Vocabulário: 13 palavras diferentes para começar a usar no dia a dia

A língua portuguesa possui inúmeras palavras, sendo algumas bem diferentes das que falamos comumente no dia a dia. Leia e conheça algumas delas para enriquecer o seu vocabulário.

O vocabulário da nossa língua materna, isto é, da Língua Portuguesa, conta com pelo menos 400 mil palavras, além de suas flexões. As palavras diferentes são geralmente as que não utilizamos com frequência em nosso cotidiano.

continua depois da publicidade

Desse modo, conhecer uma grande quantidade de vocábulos é essencial para o enriquecimento de nosso vocabulário e para se comunicar de forma correta e expressiva com as pessoas. Além disso, a valorização de novas palavras é capaz de ampliar os horizontes culturais.

Em suma, é muito importante ler diferentes tipos de texto, conversar com outras pessoas e consultar sempre o dicionário. Isso porque, a aquisição da maior parte dos vocábulos que utilizamos em nosso dia a dia é feita por meio da oralidade, da leitura e do entendimento do significado das mais diversas palavras adquiridas pelo uso frequente do dicionário.

Veja a seguir 13 palavras diferentes e seus significados, para você começar a usá-las em seu dia a dia:

continua depois da publicidade
Leia também

Palavras diferentes para começar a usar no cotidiano

1. Bambaré

Essa é uma palavra bem legal e diferente para você utilizar em seu cotidiano. Bambaré significa uma confusão de vozes, uma algazarra ou desordem de ruídos. 

Dessa forma, quando você estiver em um lugar barulhento e com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, você pode dizer que está um verdadeiro bambaré.

continua depois da publicidade

2. Error

A palavra error apesar da semelhança com o termo erro, não significa a mesma coisa. Error trata da realização de uma viagem sem rumo ou, mesmo que tenha uma direção, possui duração indeterminada.

Diante disso, caso você esteja com vontade de fazer uma viagem longa ou sem destino, você pode dizer que quer cometer um error.

3. Zureta

A palavra zureta diz respeito às pessoas adoidadas ou amalucadas. Assim, caso você se depare com uma pessoa um pouco “doidinha”, você pode dizer que ela está zureta.

continua depois da publicidade

4. Pescanço

Pescanço significa observar o jogo do parceiro. Logo, se você perceber durante um jogo de cartas, por exemplo, que alguma pessoa está espreitando o jogo da outra, você pode dizer que esta pessoa está fazendo um pescanço.

5. Oscitação 

Oscitação significa bocejar. Desse modo, quando você ou outra pessoa estiver bocejando, você pode usar a palavra oscitação para ser mais diferente.

6. Incha 

O termo incha trata do sentimento de aversão, raiva ou ódio de alguma coisa ou pessoa. Assim, quando estiver com raiva de alguém, você pode dizer que está com incha.

7. Vovente 

O termo vovente diz respeito às pessoas que fazem votos ou promessas a outras pessoas. Assim, quando você promete algo a alguém, você pode dizer que está realizando uma vovente a pessoa.

8. Fatídico 

A palavra fatídico é utilizada para anunciar acontecimentos futuros trágicos ou que são cheios de adversidades. Com efeito, diante de uma situação ruim que você não pode evitar fazê-la, como por exemplo uma prova difícil, é possível utilizar esse termo.

9. Atossicar 

Atossicar significa dar maus conselhos a alguém ou instigar as pessoas a praticarem um ato maldoso. Logo, quando uma pessoa te der maus conselhos ou você perceber que ela está tentando te manipular a fazer algo que não é correto, você pode dizer que estão te atossicando.

10. Mesto 

Mesto trata de tudo aquilo que te causa tristeza. Dessa maneira, em seu dia a dia, você pode chamar de mesto todas as situações frustrantes e que te deixam mal.

11. Veemente 

Veemente define algo que é considerado forte, intenso, enérgico, impetuoso, caloroso e audacioso. No entanto, pode indiciar entusiasmo, mas também ação violenta. Nesse caso, por exemplo, você pode utilizar a palavra veemente para dizer que alguém foi firme em seu posicionamento.

12. Piripaque

Piripaque se refere a um ataque nervoso ou a uma indisposição súbita. Assim, quando alguém recebe uma notícia boa ou ruim e chega a passar mal, você pode dizer que a pessoa teve um piripaque.

13. Ginge

Por fim, ginge trata do arrepio causado pela emoção. É bastante comum, frente a uma forte emoção, nosso corpo se arrepiar por inteiro. Portanto, em vez de dizer que você está arrepiado, você pode usar a palavra ginge. 

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade