Qual será o primeiro feriado nacional de 2023, além do dia 1º de janeiro?

No ano de 2023, os trabalhadores terão a oportunidade de emendar suas folgas por sete vezes. Leia e descubra a data do primeiro feriado nacional para já ir programando a sua folga.

O ano de 2023 ainda nem começou, porém muitas pessoas já estão ansiosas para saberem as datas dos próximos feriados nacionais para já iniciarem os planos de passeios e viagens em suas folgas.

continua depois da publicidade

Diferentemente do que aconteceu neste ano de 2022, que só teve um feriado prolongado, o próximo ano será como chamado por muitas pessoas “o ano da redenção”. Isso porque, em 2023, somente um feriado irá cair na quarta, ou seja, no meio da semana.

Essa é uma ótima notícia para as pessoas que gostam de "emendar" as folgas para aproveitarem bastante o "feriadão". Em 2023 sendo o ano dos feriados prolongados, os trabalhadores poderão emendar o fim de semana por sete vezes nos feriados nacionais. 

Caso sejam incluídos os prováveis pontos facultativos nacionais, a depender da localidade do trabalhador e do cargo ocupado, o número aumenta para nove.

continua depois da publicidade
Leia também

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

Vale ressaltar que feriados nacionais não são a mesma coisa que pontos facultativos, pois os feriados nacionais são previstos por lei federal e valem para todo o território brasileiro. Por outro lado, os pontos facultativos não garantem folga obrigatória e, assim, ficam à critério das empresas ou órgãos públicos.

O levantamento de feriados nacionais que será apresentado não inclui os feriados estaduais e municipais, assim como não abrange as datas como o Carnaval, Corpus Christi e o Dia da Consciência Negra, que são pontos facultativos.

continua depois da publicidade

Em suma, alguns municípios e estados brasileiros adotam estas 3 datas acima como pontos facultativos, o que permite que os trabalhadores brasileiros tenham mais dias de descanso no próximo ano.

Feriados nacionais em 2023

O primeiro feriado nacional que temos, além do dia 1º de janeiro de 2023, será no dia 7 de abril. A data corresponde ao feriado da sexta-feira santa (Paixão de Cristo). Confira a lista de todos os feriados e suas datas a seguir:

  • 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal;
  • 7 de abril (sexta-feira da Semana Santa): Paixão de Cristo;
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho;
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.

Diante do calendário, podemos perceber que são muitos os feriados prolongados no ano de 2023. Serão 4 feriados em uma segunda ou sexta-feira, que possibilitam “emendar” uma folga de 3 dias.

continua depois da publicidade

Ainda, pelo calendário, vemos que 3 outros feriados nacionais irão cair na quinta-feira e abrirão a possibilidade de o trabalhador “emendar” o final de semana em 4 dias para viajar ou descansar durante a ocasião.

Pontos facultativos em 2023

Vale destacar também a lista de pontos facultativos nacionais que são válidos para os servidores públicos brasileiros:

  • 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval;
  • 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval;
  • 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval;
  • 8 e 9 de junho (quinta-feira e sexta-feira): Corpus Christi;
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade