Calendário de Eclipses em 2023: veja datas previstas para este ano

O ano de 2023 será repleto de fenômenos como eclipses, superluas, chuvas de meteoros e outros eventos astronômicos.

Um dos eventos astronômicos mais fascinantes são os eclipses, onde a população fica na expectativa nas horas anteriores para não perder a mudança que ocorre no céu.

continua depois da publicidade

Esses momentos ocorrem em algumas ocasiões durante o ano e para apreciá-los você também deve coincidir em estar na área geográfica apropriada, portanto nem em todos os países você pode apreciar essas experiências.

Diante disso, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), agência dos Estados Unidos, mantêm um registro cuidadoso dos eclipses e possuem um banco de dados que considera os detalhes de cada um até o ano 2100. Assim, pelo menos 4 eclipses estão previstos para acontecer em 2023. Confira a seguir as datas de cada fenômeno.

Como ocorrem os eclipses?

Leia também

Em suma, há dois requisitos para que um eclipse ocorra: o primeiro é que tanto a Terra quanto a Lua estejam perfeitamente alinhadas, algo que só acontece nos dias de lua nova e lua cheia. Durante o resto dos dias da fase lunar, a lua não está perfeitamente alinhada com a Terra e, assim, não pode haver eclipses.

continua depois da publicidade

O segundo requisito é que ambos os corpos celestes estejam perfeitamente alinhados, por sua vez, com o sol; algo que não acontece com frequência porque a Terra e a Lua não se movem na mesma rota em comparação com a estrela.

Há uma ligeira diferença de inclinação de cerca de cinco graus entre o ângulo em que a Terra gira em torno do sol e o ângulo em que a lua gira em torno da Terra. Essa diferença impede que os eclipses ocorram todos os meses. No entanto, eventualmente quando eles se alinham ocorrem os eclipses.

continua depois da publicidade

Desse modo, quando a lua se alinha entre o sol e a Terra, vemos um eclipse solar; quando eles estão alinhados de tal forma que a lua está exatamente atrás da Terra em relação ao sol, vemos um eclipse do tipo lunar. É basicamente um jogo de sombra.

Calendário de eclipses em 2023

Segundo informações da NASA, os eclipses acontecerão nas seguintes datas este ano:

Eclipse solar (20 de abril de 2023)

O primeiro evento do ano é um eclipse solar que pode ser visto em uma pequena faixa habitável do planeta. Principalmente no Sudeste Asiático e na Austrália, e nos oceanos Pacífico e Índico e, na Antártica.

continua depois da publicidade

Eclipse lunar do tipo penumbral (5 de maio de 2023)

Não será visível deste lado do mundo. Portanto, este fenômeno será apreciado na Europa, Ásia, Austrália e África. Além disso, nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e na Antártica.

Eclipse solar do tipo anular (14 de outubro de 2023)

Um tipo de eclipse que ocorre quando a Lua encobre o Sol, porém, como a distância varia em relação à Terra, o satélite não esconde totalmente a estrela, então é gerada uma luz em forma de anel. Ele será visível na África Ocidental, América do Norte, América do Sul e nos oceanos Pacífico e Atlântico, bem como no Ártico.

Eclipse lunar do tipo parcial (28 de outubro de 2023)

Visível na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul (inclusive no Brasil), oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e Ártico e Antártico. Por fim, lembre-se que ao observar um eclipse solar, é necessário o uso de proteção ocular especial , pois olhar diretamente durante o evento pode causar danos permanentes aos olhos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade