INSS, bancos e Correios: confira o que abre e fecha durante o final de ano

Correios, bancos e agências do INSS já anunciaram sobre o funcionamento nos feriados. Natal e Ano Novo serão em finais de semana.

Neste domingo, dia 25 de dezembro, será comemorado o Natal. Já na próxima semana, virada de sábado para domingo, ocorrerá o Ano Novo. Ambas as datas mexem com milhões de pessoas e, com isso, o comércio e órgãos públicos também são afetados. Assim, comunicados já foram emitidos sobre o que abre e fecha durante o Natal e o Ano Novo.

continua depois da publicidade

Segundo o calendário do governo, tanto o Natal quanto o Ano Novo são considerados como feriados nacionais. Isso quer dizer que todos os órgãos e empresas são obrigados a liberarem seus funcionários para folga. Caso não façam isso, deverão pagar valor dobrado aos funcionários que trabalharem e ainda oferecer dia de descanso ao longo da semana.

O que abre e fecha durante o Natal e Ano Novo

De acordo com os comunicados e notas emitidas até o momento, veja o que abre e fecha no Natal e no Ano Novo:

Leia também

Agências do INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionarão normalmente no final do ano, de segunda-feira a sexta-feira. Ou seja, o horário habitual de atendimento continuará.

continua depois da publicidade

Por outro lado, foi informado que o atendimento humano da Central de Atendimento (telefone 135) terá alterações nos dias 24 e 31 de dezembro. O funcionamento será das 7h às 16h.  Já no dia do Natal (25 de dezembro) e no ano novo (01 de janeiro), o atendimento humano não será feito.

Ainda de acordo com o INSS, o atendimento automático continuará funcionando normalmente, 24 horas por dia, durante todos os dias. Assim, consultas sobre agendamentos, informações de benefícios e outros detalhes podem ser obtidos.

continua depois da publicidade

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um comunicado informando que os bancos abrirão somente nos dias úteis (segunda-feira a sexta-feira). Já os serviços online (internet banking) continuarão funcionando normalmente, durante 24 horas.

Geralmente, as contas de água, gás e eletricidade não vencem em feriados ou em finais de semana. Mas, se for o caso, a pessoa poderá realizar o pagamento no primeiro dia útil após o vencimento sem nenhum tipo de multa ou penalidade envolvida.

Correios

Os Correios abrirão normalmente, de segunda-feira a sexta-feira. No dia 24, somente abrirão as agências que já possuem funcionamento aos sábados. Já nos dias 25 de dezembro, 31 de dezembro e 01 de janeiro nenhuma agência será aberta. O retorno ocorrerá em 02 de janeiro de 2023.

continua depois da publicidade

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) abrirá no dia 24, das 8h às 14h, mas não funcionará no dia 31 de dezembro de 2022, no Natal e no Ano Novo. Por outro lado, os canais de atendimento automático funcionarão normalmente, 24 horas por dia.

Demais órgãos e comércio

A maior parte dos demais órgãos e do comércio não abrirão no dia 25 de dezembro e nem no dia 01 de janeiro de 2023. Contudo, é provável que bares e restaurantes abram por conta das festas de fim de ano.

Além disso, serviços e atividades considerados como essenciais estarão funcionando. Portanto, farmácias, hospitais e supermercados devem abrir.

Calendário de feriados de 2023

Com o ano chegando ao fim, muitos brasileiros já estão de olho nos feriados nacionais de 2023. Muitas datas deverão ter emendas com finais de semana. Observe:

  • 01 de janeiro de 2023 (domingo): Ano novo (Confraternização Universal);
  • 07 de abril 2023 (sexta-feira): Paixão de Cristo;
  • 21 de abril 2023 (sexta-feira): Dia de Tiradentes;
  • 01 de maio 2023 (segunda-feira): Dia do Trabalho
  • 7 de setembro 2023 (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro 2023 (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil);
  • 2 de novembro 2023 (quinta-feira): Finados;
  • 15 de novembro 2023 (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro 2023 (segunda-feira): Natal.

Vale ressaltar que Carnaval e Corpus Christi não são feriados a nível nacional.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade