ao invés de "Mas" em duas situações...

    Responder
    • Mariana disse:

      Boa!!

      Responder
  14. Jamile Abreu disse:

    Ótimas dicas, ainda mais para iniciantes nos concursos como eu.
    Foco e determinação á todos.

    Responder
  15. Jorgiana disse:

    adorei a dica...sou uma das milhares de pessoas q buscam por um bom emprego...desejo sorte para todos nós q luta por um mesmo objetivo!!!!!

    Responder
  16. Felipe disse:

    Incrível como as pessoas tem facilidade pra apontar o erro de alguém que errou, mas quando alguém acerta fecham os olhos para tal feito .

    Por isso a humanidade não evolui, não respeitam, não medem palavras para se referir ao próximo.
    Antes de ser um bom profissional é preciso ser um bom cidadão !

    Responder
  17. Sérgio De Jesus disse:

    Muito boa a dica!

    Responder
  18. Leidiane disse:

    Realmente, o principal dentro de uma empresa é o respeito com o seu colega de trabalho,a harmonia é essencial para o seu crescimento.
    Portanto, existem os erros ortográficos.
    Mais para isso existe solução,e para as pessoas irônicas e sem ética,já é mais difícil,não é?
    Quero apenas estudar e me dedicar,para quem sabe,fazer parte dessa grande empresa.

    Responder
  19. Euleyme disse:

    parabéns, só de estarem concorrendo ja merecem o meu aplauso,são muitas as pessoas que querem mas poucas correm atrás.

    Responder
  20. Laerte disse:

    Todos nós precisamos deixar o "eu" de lado e pensar que se estamos aqui é por causa de Deus. Ele está no controle de tudo,farei minha parte bem feita mas não deixarei de acreditar que Ele esta no centro de tudo. A Ele toda honra.

    Responder
  21. Cicero José Da Silva Junior disse:

    gostei da dicas essa ai sim e de apeder
    tudo que a informática tem para oferecer
    obrigado pela o portunidade e o espaço
    aberto para as pessoas que querem passar em comcurso publico obrigado pela dica

    Responder
  22. Ana Lima disse:

    " Boa dica, devemos manter o foco... E nunca duvidar d q somos capazes". boa sorte a todos bjjjjos

    Responder
  23. Alejandro disse:

    Muito importante tudo o q tem q ver com informatica em meu pais todavia tem issa facilidade pra acceder a concursos mais brazil ofrece isso pra seleccionar gente com capacidade e potencial bom q faz falta em nosso mundo pra afrontar novos retos em na imformatica.

    Responder
  24. Mariana disse:

    Obrigada pela disponibilização das dicas... Lamentável as pessoas perderem tempo com críticas, principalmente por não conhecerem a pessoa que escreveu, e essa por sua vez, não tem como se defender! Mas isso aí, o importante é que todo mundo está correndo atrás de conhecimento, cada um do seu jeito!! Boa sorte a todos...

    Responder
  25. Uli Evelim disse:

    Eu to vendo que o negoçio vai ser disputadó heim....

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Dicas