Atenção: tempestade e chuvas intensas em 593 cidades, diz INMET

Confira mais informações divulgadas pelo novo boletim climático do Instituto Nacional de Meteorologia em relação aos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou, nesta terça-feira (17/01) um novo boletim climático a respeito da previsão do tempo para os próximos dias no Brasil. De acordo com o instituto, 593 cidades em todo o país deverão enfrentar mais dias de chuvas e, inclusive, tempestades.

continua depois da publicidade

Os principais avisos deste boletim do INMET se referem a chuvas intensas e estão classificados no grau de severidade “Perigo”, que tem a ver com riscos de alagamentos, desmoronamentos, enchentes e outras tragédias decorrentes de grandes volumes de chuva.

Tempestade em 433 municípios

O alerta de tempestade é voltado a 433 municípios brasileiros. Esse aviso é válido entre às 09h51 do dia 17 de janeiro e às 10h do dia 18 de janeiro.

Leia também

As áreas afetadas são: Norte Pioneiro Paranaense, Centro-Sul Mato-grossense, Metropolitana de Curitiba, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Presidente Prudente, Sudeste Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Pantanais Sul Mato-grossense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Itapetininga, Sul Goiano, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Centro Ocidental Paranaense, Assis, Litoral Sul Paulista, Norte Mato-grossense, Norte Catarinense, Sudeste Paranaense, Nordeste Mato-grossense.

continua depois da publicidade

Chuvas intensas 160 em cidades

Outras cidades que foram apontadas pelo INMET como as que podem ter chuvas intensas estão nestas regiões: Baixo Amazonas, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Centro-Sul Mato-grossense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Leste Rondoniense, Madeira-Guaporé, Sul de Roraima, Sudoeste Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense.

Esse alerta é válido entre às 09h54 do dia 17 de janeiro e às 10h do dia 18 de janeiro.

Como são muitos municípios listados no boletim do INMET, o ideal é verificar o documento e conferir se a sua cidade está nas regiões de alerta. Para acessar, clique aqui.

continua depois da publicidade

O que fazer em caso de chuvas intensas?

É de extrema importância, em caso de chuvas intensas, tomar as precauções necessárias para evitar situações de risco e de prejuízos materiais.

Por isso, se houver muitas rajadas de vento, por exemplo, não é aconselhável buscar abrigo embaixo de árvores, já que existe risco de quedas de galhos e também de descargas elétricas devido aos raios.

Nesses momentos, também é recomendado não estacionar veículos em regiões próximas a torres de transmissão, toldos, placas de propaganda e outras estruturas que possam ser levadas pelos ventos fortes.

continua depois da publicidade

Se estiver em casa, tire os aparelhos eletrônicos da tomada e desligue o quadro geral de energia elétrica, pois a oscilação de energia, típica em dias de muita chuva, pode queimar aparelhos, causar curto-circuito e comprometer os sistemas elétricos.

Se precisar de mais informações, ligue para o número 199, que é da central de atendimento da Defesa Civil, ou para o 193, do Corpo de Bombeiros.

Haverá baixa umidade no Sul do país

O boletim do INMET também destacou que, nesta terça-feira, a região Sul do país terá baixa umidade. Segundo o instituto, 122 municípios serão atingidos pelo fenômeno, que também foi classificado como perigoso.

As áreas mais afetadas pela baixa umidade serão: Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense.

Esse alerta é válido entre às 09h41 do dia 17 de janeiro e às 18h do dia 17 de janeiro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade