(FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - A construção e a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, podem ser consideradas a reforma curricular do sistema educacional brasileiro ocorrida na década de 1990. Essa, por sua vez, apoiou-se nas concepções teórico-metodológicas da:
(FGV - 2018 - Prefeitura de Niterói - RJ - Pedagogo) - Uma entrevista com o economista-chefe do Banco Interamericano de Investimento registrou o seguinte diálogo: Entrevistador: O que os americanos podem querer do Brasil? Economista: Obviamente, lhes interessaria ter melhor acesso à maior economia da América Latina. O Brasil tem uma enorme complementaridade com a economia americana, em especial no setor industrial.
O economista entrevistado dá uma resposta política à pergunta feita; a marca dessa preocupação está em:
(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Leia o texto
Um aluno de 16 anos frequenta a mesma escola desde a 1ª série (o que acontece por três anos consecutivos). Na 3ª série foi novamente reprovado. Atualmente, está cursando a 5ª série pela terceira vez, sem expectativa de aprovação. É considerado um aluno difícil, que demonstra total desinteresse pela sala de aula, só quer brincar. Implica o tempo todo com os outros colegas, não faz nada em aula, não entrega os trabalhos solicitados. No primeiro conselho de classe deste ano, os professores, questionados sobre o aluno, disseram: “Ah, esse deixa pra lá, não quer saber de nada, vai ficar a vida toda na quinta série!”
Numa aproximação maior com a produção do aluno, foi percebido que o mesmo tem defasagem na alfabetização, isto é, escreve em nível silábico-alfabético e desconhece os processos de multiplicação e divisão.
Para Jussara Hoffmann:
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Importante marco na história da Educação Brasileira a reforma pombalina culminou com a expulsão dos jesuítas do Brasil, ação que no contexto educacional:
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - A Lei no 9394/96, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, determina que o estudante seja atendido por programas suplementares de material escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - As Diretrizes Curriculares da Educação Básica se posicionam sobre a avaliação da aprendizagem e a organização curricular. Com base nesse documento, identifique a alternativa correta.
(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Acerca dos princípios norteadores da Educação Básica, o PNEDH aponta que:
(UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - É comum se encontrarem nas escolas duas maneiras de organização das turmas. Ou agrupam os alunos por faixa etária, ou agrupam de acordo com a série em que os alunos se encontram. De acordo com Lúcia Moysés, a segunda opção permite interações mais ricas, mas:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - O Corretor Ortográfico do Microsoft Office Word 2007 identifica palavras grafadas incorretamente, formatando as palavras com:
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - No período “[...] EMBORA ganhasse menos que o salário mínimo. [...]” (§ 13), a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido original do texto, por: