INSS: veja como será o atendimento durante o final deste ano de 2022

Durante o final de 2022, o atendimento nas agências do INSS deve passar por algumas alterações de horário. Confira as mudanças e fique atento quanto aos serviços disponíveis.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e vários outros benefícios aos segurados e demais cidadãos brasileiros. Com a chegada das festas de fim de ano, muitos beneficiários com pendências ou que precisam comparecer às agências se perguntam a respeito do funcionamento dos centros nesta época.

continua depois da publicidade

Por sua vez, o atendimento nas agências do INSS neste fim de ano deve ocorrer normalmente, de segunda a sexta-feira, no horário habitual em que são feitas as consultas.

Contudo, é preciso ter em mente que haverão alterações. Nos dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente Natal e Ano Novo, o atendimento na Central 135, por meio de responsáveis do instituto, só deve ocorrer das 7h às 16h.

Como será o atendimento do INSS durante o final deste ano?

Leia também

Da mesma forma, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, o atendimento humano da Central não irá funcionar. Nos outros dias da semana, porém, é possível tirar dúvidas, requisitar benefícios ou resolver pendências normalmente, no horário das 7h às 22h.

continua depois da publicidade

Seja como for, aqueles que precisarem de informações com emergência sempre podem recorrer ao atendimento eletrônico do número 135. Ele funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Tanto na véspera quanto nos feriados do final de 2022 este modelo estará disponível para os cidadãos.

O atendimento eletrônico da central do INSS é essencial para boa parte dos segurados. Por meio dele, é possível obter informações sobre os benefícios, agendamento de atendimento na agência e questões a respeito do pagamento das parcelas. Outros serviços estão igualmente disponíveis no portal Meu INSS, ou no aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS.

continua depois da publicidade

Feriados em 2023

Com a chegada do final do ano, muitos brasileiros já se preparam para o calendário de 2023, e consequentemente, para os feriados nacionais do ano que vem. Diferente de 2022, as folgas prolongadas de 2023 serão mais generosas. Por exemplo, apenas um feriado cairá em um final de semana. Confira:

  • 1º de janeiro – Confraternização Universal (domingo);
  • 20 de fevereiro – Carnaval (segunda-feira; ponto facultativo);
  • 21 de fevereiro – Carnaval (terça-feira; ponto facultativo);
  • 7 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira);
  • 21 de abril – Tiradentes (sexta-feira);
  • 1º de maio – Dia do Trabalho (segunda-feira);
  • 8 de junho – Corpus Christi (quinta-feira);
  • 7 de setembro – Independência do Brasil (quinta-feira);
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira);
  • 2 de novembro – Finados (quinta-feira);
  • 15 de novembro – Proclamação da República (quarta-feira);
  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra (segunda-feira);
  • 25 de dezembro – Natal (segunda-feira).

Além disso, atualmente, o Congresso Nacional possui três propostas que estão em tramitação que podem estabelecer novas folgas no país. Assim, o calendário para os próximos anos pode ser modificado, caso haja a aprovação nas instâncias responsáveis.

Os possíveis novos feriados serão o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, o Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril, e o Dia da Mulher, no dia 8 de março.

continua depois da publicidade

Atualmente, o Dia da Consciência Negra já foi determinado como ponto facultativo em alguns estados, e outros concedem folgas obrigatórias na data. Com a institucionalização, o dia 20 de novembro deve se tornar uma folga unânime em todo o Brasil.

Já o Dia dos Povos Indígenas e o Dia da Mulher devem se tornar datas de peso por conta da relevância social, histórica e até mesmo cultural no país. A institucionalização dos feriados seria um aceno político nos dois casos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade