Alerta INMET: Chuva forte pode atingir mais de 1,1 mil cidades

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê até 100mm de chuva por dia, além de fortes rajadas de vento de até 100 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (30), um alerta para chuvas intensas em mais de 1,1 mil cidades brasileiras. Entre as regiões que podem ser afetadas estão o Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano e Sudeste Paraense.

continua depois da publicidade

A previsão do Inmet indica chuvas entre 30mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a casa de 100 km/h. Ainda, segundo o instituto existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso emitido às 10h50 desta sexta é válido até às 10h de amanhã (31).

Além disso, é possível conferir a lista completa de cidades citadas no comunicado do Inmet acessando o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Áreas sob risco potencial de chuva forte

Leia também
  1. Centro Goiano;
  2. Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
  3. Leste Goiano;
  4. Sudeste Paraense;
  5. Ocidental do Tocantins;
  6. Oeste Maranhense;
  7. Nordeste Paraense;
  8. Centro-Sul Mato-grossense;
  9. Vale do Acre;
  10. Sul Goiano;
  11. Nordeste Mato-grossense;
  12. Oeste de Minas;
  13. Sul/Sudoeste de Minas;
  14. Norte Maranhense;
  15. Zona da Mata;
  16. Campo das Vertentes;
  17. Norte Mato-grossense;
  18. Leste Rondoniense;
  19. Sudoeste Paraense;
  20. Ribeirão Preto;
  21. Leste Maranhense;
  22. Sudeste Mato-grossense;
  23. Norte Goiano;
  24. Sul Fluminense;
  25. Noroeste Fluminense;
  26. Sul Amazonense;
  27. Noroeste Goiano;
  28. Centro Maranhense;
  29. Vale do Paraíba Paulista;
  30. Centro Fluminense;
  31. Sudoeste Amazonense;
  32. Sul Maranhense;
  33. Oriental do Tocantins;
  34. Metropolitana do Rio de Janeiro;
  35. Metropolitana de Belém;
  36. Madeira-Guaporé;
  37. Campinas;
  38. Central Mineira;
  39. Vale do Juruá;
  40. Sudoeste Mato-grossense;
  41. Noroeste de Minas;
  42. Norte Fluminense.

Previsão para a virada do ano

Quem vai festejar o Réveillon deve ficar atento às condições climáticas neste sábado (31). Apesar de ser esperado muito calor com a chegada do verão, a previsão é de chuvas volumosas devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

continua depois da publicidade

No Sul, o tempo deve ficar estável e com poucas chuvas no último dia do ano. Além disso, as temperaturas máximas podem ultrapassar os 30°C neste sábado e no dia 1º de janeiro de 2023, inclusive na capital gaúcha, Porto Alegre. Por outro lado, Santa Catarina e Paraná podem apresentar algumas nuvens carregadas, mas não há grandes riscos de chuva forte para esses estados.

A previsão também é de tempo firme no Nordeste. Apesar disso, há probabilidade de precipitações no Maranhão, Piauí e Ceará. No litoral, pode haver chuva passageira, mas predomina o sol e o calor na virada do ano.

continua depois da publicidade

Por fim, no Norte do país são esperadas pancadas de chuva no oeste do Amazonas e Acre, e em parte do Pará e Amapá. Em Roraima, também estão previstos volumes de chuva forte na passagem de ano, especialmente na capital, Boa Vista.

O que evitar durante chuvas intensas?

De acordo com o Inmet, em caso de temporais com rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também não estacione veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda. Em casa, desligue o quadro geral de energia e evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Se tiver dúvidas, busque mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade