Vocação profissional: 5 dicas para quem ainda não escolheu uma área

Escolher uma carreira é uma decisão muito complexa, por isso confira essas dicas que podem ajudá-lo a ter uma melhor noção sobre sua vocação profissional.

Para muitas pessoas pode ser difícil saber qual carreira profissional devem seguir. Nesse caso, o primeiro passo é conhecer a si mesmo. Pode parecer um clichê, mas é nesse ponto onde a maioria falha. Muitas vezes é complicado saber o limite entre nossos desejos e as projeções que nos são impostas por nossos pais, professores e familiares.

continua depois da publicidade

Desse modo, depois de fazer uma autoanálise e definir limites entre o que você gosta e as exigências alheias, você pode recorrer a um bom teste de vocação. A realização de um teste vocacional vai permitir que você tenha uma ideia geral das áreas em que poderá investir, bem como é uma ótima ferramenta de apoio na tomada de decisão sobre os seus estudos profissionais.

Em suma, um teste vocacional é um exame destinado a conhecer as áreas de interesse de quem o realiza, e que tem como objetivo apresentar um perfil educacional que possa orientá-lo.

Centra-se em indagar sobre aspectos muito específicos do aluno, como suas áreas de interesse, suas habilidades, seus hábitos, aptidões e áreas de conhecimento. Em muitas ocasiões, também pode incluir exemplos de momentos fictícios, apresentando diferentes opções de como você poderia reagir a tais situações.

continua depois da publicidade
Leia também

Uma das características mais notórias desse tipo de teste é que as questões são de múltipla escolha e, como nos testes psicológicos, não há respostas boas ou ruins, pois todas visam desenvolver um perfil de suas preferências ou afinidades. Se mesmo após fazer o teste ainda tiver dúvidas sobre qual carreira seguir, se apoie nessas dicas abaixo.

5 dicas para quem ainda não escolheu uma carreira

1. Tenha paciência

Não se apresse para tomar uma decisão. Avalie as opções, se imagine estudando e depois trabalhando numa determinada profissão. Mas, evite definir seu futuro sem antes fazer uma reflexão, mesmo que esteja sendo pressionado pelos sues pais. Respire fundo, relaxe e deixe o tempo fazer o seu trabalho.

continua depois da publicidade

2. Faça uma lista de seus assuntos favoritos

Embora possa parecer algo bobo, fazer uma lista das suas disciplinas favoritas pode te ajudar muito na hora de escolher uma carreira. Se você tem uma resposta clara, talvez deva começar verificando quais cursos estão relacionados ao assunto em que está pensando. Você também pode fazer uma lista das matérias que menos gosta e descartar as carreiras que estão diretamente relacionadas a elas.

3. Identifique suas habilidades

Identificar suas habilidades e ter clareza sobre o que você é bom e o que não gosta é um fator muito importante na hora de decidir seu futuro profissional. No entanto, suas habilidades são apenas um guia para o caminho onde será mais fácil para você progredir com menos esforço.

Lembre-se que todas as habilidades podem ser trabalhadas e aprimoradas, portanto não devem ser um fator decisivo na escolha de uma carreira, mas podem ser um recurso valioso nessa tomada de decisão.

continua depois da publicidade

4. Participe de feiras, eventos e palestras

Esta é uma opção que você pode encontrar presencialmente e online. Existem várias organizações que realizam palestras nas quais falam sobre as diferentes carreiras universitárias e as oportunidades que elas têm. O melhor de tudo é que você ainda pode conhecer novas pessoas e aumentar a sua rede de contatos.

5. Tire um ano sabático

Por fim, se depois de tudo você ainda não sabe o que estudar, pode ser necessário tirar um ano sabático para viajar e encontrar sua paixão vocacional. Estar em um lugar novo pode abrir sua mente para esclarecer o que você realmente gosta.

Com isso você consegue sair da influência do seu círculo social e te ajuda a se livrar das expectativas e cobranças alheias. Além disso, durante a viagem você pode conhecer novas pessoas que inspiram sua busca e ainda aproveitar para trabalhar e tentar ganhar seu próprio dinheiro.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade