Publicitário

Prepare-se com questões de Publicitário

01

(FAEPESUL - 2014 - Prefeitura de Pedras Grandes/SC - Publicitário) - As afirmativas abaixo se referem ao universo da assessoria de imprensa. Assinale a alternativa INCORRETA.

Código da questão
Q11839Ca
02

(MSCONCURSOS - 2015 - Prefeitura de Esteio/RS - Publicitário) - Leia o trecho publicado no jornal “O Estado de S. Paulo”, no dia 18 de maio de 2015:

“Na última semana, duas importantes redes sociais lançaram iniciativas de combate à disseminação de conteúdos ofensivos, um leque que vai do racismo à humilhação pública, em clara admissão de que esse tipo de material tinha atingido um nível preocupante em suas plataformas. O Tumblr deu início à campanha “Post It Forward” (publique isso para o próximo, em inglês) que incentiva o compartilhamento de boas experiências com quem “está vivendo um momento difícil”, uma óbvia alusão a vítimas de agressões virtuais. A iniciativa conta com o apoio do vice-presidente americano Joe Biden. Enquanto isso, o Reddit, que chegou a hospedar conversas com trocas de links de fotos íntimas de celebridades no ano passado, se posicionou contra abuso ou assédio na rede e mudou sua política de uso para banir casos do gênero. Não são casos isolados. Em abril, o Twitter também mudou sua política para garantir que mensagens de ódio sejam prontamente reportadas e seus usuários banidos. Além disso, passou a testar um mecanismo que identifica conteúdo abusivo e automaticamente diminuiu seu alcance”.

A preocupação com a disseminação de conteúdo que humilha e que visa a perseguir pessoas por eventuais erros ou deslizes busca combater o que se classifica por:

Código da questão
Q25407Ca
03

(FEPESE - 2012 - UFFS - Publicitário) - Na publicidade o termo “day after recall” pode ser relacionado com:

Código da questão
Q20478Ca
04

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Publicitário) - Na publicidade e propaganda, o desenvolvimento de um briefing é muito importante para dar o pontapé inicial no desenvolvimento de uma campanha bem-sucedida. Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Briefing é um documento que, quando feito de forma completa, sintetiza dados do anunciante, produto ou serviço, dados do mercado de atuação, concorrência, público-alvo e tendências.

II- O documento que se traduz como sendo o briefing é também conhecido como Plano de Comunicação. Do briefing constam não só dados do anunciante, como também as estratégias a serem adotadas na campanha.

III- Em casos em que a empresa cliente já é conhecida da agência, mas tem um novo problema de comunica- ção ou desafio, o papel do briefing é checar o já conhecido para verificar possíveis mudanças e, só então, destacar o problema ou desafio proposto. Nesse caso, se torna um documento menor e mais rápido de ser gerado, pois será muito mais focado no que deverá ser feito.

IV- Cada agência de propaganda costuma ter seu modelo de briefing, destacando as questões que mais lhe pareçam relevantes, sempre respeitando a função operacional desse documento.

Assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q28263Ca
05

(IESES - 2013 - IFC/SC - Publicitário) - “Às vezes, quando descubro que não escrevi uma única frase depois de ter rabiscado páginas e páginas, me jogo na cama e fico ali, aturdido, atolado num pântano de desespero, odiando-me e culpando-me por esse orgulho louco que me faz choramingar por uma quimera. Um quarto de hora depois, tudo mudou; meu coração está cheio de júbilo”.

(Apud FLAUBERT, G., in NACHMANOVITCH, S., 2007).

O trecho acima nos revela uma das fases do processo criativo. Esta fase é a(o):

Código da questão
Q28269Ca
06

(MSCONCURSOS - 2015 - Prefeitura de Esteio/RS - Publicitário) - Leia o trecho: “A comunicação organizacional deve ser conduzida por um centro de coordenação responsável pelas pesquisas, estratégias, táticas, políticas, normas, métodos, processos, canais, fluxos, níveis, programas, planos, projetos, tudo isso apoiado por técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional”. São considerados verdadeiros os vetores que se locomovem nas situações de comunicação na organização:

I – Relações Públicas governamentais
II – Publicidade Institucional
III – Marketing Social
IV – Dimensão da empresa
V – Comunicação pessoal

Estão corretos somente:

Código da questão
Q25423Ca
07

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Publicitário) - O preço das commodities apresenta elevada volatilidade no mercado internacional. Ao encontro disso, países que apresentam elevada dependência da extração de recursos minerais comprometem seu desenvolvimento econômico. Em relação a esse tema, no que compete ao minério de ferro, afirma-se:

I- A partir de 2013, houve uma desaceleração nessa demanda. Um dos impactos percebidos foi a redução da arrecadação de royalties por parte das cidades mineradoras brasileiras.

II- O minério de ferro é o sétimo produto de exportação brasileiro.

III- A Serra dos Carajás é considerada a maior jazida de minério de ferro do mundo.

IV- A desaceleração da economia capitalista da China tem ligação com a recente desvalorização do minério de ferro brasileiro.

Assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q28265Ca
08

(MSCONCURSOS - 2015 - Prefeitura de Esteio/RS - Publicitário) - Leia o trecho

“O domínio da comunicação pública [...] define-se pela legitimidade do interesse geral, ou seja, ultrapassa o domínio público, tomado no estrito sentido jurídico. [...] as atribuições dos poderes públicos e as missões dos serviços públicos implicam as disposições constitucionais, legais, regulamentares próprias de um Estado de direito. A comunicação pública acompanha, portanto, a aplicação das normas e regras, o desenvolvimento de procedimentos, enfim, a tomada de decisão pública. [...] A comunicação pública, portanto, está ligada aos papéis de regulação, de proteção ou de antecipação do serviço público”.

Sobre a comunicação pública, é correto afirmar:

Código da questão
Q25402Ca
09

(FAEPESUL - 2014 - Prefeitura de Pedras Grandes/SC - Publicitário) - Para os fins da Lei do Parcelamento do Solo do município de Pedras Grandes, consideramse as seguintes definições, exceto:

Código da questão
Q11831Ca
10

(FEPESE - 2012 - UFFS - Publicitário) - Na linguagem publicitária, o termo target pode ser relacionado com:

Código da questão
Q20456Ca

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