Reforma Tributária será pauta de discussão para o primeiro semestre

Na última semana, o novo ministro da Fazenda afirmou em reunião do gabinete que pretende tirar a Reforma Tributária do papel ainda no primeiro semestre de 2023.

Na última sexta-feira (13), o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que a Reforma Tributária sairá do papel ainda no primeiro semestre de 2023. A fala aconteceu durante uma reunião no gabinete de pasta em São Paulo (SP).

continua depois da publicidade

Na ocasião, economistas e analistas do mercado financeiro estavam reunidos para discutir os próximos passos do Ministério da Fazenda no novo governo Lula (PT). Apesar do retorno da pauta à agenda política, existem aspectos específicos a serem discutidos. Saiba mais a seguir:

Como será a Reforma Tributária?

De acordo com Haddad, as propostas que envolvem a Reforma Tributária estão sendo estudadas para que haja um direcionamento específico sobre as questões tributárias ainda no primeiro trimestre. Entretanto, os representantes do Governo Federal defendem o projeto apresentado no Congresso Nacional.

Leia também

Em específico, o texto prevê a unificação de impostos e redução da carga tributária aos empreendedores. Após a reunião, analistas do mercado divulgaram em suas redes sociais que o posicionamento de Haddad é um sinal positivo para o desenvolvimento da economia nacional.

continua depois da publicidade

Anteriormente, economistas e membros vinculados à Bolsa de Valores não tinham expectativas de que a Reforma Tributária tivesse continuidade nesse ano. Em casos de transição de governo, as pautas prioritárias partem das propostas de campanha.

No entanto, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu em sua campanha que a Reforma Tributária seria um instrumento para o desenvolvimento econômico do país. Na época da corrida presidencial, o programa da coligação Brasil da Esperança propôs uma ampla modificação.

Sobretudo, o projeto apresentado pela equipe de governo prevê uma reforma que provoque também maior sustentabilidade socioambiental e climática. O programa menciona a redução e simplificação do tributo relacionado ao consumo.

continua depois da publicidade

Quais são as propostas de Haddad?

Na última semana, o Ministério da Fazenda retomou a coordenação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Além disso, houve alterações no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

Nesse mesmo período de atividades, foi criado o Litígio Zero, um novo programa para renegociação de dívidas. Mais especificamente, pretende atender aos Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) que tenham dívidas em até 60 salários mínimos.

Ademais, o Litígio Zero permite a quitação de débitos inscritos, ou não, em dívida ativa. O programa estabelece descontos de até 50% em relação ao valor total, juros e mora. Portanto, segue os mesmos moldes do antigo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da Receita Federal.

continua depois da publicidade

Acima de tudo, as ações partem de um esforço do ministro Fernando Haddad e sua equipe para reduzir o rombo das contas públicas neste ano. A longo prazo, o plano é reduzir, ou acabar com o déficit primário.

Basicamente, essas são as despesas que ultrapassam a receita prevista, desconsiderando os juros. Em números específicos, isso representa uma dívida de R$ 231,5 bilhões nas contas do Governo Federal para 2023.

No geral, essa dívida parte dos efeitos da antiga PEC da Transição, responsável por causar cerca de R$ 145 bilhões em despesas. Na época, a medida foi aprovada através da alteração da regra do teto de gastos, responsável por limitar os gastos em relação à inflação do ano anterior.

De acordo com os especialistas, o teto de gastos é o principal desafio do atual governo, em especial no que refere-se à aprovação de projetos e medidas de desenvolvimento econômico. Com a Reforma Tributária, espera-se que haja redução no déficit das contas públicas e controle da inflação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade