Agente comunitário de saúde

Prepare-se com questões de Agente comunitário de saúde

01

(ENERGIA ESSENCIAL - 2012 -  Pref. Júlio de Castilhos) Conforme o Art. 16 da Portaria nº 2.048, de 3 de setembro de 2009, a construção dos Termos de Compromisso de Gestão Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal deve ser um processo de negociação e apoio entre os entes federados diretamente envolvidos:
I – gestores municipal e estadual para o Termo de Compromisso de Gestão Municipal;
II – gestores estadual e federal para o Termo de Compromisso de Gestão Estadual e do Distrito Federal;
III – gestores federal, municipal e estadual para o Termo de Compromisso de Gestão Federal.

Quais afirmativas acima estão corretas?

Código da questão
Q5713Ca
02

(SOLER - 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Indique a doença em que a causa não é um micro-organismo e que não tem cura:

Código da questão
Q5909Ca
03

(SOLER - 2012 - Pref. Pindorama/SP) No que se refere à ética profissional e ao papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS), é correto afirmar que:

Código da questão
Q5648Ca
04

(SOCIESC - 2010 - Pref. Rio Negrinho/SC) Segundo a Norma Regulamentadora NR 6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados
gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco – EPI. É exemplo de um EPI a ser utilizado pelo Agente Comunitário de Saúde:

Código da questão
Q4869Ca
05

(BIO-RIO - 2015 - IABAS-RJ - Agente Comunitário de Saúde) - Avalie se as afirmativas a seguir, relativas à leptospirose, são falsas (F) ou verdadeiras (V):

 

O rato é o principal transmissor; isso ocorre porque a urina do rato contamina esgotos, córregos, água de chuva e lixo. Enchentes e chuvas fortes contribuem nos países tropicais e subtropicais para o contato do homem com águas e lama contaminadas pela urina do roedor, favorecendo o aparecimento de surtos da doença humana.

O período de incubação é em média de quinze a trinta dias.

Os sintomas incluem febre alta, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos, olhos avermelhados.

Medidas preventivas incluem armazenar o lixo em sacos plásticos e em recipientes bem tampados, para a coleta, armazenar os alimentos em lugares protegidos dos ratos, evitar contato com águas provenientes de enchentes e esgotos.

 

As afirmativas são respectivamente:

 

Código da questão
Q56086Ca
06

(AMEOSC - 2017 - Prefeitura de São José do Cedro - SC - Agente Comunitário de Saúde) - Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas sobre as atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde segundo o disposto pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011:

 

( ) Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea.

( ) Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis.

( ) Cadastrar as pessoas de sua macroárea e manter os cadastros desatualizados

 

Código da questão
Q55376Ca
07

(VUNESP - 2018 - Prefeitura de Buritizal - SP - Agente Comunitário de Saúde) - Na biblioteca de uma escola, existem 3 livros de matemática para cada 7 livros de língua portuguesa, sendo que existem 272 livros a mais de língua portuguesa do que de matemática. O total de livros dessas duas disciplinas na biblioteca é

Código da questão
Q54793Ca
08

(IDECAN - 2014 - Agente Comunitário de Saúde) - 

Texto
Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira
Até 9 de maio, poderão ser imunizadas pela rede pública pessoas do grupo prioritário. Ministério da Saúde pretende vacinar 49,6 milhões de indivíduos.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira e se estenderá até o dia 9 de maio. Durante esse período, poderão ser imunizadas crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde e do sistema prisional, população carcerária, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto e doentes crônicos (como obesos, diabéticos e pessoas com insuficiência cardíaca). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo da campanha, o equivalente a 49,6 milhões de pessoas.
A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus influenza: o B, o H1N1 e o H3N2. Como o vírus da gripe é mutante, a vacina contra a doença também varia a cada ano. Por isso, pessoas do grupo prioritário que já foram imunizadas anteriormente devem ser vacinadas de novo em 2014.
A principal mudança da campanha deste ano em relação a 2013 foi a ampliação da faixa etária de crianças que podem ser imunizadas – passou de seis meses a dois anos para seis meses a cinco anos. Pacientes com doença crônica precisam apresentar uma prescrição médica para que possam ser imunizados.
O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura e incapaz de desencadear uma gripe. Serão distribuídas 53,5 milhões de doses em todo o país.
As pessoas que não fazem parte do público-alvo da campanha podem ser imunizadas em clínicas da rede privada. A vacina, no entanto, não é recomendada a determinados grupos – como crianças com menos de seis meses e pessoas que já apresentaram reação alérgica grave à vacina.
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vacinacao-contra-a-gripe-comeca-nesta-terca-feira.)
De acordo com o texto, poderão ser imunizados, EXCETO:

Código da questão
Q57404Ca
09

(IDHTec - 2011 - Pref. Santa Filomena/PE) São cuidados que devem ser tomados com a pessoa doente para evitar o contagia por Influenza A H1N1, EXCETO:

Código da questão
Q5608Ca
10

(UPA - 2012 - Pref. Caririaçu/CE) No meio ambiente existem elementos que prejudicam a saúde da comunidade e interfere diretamente no
processo saúde-doença. Esses elementos são denominados:

Código da questão
Q5995Ca