Netflix vai bloquear o compartilhamento de senhas em breve

A plataforma de streaming Netflix revelou que vai bloquear o compartilhamento de senhas em breve, impedindo que terceiros acessem a conta dos assinantes para usufruir do serviço.

A Netflix deve começar a bloquear o compartilhamento de senhas de usuários em breve. A plataforma de streaming vem dando novos passos nessa saga, e informou recentemente que pretende levar as medidas utilizadas para conter o uso de contas em vários endereços diferentes para mais usuários. Esse anúncio foi feito na última quinta-feira (19), durante relatório financeiro do quarto trimestre de 2022.

continua depois da publicidade

Nesse documento, a empresa explicou sobre como a prática prejudica a capacidade da Netflix de investir e melhorar a plataforma, bem como desenvolver os negócios propriamente. Assim, eles estarão tomando medidas mais drásticas para evitar que usuários emprestem contas para terceiros, uma prática comum atualmente.

No momento, as tentativas de contenção já estão funcionando em alguns países da América Latina, instituídas desde junho de 2022. Até o fim do primeiro trimestre de 2023, no dia 31 de março, porém, a plataforma de streaming deve implementar o compartilhamento pago mais amplamente.

Netflix vai bloquear o compartilhamento de senhas em breve

Leia também

Apesar dos termos de uso da Netflix limitarem o uso da plataforma a uma só família, essa mudança envolve membros que compartilham as contas mais amplamente. Por sua vez, a cobrança por endereço extra ainda não possui muitas informações, com base no que foi liberado pelo comunicado.

continua depois da publicidade

De acordo com a empresa, o padrão deve ser semelhante ao que já vem sendo aplicado em alguns países da América Latina, como Costa Rica, Peru e Colômbia. Nele, é oferecida uma opção para adicionar novos endereços para assistir aos conteúdos, mediante o pagamento de uma taxa por novo endereço cadastrado. Em relação aos preços, é provável que variem entre R$ 9 e R$ 16, levando em consideração os que já lidam com o experimento.

As mudanças que devem ser instituídas foram recebidas com expectativa e apreensão. Afinal, a mudança de postura da Netflix deve levantar opiniões adversas de sua base de assinantes. Com base no levantamento da empresa, estima-se que mais de 100 milhões de contas ao redor do mundo compartilham suas senhas, e isso afeta o crescimento a longo prazo da companhia.

continua depois da publicidade

Mesmo assim, a cobrança adicional pode criar um efeito reverso e extremamente negativo. Nos países onde isso já foi instituído, foi percebido um aumento no cancelamento de assinaturas, uma reação em cadeia por parte dos usuários.

A aposta da Netflix, por sua vez, é que a nova política mude o comportamento dos usuários. Com o tempo, a companhia constatou que o total de ativações de contas que pertenciam aos indivíduos que emprestavam a senha de terceiros também subiu, o que pode trazer um aumento de receita desejado.

Questões a respeito da mudança de endereço

De forma que seja possível colocar esse plano em prática, a plataforma deve utilizar informações do dispositivo, atividade da conta e o endereço IP do usuário para determinar onde a reprodução está acontecendo. Por tal motivo, surge uma dúvida: o que acontece com a ferramenta durante as viagens?

continua depois da publicidade

Sobre isso, a Netflix já garantiu aos seus assinantes que, como já ocorre atualmente, todos os associados podem assistir enquanto viajam, tanto na TV quanto em dispositivos móveis.

Durante seu experimento na América Latina, a empresa informou que existe uma janela de duas semanas para que o usuário assista filmes e séries de outro endereço. A partir de então, a contratação do endereço extra passa a ser ofertada.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade