Quem pode pedir o Kit Antena Digital do governo? Confira as regras

Saiba quem tem direito a receber gratuitamente o aparelho para acesso à TV aberta e como solicitá-lo.

Com a chegada gradual da tecnologia 5G em capitais e regiões metropolitanas, mais de 10 mil famílias com direito ao Kit Antena Digital já tiveram os modelos convencionais substituídos. Os dados são do governo federal, que disponibiliza a tecnologia para um grupo específico de beneficiários antigos e novos.

continua depois da publicidade

Saiba a seguir quem pode solicitar gratuitamente o primeiro Kit Antena Digital ou a substituição do antigo. Entenda também o que muda no programa com o 5G, em fase de implementação em cidades com mais de 500 mil habitantes.

Quem tem direito ao Kit Antena Digital?

O requisito para solicitar o equipamento distribuído pelo governo é estar inscrito no Cadastro Único, o CadÚnico, atualmente exigido para participação em 25 programas sociais do governo.

Leia também

Famílias sem equipamentos em funcionamento podem solicitar o primeiro kit. Já os grupos com antenas parabólicas antigas e residentes em municípios com 5G em fase de implementação podem pedir a substituição dos itens, com o objetivo de assistir à TV sem interferência no acesso ao sinal digital.

continua depois da publicidade

Como solicitar os kits gratuitos?

O pedido é realizado por meio do Número de Identificação Social (NIS) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que deve ser informado pelo inscrito no CadÚnico a um dos seguintes canais de atendimento do Siga Antenado:

  • Pelo site;
  • Pelo central 0800 729 2404.

Parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Siga Antenado é o programa responsável pela administração da faixa e agendamento das entregas. Ao realizar a solicitação, o interessado deve escolher o melhor dia e horário para receber a instalação do equipamento.

continua depois da publicidade

Por que os equipamentos antigos devem ser substituídos?

Beneficiários com antena parabólica convencional precisarão substituir os equipamentos por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz, que deixará de existir em breve, e da migração das bandas C para a Ku. “Com a medida, a transmissão via satélite de canais abertos de TV mudará de faixa para evitar interferências do 5G”, explica o governo federal.

Quem deve substituir equipamentos?

“Os equipamentos de recepção do sinal digital são mais modernos e trazem vantagens como imagem mais nítida, som de melhor qualidade, mais tecnologia, novos canais e programação regional”, destaca o governo. Confira a seguir quais tipos de antena demandarão adequações por conta do 5G:
Kit Antena Digital

Reprodução: Siga Antenado

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade