Aneel: pagamento de conta de luz deverá ter Pix como opção

Medida tem como objetivo melhorar a experiência dos consumidores e companhias têm prazo de 120 dias para se adequar às normas.

Uma determinação vinda da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu que a partir de agora todas as empresas de energia elétrica devem oferecer uma nova modalidade de pagamento para seus clientes.

continua depois da publicidade

As formas já em vigor, como débito em conta e pagamento de código de barras continuam válidas. Entretanto, a Aneel decidiu que o pagamento de conta de luz deverá ter o Pix como opção.

A medida visa trazer mais facilidades para os clientes quitarem seus débitos. O sistema de pagamento instantâneo inclusive já foi adotado por algumas companhias, embora o sistema não siga um padrão em todas.

Pix para pagar conta de luz

Leia também

Recentemente a diretoria da Aneel determinou que as empresas de distribuição de energia elétrica devem incluir o Pix como forma de pagamento das faturas de luz. A opção é uma maneira de melhorar a experiência dos clientes na hora de quitar as contas.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a ferramenta é obrigatória e as companhias energéticas terão até 120 dias para se adequar e começar a oferta desta modalidade de pagamento a seus clientes. As companhias podem disponibilizar o QR Code, para que o pagamento seja feito via Pix.

Com essa implementação, a Aneel aguarda uma melhora na experiência do consumidor ao efetuar o pagamento de suas contas de energia, evitando problemas como a demora para o reconhecimento de pagamentos, o que pode suspender o fornecimento de energia.

continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, espera-se que com esse novo mecanismo as distribuidoras possam ter uma operação melhor, já que o Pix é um serviço instantâneo e vai colaborar para uma certa redução de custos operacionais para as empresas.

Vantagens e desvantagens esperadas

O Pix é um sistema de pagamentos criado para modernizar as transações bancárias para milhões de usuários brasileiros. Mesmo com a existência de algumas companhias já adotando essa forma de pagamento, ainda não havia uma regulamentação deste tipo.

Sendo assim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em seu papel de regulamentação, adotou uma medida para que todas as companhias energéticas usem o Pix como forma de seus clientes quitarem os débitos com as contas de luz.

continua depois da publicidade

Todavia, a Aneel espera que com essa nova medida o consumidor tenha uma melhor experiência na hora de pagar suas contas. Assim, espera-se que com a adoção do Pix o mecanismo para reconhecimento de pagamento de faturas seja mais rápido, visto que o Pix é uma forma instantânea de pagamentos.

Por outro lado, o relator do processo fez questão de frisar que operações por Pix geralmente possuem custo abaixo do operacionalizado pelos bancos. Nesse sentido, a distribuidora de energia economiza em taxas bancárias que não são cobradas nesse tipo de transação.

Sobre o Pix

O Pix é uma ferramenta de pagamentos instantâneos, criada pelo Banco Central e em operação desde novembro de 2020. Atualmente o Pix é a forma de pagamento mais usada no país, porém pouco utilizada por alguns segmentos.

Em outubro de 2021 existiam cerca de 141,4 milhões de pessoas usuárias do Pix. Nesse sentido, segundo dados do Banco Central, existem cerca de 550 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo que 521 milhões são de pessoas físicas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade