Saiba o que é mindfulness e como aplicar na sua rotina

Mindfulness ou Atenção Plena, é uma ferramenta muito útil que nas últimas décadas tem sido aplicada a diferentes tipos de finalidades.

Mindfulness é uma técnica que pode ser entendida como atenção plena e consciência, como uma presença atenta e reflexiva ao que está acontecendo no momento presente.

continua depois da publicidade

Ao longo do tempo, muitas tradições filosóficas e religiosas desenvolveram práticas como ioga, oração, tai chi ou meditação que ajudam as pessoas a acalmar a mente e focar a atenção no presente, alcançando um estado de bem-estar.

Nesse sentido, as origens do mindfulness são encontradas na meditação budista que busca desenvolver a atenção consciente, com uma atitude de abertura e aceitação da realidade como ela é. O oposto é operar no piloto automático, ou seja, quando não temos consciência do que estamos fazendo enquanto o fazemos.

Saiba mais a seguir sobre o mindfulness e como aplicá-lo em seu dia a dia.

continua depois da publicidade
Leia também

Como funciona o mindfulness?

Como mostram vários estudos, a meditação aguça a mente e causa impactos significativos em áreas associadas ao bem-estar e à felicidade.

Assim como exercitamos nossos músculos para ter um corpo tonificado, se quisermos alcançar uma mente sã, teremos que trabalhar o músculo cerebral com a meditação e a prática do mindfulness.

continua depois da publicidade

É importante exercitar a atenção, pois a mesma regula todas as outras funções superiores, sem ela não há memória nem processamento de informações. Devemos tentar fazer apenas uma coisa de cada vez e estar plenamente conscientes disso.

Quais os benefícios da prática?

O mindfulness ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade que você sente todos os dias, por isso é importante fazê-lo diariamente para que seu efeito seja poderoso com o passar do tempo.

Além disso, a atenção plena ajuda a encontrar o equilíbrio interno da mente e do corpo de cada pessoa. Ainda, aumenta a autoconsciência do praticante para que possa viver plenamente sem preocupações com o passado ou futuro, e possa concentrar-se no presente.

continua depois da publicidade

Outros benefícios incluem:

  • Desenvolve uma mente mais calma, mais estável e focada;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Auxilia na redução de estresse e tensão;
  • Promove autoconhecimento;
  • Promove aumento dos sentimentos de amor, gratidão e compaixão;
  • Diminui os níveis de ansiedade, depressão e dores crônicas;
  • Promove estabilidade emocional;
  • Aumenta a confiança e motivação;
  • Auxilia na redução da pressão arterial;
  • Melhora a saúde imunológica
  • Reduz a inflamação.

Como aplicar a atenção plena em sua rotina?

Podemos praticá-lo em nossa vida diária, não sendo necessário estar em nenhuma posição específica. Ainda assim, também pode ser feito com os olhos fechados e sentados, com as mãos relaxadas no colo.

Mindfulness no dia-a-dia

Ao longo do dia temos a oportunidade de estar presentes em todas as atividades que desenvolvemos. Prestar atenção em nós mesmos quando estamos lavando a louça, perceber como a água cai em nossas mãos, perceber o sabor da comida, prestar atenção no contato do volante durante a condução e muitas outras coisas.

Atenção total à respiração

Esta é uma das formas mais poderosas e eficazes de relaxar e focar em nós mesmos. O trabalho de cuidar de nós mesmos acontece aqui e agora através da nossa respiração. A respiração nos ensina que nosso corpo, nossas emoções e nossos pensamentos estão em constante mudança.

Atenção plena aos sons

Estamos rodeados de sons, portanto, é uma prática que pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer situação. Deixar que os sons cheguem até nós sem julgá-los ou querer mudá-los.

Atenção plena às sensações corporais

Praticar a atenção plena às nossas sensações físicas nos ajuda a ouvir as mensagens do nosso corpo sem tentar mudar ou modificar as sensações.

Atenção plena às emoções

Depois de praticar com o nosso corpo, por trás de cada sensação física existe uma emoção que podemos aprender a reconhecer gradualmente.

Qual é a melhor maneira de se preparar para a meditação?

Primeiramente, reduza ao máximo as distrações: coloque o telefone no modo “Não perturbe”, certifique-se de que a TV esteja desligada e use iluminação suave em seu espaço de meditação.

Além disso, evite comer refeições pesadas ou consumir cafeína ou álcool antes de praticar. E permita-se primeiro encontrar uma posição confortável e um momento para fechar os olhos.

E se eu não tiver um lugar tranquilo para meditar?

Uma das melhores coisas sobre a meditação é que é uma prática flexível. Se não for possível meditar em casa, você também pode praticá-la em outros momentos diários em que tenha tempo para estar consigo mesmo.

Por exemplo, enquanto você está esperando na fila em algum lugar, no ônibus ou no trabalho. Você também pode meditar com os olhos abertos se achar mais fácil se ancorar no espaço em que está.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade