Novas categorias da CNH: confira o que elas, de fato, significam

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) traz diferentes categorias do documento, que chegam a 13 modalidades.

Desde junho de 2022, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está sendo emitida por vários Detrans espalhados pelo país inteiro. O modelo disponível vem com algumas inovações, como elementos gráficos que dificultam fraudes e falsificações, por exemplo. Além disso, apresentam novas categorias da CNH, totalizando 13 modalidades.

continua depois da publicidade

A nova CNH é traduzida para três idiomas e pode ser substituída à medida em que os motoristas renovam, adicionam uma categoria ou solicitam a segunda via. Nesse sentido, há casos previstos em lei que determinam necessidade de emitir a nova CNH.

Novas categorias da CNH

Nova CNH, categorias CNH.

Nova CNH, categorias CNH. Foto: Concursos no Brasil

Leia também

Com o novo formato da Carteira Nacional de Motorista, há 13 modalidades que podem ser marcadas no documento. O Conselho Nacional de Trânsito criou essas subcategorias de condutores, que considera se o câmbio é manual ou automático no caso dos automóveis e a quantidade de cilindradas no caso das motos.

É importante salientar que, em linhas gerais, essa tabela com novos códigos segue um padrão internacional, que serve exclusivamente para facilitar a fiscalização da CNH por agentes de trânsito de outros países.

continua depois da publicidade

Portanto, não é preciso fazer provas adicionais nem alterar o tipo de categoria para dirigir veículo para o qual você foi aprovado ao tirar a CNH. As categorias de condutores no Brasil continuam sendo cinco, confira a seguir:

  • Categoria A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
  • Categoria B: corresponde aos carros, onde haja condução de veículo motorizado, cujo peso bruto total não exceda três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda oito lugares, sem contar o motorista;
  • Categoria C: condutor da categoria B e também de veículo motorizado utilizado em transporte de carga onde o peso bruto total exceda a 3,5 mil quilos;
  • Categoria D: condutor que abrange as categorias B e C, além de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, onde a lotação seja superior a oito lugares, excluído o do motorista;
  • Categoria E: condutor que abrange as categorias B e C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6 mil quilos ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda oito lugares.

Nova CNH

Conforme o Contran, a nova CNH deve ser substituída à medida que os condutores habilitados forem renovando ou solicitando a segunda via do documento. Por isso, não é preciso fazer a troca imediata.

continua depois da publicidade

A segurança do novo documento conta com elementos gráficos que visam evitar e até mesmo dificultar a falsificação e fraudes. Dessa maneira, a coluna principal traz a categoria da habilitação, acompanhada por uma figura do veículo e a indicação se o dono está habilitado para dirigir o automóvel.

No documento estará sinalizado se o condutor possui apenas a permissão para dirigir (representado pela letra “P”) ou se a CNH é definitiva, indicada pela presença da letra “D” no documento.

O novo modelo da CNH possui QR Code. Nele estão armazenadas as informações do documento, como a fotografia do condutor.

continua depois da publicidade

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a nova CNH tem mais dispositivos de segurança se comparado aos modelos anteriores. Destaca-se a presença de uma tinta especial fluorescente e outros itens que podem ser avistados apenas na presença de luz ultravioleta.

Quando será preciso emitir a nova CNH?

De acordo com uma resolução do Contran, de dezembro de 2021, há alguns motivos para mudar o documento. Dentre estes pontos, há cinco casos previstos em lei onde é necessário emitir a nova CNH. Confira:

  1. Para obter a permissão para dirigir, com validade de um ano;
  2. Substituição da PPD pela CNH definitiva (ao término do prazo de um ano);
  3. Para adicionar uma nova categoria;
  4. Para alterar dados na CNH;
  5. Reabilitação do condutor.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade