CNH sem multas pode render benefícios em 2023; entenda

Motoristas mais disciplinados podem receber alguns benefícios, desde que não tenham recebido multas durante um número específico de meses.

Motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem multas podem conseguir alguns benefícios em 2023. A medida diz respeito a um banco de dados de caráter nacional que procura trazer alguns benefícios para condutores disciplinados.

continua depois da publicidade

O cadastro foi criado para conscientizar a população brasileira sobre segurança e responsabilidade no trânsito, o cadastro foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e sua regulamentação foi promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contram), em julho de 2022.

Até agora, cerca de 3 milhões de motoristas já estão fazendo parte do cadastro, sendo que de acordo com a autoridade de trânsito brasileira, dessas, cerca de 500 mil pessoas ainda estavam inativas por não preencherem algum requisito presente no Art 268-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Benefícios para uma CNH sem multas

Leia também

Motoristas que não cometeram uma infração sequer de trânsito durante os últimos 12 meses podem fazer a solicitação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O cadastro foi criado como forma de beneficiar motoristas disciplinados, que transitam de acordo com a lei de trânsito brasileira.

continua depois da publicidade

Disponível desde o dia 13 de outubro para cadastro, o Registro Nacional Positivo de Condutores foi desenvolvido pelo Serpro e regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contram), desde julho de 2022.

Assim, o motorista que se enquadra no perfil disciplinado e deseja receber alguns benefícios, pode fazer a solicitação de entrada no cadastrado baixando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou a partir do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A entrada no Registro Nacional Positivo de Condutores oferece algumas recompensas aos motoristas que respeitam as leis de trânsito. Nesse sentido, ao participar do cadastro, o condutor pode receber benefícios de empresas e órgãos públicos que aderiram à iniciativa, como descontos e isenção de taxas, promoções em locação de veículos e contratação de seguros e mais.

continua depois da publicidade

Como fazer a solicitação de cadastro

O motorista interessado em ter os dados incluídos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), basta baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para smartphones em geral.

Em seguida, é necessário preencher os dados solicitados e acessar a conta. Após esta primeira etapa, o motorista deve procurar pela opção “Condutor”, na tela principal do aplicativo e logo depois procurar pela aba “Cadastro Positivo”. Nesse sentido, basta autorizar a participação no cadastro para participar de fato do Registro Nacional.

continua depois da publicidade

Motivos para o cadastro não ser aceito

O Registro Nacional Positivo de Condutores realizará verificações periódicas, que podem agir de forma a desativar o cadastro de motoristas tiverem pontuação por infração ou que tenham tido o direito de dirigir suspenso.

Outros motivos que levam à suspensão do cadastro do motorista, são Carteira Nacional de Habilitação cassada ou vencida há mais de 30 dias ou se o cadastrado cumprir pena privativa de liberdade.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade