Português

Prepare-se com questões de Português

01

(OBJETIVA - 2012 - EPTC - Agente de Serviços Gerais) - Assinalar a alternativa em que a forma verbal está CORRETAMENTE flexionada no contexto em que está empregada:

Código da questão
Q57478Ca
02

(IESES - 2019 - Prefeitura de São José - SC - Agente Administrativo) - “Uma organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas, ferramentas e métodos utilizados para realizar cada tarefa. Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente otimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. Assim, é possível distinguir entre tecnologia (conhecimento) e sistema técnico (combinação específica de máquinas e métodos empregados para obter um resultado desejado). Neste caso, a tecnologia seria representada por um conjunto de características específicas do sistema técnico.”

(Gonçalves, J.E.L. O impacto das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviços. Revista de Administração de Empresas, 34(1), 63, jan./fev. 1994)
De acordo com o texto, qual alternativa NÃO se aplica:

Código da questão
Q55559Ca
03

(IBADE - 2020 - IAPEN - AC - Técnico de Enfermagem) - Texto 1


A urgência da responsabilidade afetiva em tempos digitais


Desenvolver empatia com os sentimentos nossos e dos outros é imprescindível

Há uma piadinha sendo compartilhada na internet que resume bem o conceito de empatia e reciprocidade no relacionamento. “Essa boquinha aí só beija ou também tem responsabilidade afetiva, deixa tudo claro desde o início e não dá corda só para alimentar o ego?”, diz o meme, que mostra como esse termo vem se popularizando. Ele é recorrente também em textos e vídeos e está relacionado ao modo como nossas palavras, ações e omissões afetam as pessoas.

Ter responsabilidade afetiva é ser sincero sobre o que você sente pela pessoa com quem está se relacionando e o que espera dessa troca. Trata-se daquela velha máxima do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de SaintExupéry, em que a raposa diz ao personagem-título: “És responsável por aquilo que cativas”. Trazendo o que foi escrito pelo autor lá em 1945 para os dias de hoje, seria como contar para a pessoa que você conheceu em um aplicativo de relacionamento, por exemplo, que está à procura de relações casuais. Ou não fazer promessas (como viagens, encontros, conhecer a família) que sabe que não vão acontecer.

“Essa é uma situação de colapso da responsabilidade afetiva, a de se colocar em um número maior de relações do que você pode conduzir. Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, afirma Christian Dunker, autor do livro A Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu Editora). Se alguém está saindo com duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, existe a chance de desenvolver um sentimento mais profundo, uma intimidade maior, por alguém. Por esse motivo, todos os envolvidos em uma relação precisam estar cientes dos riscos para escolher se querem corrê-los ou não.


(Fonte:https://claudia.abril.com.br/sua-vida/a-urgencia-deresponsabilidade-afetiva-em-tempos-digitais/, acesso em janeiro de 2020,
por Bárbara dos Anjos Lima e Fernanda Colavitti)
Assinale a alternativa que represente utilização do verbo haver em norma-padrão sobre teoria de concordância verbal:

Código da questão
Q58225Ca
04

(NUCEPE - 2019 - FMS - Auxiliar de Administração) - TEXTO II

 

JÁ OUVIU FALAR EM CUIDADOS PALIATIVOS?

 

“A ideia de que a medicina é uma luta contra a morte está errada. A medicina é uma luta pela vida boa, da qual a morte faz parte.” A colocação do escritor Rubem Alves (1933-2014) resume bem o que propõem os cuidados paliativos, um campo e conjunto de práticas que têm por objetivo proteger as pessoas do sofrimento trazido por doenças difíceis e que ameaçam a vida. Essa especialidade oferta conforto, o que inclui alívio e prevenção de incômodos físicos (dor, náusea, falta de ar ...), além de apoio emocional, espiritual e social ao paciente e à família. (...).

Que fique claro: esse amparo não é sinônimo de suspensão de tratamentos. “Não é eutanásia”, enfatiza a geriatra Ana Claudia Arantes, fundadora da Casa do Cuidar de São Paulo, que forma profissionais paliativistas. “Muita gente acha que cuidados paliativos é desistir da vida, quando o que eles oferecem é o oposto: ajudar a viver bem”, esclarece. Tabus do tipo talvez tenham relação com o próprio termo “paliativo”, que, no uso corriqueiro, remete a “solução temporária”. Mas, na origem, a palavra tem outro significado. Pallium, no latim, quer dizer “manto”. Historicamente, assim eram chamadas as capas usadas pelos cavaleiros das Cruzadas para se acolher das intempéries. É esse o sentido que evoca nos cuidados paliativos.

(...)

(Revista Saúde é Vital – Editora Abril, nº 443, junho/2019, p. 62-63).

Na frase: Mas, na origem, a palavra tem outro significado., a palavra em destaque estabelece, textualmente, entre as ideias expostas, uma relação de

Código da questão
Q56473Ca
05

(INSTITUTO EXCELENCIA - 2017 - Prefeitura de Riversul/SP - Médico PSF) - De acordo com a análise sintática, identifique o predicado nominal da frase:

As garotas estão eufóricas com a notícia.

Código da questão
Q49749Ca
06

(IBADE - 2020 - Prefeitura de Linhares - ES - Monitor de Educação Infantil) - Assinale a alternativa em que a palavra “MAL” foi empregada CORRETAMENTE.

Código da questão
Q60009Ca
07

(FIC - 2016 - Prefeitura de Curionópolis/PA - Coveiro) - Assinale a alternativa que apresenta a correta função sintática do termo recipientes de cerâmica em entre os objetos inéditos, destacam-se recipientes de cerâmica:

Código da questão
Q49082Ca
08

(IBFC - 2020 - TRE-PA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores) - A respeito das normas de Colocação Pronominal, assinale a alternativa incorreta.

Código da questão
Q59061Ca
09

(FUNRIO - 2016 - Prefeitura de Tanguá - RJ - Motorista) - Dirigir defensivamente é essencial para prevenir os desastres ou pelo menos minimizar suas consequências. (l. 4-5)

Em suas consequências, a palavra “suas” é um pronome classificado como:

Código da questão
Q57336Ca
10

(CESPE - 2020 - MPE-CE - Analista Ministerial - Administração) - Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue, acerca de aspectos da redação oficial.

 

Em uma correspondência oficial destinada a um procurador-geral de estado, o vocativo a ser empregado é Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral.

Código da questão
Q59482Ca