(CRF-TO - 2015 - CRF-TO - Serviços Gerais) - Marque a alternativa em que a acentuação está CORRETA:
(FCC - 2016 - CREMESP - Copeiro) - Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.
A seleção natural desenhou o corpo humano para o movimento. Desde que nossos ancestrais desceram das árvores, há 6 milhões de anos, a competição conferiu vantagem de sobrevivência às pessoas que se movimentavam com mais desenvoltura. Como resultado, o corpo que chegou até nós tem pernas e braços longos, fortes e articulados para andar, correr, abaixar e levantar com eficiência. A partir da segunda metade do século 20, no entanto, sucessivos avanços tecnológicos tornaram possível trabalhar sem sair da cadeira. Graças ao conforto moderno, passamos a usar o corpo de uma maneira para a qual ele não foi engendrado. Ao mesmo tempo, novas técnicas de cultivo agrícola e armazenagem possibilitaram o acesso de grandes massas populacionais a alimentos de alta qualidade. As refeições da classe média de hoje são mais nutritivas do que as dos nobres medievais. A ingestão diária de um número maior de calorias do que as exigidas para a manutenção do peso saudável de um corpo sedentário criou as condições para a explosão da epidemia de obesidade que assola o mundo. No Brasil, 52% dos adultos estão acima do peso. Em estudo recente, pesquisadores consideraram o impacto direto no sistema de saúde causado por enfermidades nas quais a influência da vida sedentária é conhecida com mais detalhes. A aplicação de métodos estatísticos permitiu chegar às seguintes conclusões, entre outras: contados os gastos dos sistemas de saúde e os anos perdidos de trabalho por morte precoce, a inatividade física custou para o mundo US$ 67,5 bilhões; quanto mais pobre o país, menor o suporte financeiro governamental e maior a despesa das famílias com o tratamento das doenças estudadas. No Brasil, a faixa etária da população que mais cresce é a que está acima dos 60 anos, justamente a mais sedentária. É nessa fase da vida que incidem as doenças crônico-degenerativas mais comuns. Qual de nossos antepassados poderia imaginar que o maior desafio da saúde pública no século 21 seria convencer a população a andar?(Adaptado de: VARELLA, Dráuzio. Disponível em: drauziovarella.com.br)... a competição conferiu vantagem de sobrevivência às pessoas que se movimentavam com mais desenvoltura.(1º parágrafo) Sem prejuízo para a correção, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por:
(FGV - 2017 - Prefeitura de Salvador - BA) - “Diz a lenda que, na Bahia, em meados da década de 60 do século passado, havia um menino que, além de muito levado, era também muito mentiroso, e que, certo dia, após aprontar muito na sala de aula, foi colocado de castigo no porão da escola por sua professora.”
Nesse segmento ocorre três vezes a palavra “muito”. Sobre essas três ocorrências, assinale a afirmativa correta.
(FUNCAB - 2012 - SESC-BA - Auxiliar de Biblioteca) - O prefixo da palavra destacada em: “o apego IRRACIONAL” significa:
(REIS & REIS - 2016 - Operador de Máquinas Pesadas) - São advérbios de modo, exceto:
(COMVEST UFAM - 2016 - UFAM - Assistente de Laboratório ) - A formação da cultura na Amazônia tem estado intimamente ligada à colonização e à economia.
O primeiro esforço de disciplinar as atividades regionais devemos aos missionários, que intentaram o aldeamento dos gentios e sua incorporação à civilização do tipo europeu; e aos reinóis, que se fixaram nestas paragens, em busca de aventuras ou no desempenho de funções administrativas. A rebeldia dos indígenas, a rarefação populacional, a extensão imensa da terra, a luta contra os invasores nas suas tentativas sortidas, o desenvolvimento econômico precário – tudo isso contribuiu para que nada ou quase nada resultasse em favor da cultura, nesses primeiros tempos, sobretudo porque pretenderam os brancos fazer que os pelestostadas ascendessem, de um salto, do totemismo ao monoteísmo, da barbárie ao cristianismo, do nomadismo à atividade sedentária, da colheita aleatória dos bens da terra e da água à cultura sistemática. O fato, tal qual aconteceu nos longes de 1600 a 1700, se repete hoje, historicamente, no pouco rendimento cultural do trabalho da catequese.
Só mesmo o surto da borracha, atraindo massas humanas para o desertão da Hileia Brasileira, permitiu, sob bases econômicas favoráveis, a criação de uma sociedade em que a cultura, na sua extensa gama de valores, pôde tomar corpo e ser aferida pelos padrões comuns.
(Do livro “Amazônia: Cultura e Sociedade”, de Djalma Batista, p. 68-69)
Assinale a alternativa que apresenta a ideia principal do texto:
(OBJETIVA - 2012 - EPTC - Agente de Serviços Gerais) - “Enquanto compramos l'eau minérale da França...”
A palavra sublinhada, no fragmento, indica ao período noção de:
(MPE-GO - 2019 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa em que os substantivos foram CORRETAMENTE empregados no plural:
(Instituto Ludus - 2012 - APPM/PI) A opção em que o plural das palavras está INCORRETO:
(Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Motorista) -
PEGUE A BOLA, ROBÔ
Ele tem rabo, quatro patas e late, além de ser brincalhão e bom companheiro. Só que, diferentemente dos outros cães, alimenta-se exclusivamente de pilhas, e quando o dono não quer mais sua companhia, tudo o que precisa fazer é desligá-lo. Trata-se de um cachorro artificial, o mais novo modelo de robô do laboratório de Ciência da Computação da Sony japonesa. Chamado de RoboPet, ele consegue correr atrás de uma bola, desviar-se de obstáculos e atender a chamados. Ainda é um protótipo, mas a Sony pretende colocar robôs como esse à venda até o ano 2010.A Sony criou mais um de seus aparelhos elétricos sofisticados. Mas esse tem aparência diferente. Parece: