Direito Civil

Prepare-se com questões de Direito Civil

01

(FCC - 2014 - TJ/AP - Juiz de direito substituto) - Sobre a posse e os direitos do possuidor, é correto afirmar:

I. O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manterse ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse.

II. Os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos, logo que são separados; os civis reputam-se percebidos dia por dia.

III. Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias; não lhe assiste o direito de retenção pela importância destas, nem o de levantar as voluptuárias.

IV. As benfeitorias não se compensam com os danos e não dão direito ao ressarcimento mesmo quando não mais existirem ao tempo da evicção.

V. Considera-se possuidor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro conserva a posse em nome deste e em cumprimento de suas ordens ou instruções.

Está correto o que consta APENAS em

Código da questão
Q38924Ca
02

(FGV - 2013 - TJ/AM - Juiz) - As pertenças, de acordo com o Código Civil, são definidas como

Código da questão
Q31984Ca
03

(UEL/COPS - 2013 - Polícia Civil/PR - Delegado de polícia) - Acerca da capacidade civil das Pessoas Naturais, como previsto na Lei Civil, assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q31991Ca
04

(UEL/COPS - 2013 - Polícia Civil/PR - Delegado de polícia) - A respeito do Direito das Coisas, como previsto no Código Civil, assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q31994Ca
05

(FUNCAB - 2013 - Polícia Civil/RJ - Delegado de polícia) - Tício adquiriu, em 20 de fevereiro de 2012, uma churrasqueira a gás e uma loja de eletrodomésticos.Ao tentar usar a churrasqueira pela primeira vez, Tício percebeu um forte cheiro de gás e apertou imediatamente o botão de desligar. A churrasqueira explodiu. Tício contrata um advogado, que propõe, em 20 de maio de 2012, uma ação judicial para reparação dos danos patrimoniais sofridos. O juiz julga improcedente o pedido de reparação por decadência. Assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q32034Ca
06

(FUNCAB - 2013 - Polícia Civil/RJ - Delegado de polícia) - Em 11 de janeiro de 2010, Caio celebrou contrato de seguro de vida com a Seguradora Boa Passagem S.A. Em 2 de fevereiro de 2012, Caio, desgostoso da vida, lança-se do alto de um edifício e vem a falecer. Sua mulher, Isabela, beneficiária do seguro, procura a Seguradora, que afirma que não pagará o seguro porque o contrato continha cláusula excluindo o pagamento em caso de suicídio. À luz da disciplina do seguro de vida no Código Civil, é correto afirmar:

Código da questão
Q32029Ca
07

(FCC - 2014 - TJ/AP - Juiz de direito substituto) - O locatário preterido no seu direito de preferência para a aquisição do imóvel locado,

Código da questão
Q38923Ca
08

(FGV - 2013 - TJ/AM - Juiz) - A respeito do casamento de menor de dezesseis anos, assinale a afirmativa correta.

Código da questão
Q31987Ca
09

(FCC - 2014 - TJ/AP - Juiz de direito substituto) - Josefina, viúva, doou um imóvel com reserva de usufruto para cada um de seus três filhos, a saber: Pedro, casado sob o regime da comunhão parcial de bens, com Antonia, que possuem um filho, Roberto; Joaquim, solteiro, sem descendentes, nem outros ascendentes, possuindo parentes colaterais os sobrinhos e um tio de nome Epaminondas; e João, casado com Antonieta, sob o regime da comunhão parcial de bens, sendo que a doação feita a João foi também em comum a seu cônjuge, e possuem uma filha, Romilda. Em um acidente de veículo, morreram Josefina e seus três filhos, não se podendo apurar quem morreu primeiro. Nesse caso, os imóveis doados

Código da questão
Q38927Ca
10

(FGV - 2013 - TJ/AM - Juiz) - João, premido pela necessidade de conseguir dinheiro para purgar a mora referente a alugueis e encargos da casa em que reside e evitar o despejo, vendeu uma joia de família a Ricardo, por R$5.000,00, embora o seu preço de mercado seja de aproximadamente R$50.000,00.

Posteriormente, não conseguindo desfazer amigavelmente o negócio realizado, propõe ação para anular a venda da joia. De acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa que indica, em tese, o defeito do negócio jurídico.

Código da questão
Q31985Ca

Concursos em sua
cidade