(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), apoiado em documentos nacionais e internacionais, foi lançado em 2003. No que concerne à Educação Básica, o PNEDH indica a necessidade de uma ação pedagógica conscientizadora e libertadora voltada para:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Assinale a alternativa que foge ao padrão indicado para a atual prática avaliativa.
(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
A a alfabetização e o letramento.
B o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, da Literatura, da Música e demais Artes, da Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia.
C a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
(Parecer CNE/CEB 11/2010)
Para tanto, é necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental voltados para ampliar as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos, a todos os alunos. E, ainda, devem ser considerados como:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Segundo Rangel e Freire , “Mídias não constituem um mal a ser combatido, mas um espaço de linguagem a ser habitado [...]” A utilização das mídias digitais no processo educativo, de modo produtivo, auxilia o estudante no desenvolvimento do pensamento:
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Acerca da oferta da Educação Básica para a população do campo, a Lei nº 9394/1996, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional assegura no artigo 28 que:
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A avaliação institucional externa assume no contexto educacional a função de:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Segundo Luckesi (1994), a educação está eivada de sentido, de conceitos, valores e finalidades que a norteiam, sendo a questão mais abrangente e fundamental, a relativa ao sentido da educação na s o c i e d a d e e q u e p o d e s e r e x p r e s s a , respectivamente, pelos conceitos de educação como:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Collares (1989), apud Bossa (2002), afirma que o fracasso escolar é um problema social e político, sendo fundamental abordar essa questão sob o ponto de vista dos fatores sociopolíticos, visto que dizem respeito à manutenção das más condições de vida e subsistência de grande parte da população escolar brasileira. Dessa forma, o fracasso escolar é compreendido como um sintoma social, que deve ser analisado no contexto:
(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - “O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.”
(Tomaz Tadeu da Silva)
Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Concentra-se em como a cultura, crenças, valores, tradições e habilidades de um grupo social – é transmitida de geração a geração. Em vez de considerar a criança como um explorador independente, capaz de fazer descobertas importantes por si mesma, percebe o crescimento cognitivo como uma atividade socialmente mediada. Tal postulado refere-se à teoria da aprendizagem desenvolvida por: