(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - Quase todos os gerentes reconhecem que o principal fator de sucesso das organizações são as pessoas. Segundo Chiavenato, o setor de Administração de Recursos Humanos deve desempenhar as seguintes tarefas:
I – Provisão, quem irá trabalhar na organização; II – Aplicação, o que as pessoas farão na organização; III – Manutenção, como manter as pessoas trabalhando na organização; IV – Desenvolvimento, como preparar e desenvolver as pessoas; V – Monitoração, como saber o que são e o que fazem as pessoas.
A sequência correta é:
(FAFIPA - 2011 - Prefeitura de Nova Esperança/PR - Administrador hospitalar) - Qual o Ciclo Operacional de uma empresa que demora 30 dias para girar seus estoques, vende a seus clientes para receber a cada 90 dias e paga seus fornecedores a cada 60 dias?
(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - São ferramentas e instrumentos gerenciais, EXCETO:
(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - O planejamento de uma empresa representa o estabelecimento de objetivos e metas, além dos meios mais adequados para alcança-los o controle e a avaliação representam os resultados dos objetivos. O controle pode ser usado para:
I- Padronizar o desempenho através de inspeções supervisão procedimentos escritos.
II- Proteger os bens da organização de roubos, desperdício e abusos.
III- Padronizar a qualidade de produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
IV- Limitar a quantidade de autoridade que está sendo exercida pelas várias posições ou pelos níveis organizacionais.
V- Medir e dirigir o desempenho dos empregados através de sistemas de avaliação do desempenho pessoal.
(AOCP - 2015 - FUNDASUS - Administrador hospitalar) - O dimensionamento, a localização e uso dos espaços físicos do hospital têm relação com a humanização do atendimento ao paciente, de tal forma que a estrutura física contribua para proporcionar segurança e conforto. Assinale a alternativa que apresenta algumas das barreiras arquitetônicas que dificultam o movimento e a comunicação dos pacientes.
(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - Ferramenta da gestão da qualidade conhecida como espinha de peixe que tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico:
(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - São etapas do planejamento estratégico, EXCETO:
(FAFIPA - 2011 - Prefeitura de Nova Esperança/PR - Administrador hospitalar) - Qual o investimento médio em contas a receber, considerando que o custo do investimento anual na prestação de serviços de um hospital é de R$ 640.000,00 e seu Período Médio de Cobrança é de 45 dias?
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - O sistema de custeio é um conjunto de procedimentos adotados numa organização para calcular os bens ou serviços nela processados. O sistema de custeio por _________ que é uma forma de custear todas as despesas relacionadas aos serviços e produtos. Esse sistema é organizado por meio da separação dos serviços em centros de custos. Os custos são acumulados por serviços e depois rateados pelos produtos através de um fator volumétrico de medição. Preencha a lacuna e a seguir assinale a alternativa correta.
(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:
I. O aumento dos gastos e custos na saúde é acompanhado com preocupação pelos gestores públicos. Os sistemas de informações de custos de saúde preventiva, saneamento e saúde curativa (hospitalares), indiscutivelmente, assumem papel relevante a uma adequada gestão operacional e financeira de saúde pública.
II. A eficiência e a eficácia gerencial envolvem certamente a questão do custo. A excelência hospitalar, portanto, exige eficácia em custos aliada à qualidade do serviço prestado e consequente satisfação do paciente (cliente). Em se tratando do planejamento econômico-financeiro das instituições públicas de saúde, a análise de custos auxilia no gerenciamento dos resultados, cálculo das margens por procedimento, direcionamento do trabalho, na identificação de instalações e espaços ociosos e até mesmo no nível de atividade de um hospital público, com vistas à expansão do nível de atendimento para uma maior parcela da população, considerando que os recursos são escassos.
III. De forma geral, o gasto público é definido como o conjunto de dispêndios do estado, necessário ao funcionamento dos serviços públicos, além de encargos assumidos no interesse geral da comunidade. Assim, compreende as autorizações para gastos com as várias atribuições e funções governamentais — ou seja, o gasto público corresponde à distribuição e ao emprego das receitas para o custeio de diferentes entes e para os investimentos.
IV. A tecnologia da informação possibilita resultados bastante satisfatórios e abre um vasto campo de evolução da área de gestão de custos, visto que um sistema de custeio completo e eficaz é, em geral, fruto da área de sistemas de informações. Para atender a diferentes necessidades foram desenvolvidos alguns sistemas de custeio, entre eles: custeio por absorção, custeio direto e custeio baseado em atividades.
Marque a alternativa CORRETA: