(UFPR - 2020 - Câmara de Curitiba - PR - Técnico Administrativo) - Os sentimentos desempenham um papel fundamental no progresso civilizatório. Raiva, alegria, tristeza delinearam a cultura, as artes, as guerras, a ciência, a tecnologia, tudo o que nos define. Agora, para entender o contexto, é preciso levar em conta que existem dois aspectos do viver. Um é orgânico, relacionado ao corpo. Daí vêm as emoções. Se o organismo não está saudável, ele manifesta isso externamente. Nota-se quando alguém se mostra feliz ou tomado pela amargura. Por exemplo, se um indivíduo sente uma dor enorme no coração, devido _____ uma doença cardíaca, seu sofrimento é evidente, de forma objetiva. Já os sentimentos são outra coisa. Eles refletem aspectos internos e estão associados _____ mente ou, como se definia antigamente, _____ alma. Por estarem dentro de nós, são subjetivos. , não se exibem em público. Tudo o que um ser humano faz, individual ou coletivamente, está relacionado _____ demonstrações emotivas e sentimentais. (Revista Veja, ed. 2589)
Na frase “Por estarem dentro de nós, são subjetivos” (antepenúltima linha), estabelece-se uma relação de:
(IDESUL - 2020 - Prefeitura de Lima Duarte - MG - Engenheiro Civil)- A alternativa em que o acento indicativo de crase NÃO procede é:
(VUNESP - 2014 - MPE-SP - Auxiliar de Promotoria) -
Leia o texto para responder a questão.
Este ano marca o 20.º aniversário do genocídio em Ruanda.Em exatos cem dias, de abril a julho de 1994, entre 800 mil eum milhão de ruandeses, predominantemente da etnia tutsi,foram massacrados, quando um governo extremista liderado poroutra etnia, a hutu, lançou um plano nacional para basicamenteexterminar a minoria tutsi e qualquer outra que fizesse oposiçãoa suas políticas, até mesmo hutus moderados. Foi um cenárioinfernal no qual assassinatos brutais – inclusive de crianças ebebês – eram realizados por pessoas que poucos dias antes eramvizinhas, colegas ou mesmo amigas O genocídio só chegou ao final quando a Frente Patrióticade Ruanda (RPF, na sigla em inglês), movimento tutsi lideradopor Paul Kagame, saiu da vizinha Uganda e derrubou o governohutu. Kagame tornou-se presidente em abril de 2000 e continuasendo até hoje. As coisas mudaram muito em Ruanda desde então, e paramelhor. Foi a partir de 2006 que a evolução do país passou amostrar dados impressionantes: mais de um milhão de ruandesessaíram da pobreza; o acesso à saúde e à educação está emexpansão; um boom imobiliário transformou a capital Kigali; epelo menos dois terços da população do país estão abaixo dos 25anos, tornando o potencial para a força de trabalho de Ruandaextremamente promissor.. Apesar disso, o austero e exigente Kagame reconhece quedo vírus do ódio, da raiva e do desejo de vingança não é fácil dese livrar.
(http://revistasamuel.uol.com.br, 28.03.2014. Adaptado)Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal.
(CERCON - 2011 - Prefeitura de Teotônio Vilela/AL - Recreador) - A frase em que a concordância não está de acordo com a norma culta.
(IBFC - 2020 - TRE-PA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores) - Leia atentamente o texto abaixo para responder à questão.
Projeto brasileiro pretende mapear genoma de 15 mil pessoas para prever e tratar doenças Por Filipe Domingues, G1/ 10/12/2019 12h00
Um projeto liderado por uma cientista brasileira vai identificar as principais características genéticas dos brasileiros para prever doenças e antecipar tratamentos. Lançada nesta terça-feira (10), em São Paulo, a iniciativa "DNA do Brasil" quer mapear o genoma de 15 mil pessoas de 35 a 74 anos de idade e se tornar o maior levantamento do tipo já realizado no país. A ideia é que em cinco anos já se tenham os primeiros resultados. "O desafio é entender quais variações genéticas estão associadas a quais características das pessoas", disse a pesquisadora Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), na abertura do projeto. "Nós somos o resultado do nosso genoma mais o nosso estilo de vida. O genoma é a receita do nosso corpo." Além da geneticista, estão envolvidos na parceria o Ministério da Saúde que oferecerá dados epidemiológicos da população brasileira por meio do projeto ELSA Brasil; organizações privadas como a Dasa, empresa da área de saúde, que financiará e realizará o sequenciamento das primeiras 3 mil amostras; a Illumina que vai fornecer os insumos e a Google Cloud que fará o armazenamento e proteção dos dados. As descobertas que os cientistas fizerem poderão ser traduzidas em inovações tanto na área de pesquisa genética quanto nos diagnósticos e tratamentos de doenças como o câncer, a hipertensão, o diabetes, depressão, esquizofrenia e algumas doenças raras. Ao descobrir que determinada proteína presente no corpo de uma pessoa permite manter o colesterol baixo, é possível "editar" o DNA do paciente para imitar o comportamento deste elemento. [...] O diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, lembrou que 80% das 8 mil doenças consideradas raras têm origem genética. Já os cânceres hereditários são de 5 a 12% dos casos. Portanto, além da previsão de tais doenças, o mapeamento dos genes e sua associação com as características da população brasileira podem permitir avanços em "terapêutica gênica", ou seja, métodos de tratamento que atuam diretamente nos genes ± o mais famoso deles é o CRISPR, a técnica de edição do DNA. "Esse projeto é um marco da genética populacional no Brasil," disse Campana.[...]
Analise abaixo os enunciados extraídos do texto e identifique aquele em que não há um trecho de discurso direto.
(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Arquiteto) - Pronomes são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso. Na frase “O lugar onde paramos na estrada”, temos um pronome:
(FUNRIO - 2009 - FURP/SP - Auxiliar de almoxarifado) - Assinale a série em que todas as palavras estão grafadas corretamente
(UNI RV - 2016 - Prefeitura de Rio Verde/GO - Recreador) - Assinale a alternativa em que o uso do pronome não está de acordo com a gramática normativa.
(Enem-2018) - — Famigerado? [...] — Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável”... — Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa? — Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros usos... — Pois... e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana? — Famigerado? Bem. É: “importante”, que merece louvor, respeito...
Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao