(JOTA - 2016 - Prefeitura de Piquete/SP - Eletricista) - “Os esportistas assistiram ao jogo nervosos.”
O predicativo do sujeito é:
(Quadrix - 2020 - CREFONO - 1ª Região - Agente Fiscal) - Julgue o item quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos que a proposta de compra que nos foi encaminhada por vocês de equipamentos e materiais permanentes não foram priorizados e nem publicada em portaria e a mesma caiu em impedimento técnico, podendo ser requerida novamente.
(GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Quissamã - RJ - Auxiliar de Saúde Bucal) - “O Ministério da Saúde adquire e distribui ____ Secretarias Estaduais de Saúde os imunobiológicos necessários para ____ profilaxia da raiva humana no Brasil.”
Quanto ao uso da crase, completa-se as lacunas do trecho acima, correta e respectivamente, com:
(FUNRIO - 2009 - FURP/SP - Auxiliar de almoxarifado) - Assinale a opção em que todas as palavras apresentam dígrafo:
(FUNRIO - 2009 - FURP/SP - Auxiliar de almoxarifado) - Em “Caso os políticos lhes tivessem virado as costas ou tivessem sido esquecidos pelos eleitores...”, a diferença entre as formas verbais de cada oração componente do fragmento está
(GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Quissamã - RJ - Fiscal de Transporte) - “Mas vou correndo comprar um novo!”. O conectivo destacado nessa frase apresenta o sentido de:
( VUNESP - Agente Comunitário de Saúde (Pref SJRP)/2014) - No trecho – Quando o ser humano não se transforma para melhor, é porque está reforçando o que tem de pior. –, as palavras destacadas, respectivamente, estabelecem sentido de
(Big Advice - 2017 - Prefeitura de Dracena - SP - Auxiliar de enfermagem) - Após fazer uma dieta, certa professora perdeu 20% do seu peso nos seis primeiros meses, após esse período ela abandonou a dieta e, com isso, ao completar um ano do início do seu regime ela engordou 20% em relação ao peso que havia atingido no final dos 6 primeiros meses. Comparando seu peso quando ela iniciou a dieta com seu peso ao final dos doze meses mencionados, o peso dela:
(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - A revista The Lancet publicou no dia 14 de julho de 2020 um artigo em que apresenta novas projeções para a população mundial e para os diversos países. Os pesquisadores do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington (IHME, na sigla em inglês) sugerem números para a população humana do planeta em 2100 que são menores do que o cenário médio apresentado em 2019 pela Divisão de População da ONU (que é a referência maior nesta área de projeções demográficas). Segundo o artigo, o maior nível educacional das mulheres e o maior acesso aos métodos contraceptivos acelerarão a redução das taxas de fecundidade, gerando um crescimento demográfico global mais lento. Se este cenário acontecer de fato, será um motivo de comemoração, pois a redução do ritmo de crescimento demográfico não aconteceria pelo lado da mortalidade, mas sim pelo lado da natalidade e, principalmente, em decorrência do empoderamento das mulheres, da universalização dos direitos sexuais e reprodutivos e do aumento do bem-estar geral dos cidadãos e das cidadãs da comunidade internacional. De modo geral, a imprensa tratou as novas projeções como uma grande novidade, dizendo que a população mundial não ultrapassará 10 bilhões de pessoas até o final do século e que, no caso do Brasil, a população apresentará uma queda de 50 milhões de pessoas na segunda metade do corrente século. Na verdade, isto não é totalmente novidade, pois a possibilidade de uma população bem abaixo de 10 bilhões de pessoas já era prevista. Diante das incertezas, normalmente, elaboram-se cenários para o futuro com amplo leque de variação. A Divisão de População da ONU, por exemplo, tem vários números para o montante de habitantes em 2100, que variam entre 7 bilhões e 16 bilhões.
De acordo com o texto 1A2-I, o possível crescimento demográfico global mais lento representaria
(Instituto Legatus - 2016 - Angical do Piauí - PI - Agente Comunitário de Saúde) - Analisando-se os aspectos gramaticais de pontuação, ortografia e de concordância verbal, assinale a alternativa que se mantém na norma padrão da língua: