Multa maior para quem usa o celular ao volante é proposta no Senado

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, atualmente o motorista que for flagrado usando o celular enquanto dirige perde sete pontos na carteira e deve pagar quase R$ 300.

De acordo com as normativas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista precisa estar atento enquanto conduz qualquer tipo de veículo, a fim de preservar a própria integridade física e a dos demais, sejam passageiros ou pedestres.

continua depois da publicidade

Entre os fatores que reduzem a atenção ao volante está, sem dúvidas, o uso do celular. Ainda que o manuseio do aparelho durante o ato de dirigir não seja considerado crime, é importante saber que o ato é classificado como uma infração administrativa gravíssima.

O uso do celular é proibido mesmo quando o veículo está parado, como em semáforos ou congestionamentos, e a multa prevista para esse tipo de infração é de R$ 292,47.

Além do pagamento da multa, usar o celular enquanto dirige pode resultar em uma penalidade de sete pontos no registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

continua depois da publicidade
Leia também

Proposta aumenta a multa por uso de celular ao volante

No Brasil, a cada hora são flagrados 28 motoristas usando o celular enquanto dirigem, mas esse número possivelmente é muito maior.

Pensando em aumentar as consequências para os motoristas que descumprirem a Lei, a senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE) elaborou um Projeto de Lei que visa dobrar o valor da multa por uso de telefone celular ao volante.
De acordo com a senadora, o aumento da multa pode gerar uma melhora significativa no trânsito em todo o território brasileiro.

continua depois da publicidade

“O uso do celular já é a terceira causa de morte no trânsito. Acredito que o agravamento da pena tende a diminuir o uso do celular ao volante e, consequentemente, o número de acidentes nas ruas e nas estradas brasileiras”, declarou a parlamentar.

O PL 2699/2022 está, atualmente, em tramitação no Senado. A ideia é alterar a Lei 9.503/1997, relativa ao CTB.

Riscos do uso do celular ao volante

Quando o condutor usa o telefone celular enquanto dirige para ler mensagens de texto, os riscos de se envolver em algum tipo de sinistro aumentam em até 400%. Esse perigo fica 23 vezes maior quando o motorista usa o celular para digitar mensagens enquanto dirige.

Ainda que a infração represente um perigo real à sociedade, ela é uma das mais comuns, especialmente devido aos acessórios eletrônicos que hoje permitem fixar o celular ao painel dos veículos.

continua depois da publicidade

O uso do celular ao volante, atualmente, é a terceira principal causa de mortes em decorrência de acidentes de trânsito em todo o Brasil, perdendo apenas para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade