Calendário de feriados prolongados em 2023: confira todas as datas

Feriados prolongados são datas que as pessoas geralmente podem usar para descansar, viajar ou fazerem qualquer outro plano. Confira as datas em 2023.

O ano do brasileiro sempre começa com um feriado. Em 2023, o dia 1º de janeiro cairá em um domingo, que será feriado. Entretanto, o calendário de feriados prolongados em 2023 reserva algumas boas datas para o brasileiro.

continua depois da publicidade

Ao contrário do que aconteceu neste ano, 2023 será marcado por um calendário de feriados prolongados bem mais generoso. Para adiantar, apenas uma data cairá em um final de semana.

Feriados prolongados em 2023

Após um ano de 2022 com muitos feriados prolongados em fins de semana e em dias da semana, o próximo ano será marcado por muitos feriados prolongados, em especial no segundo semestre.

Leia também

As datas consideradas móveis, a exemplo do Carnaval e da Semana Santa, já são uma oportunidade que muitas pessoas aproveitam para prolongar e assim fazer programas um pouco mais longos, como uma viagem de descanso.

continua depois da publicidade

Assim, outros feriados nacionais, como Tiradentes (21 de abril – sexta-feira) e o Dia do Trabalho (1º de maio – segunda-feira) serão oportunidades perfeitas para emendar uns dias e emendar a folga do trabalho.

No segundo semestre, os feriados do Dia da Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados acontecem no fim da semana e são uma grande chance de muitos trabalhadores brasileiros emendarem e terem mais um tempo de descanso.

Durante o mês de novembro, o feriado da Proclamação da República é o único que cai durante a semana. Em algumas localidades, como Alagoas, Rio de Janeiro e Amazonas e em cerca de 1.260 cidades brasileiras, no dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, que também será durante a semana.

continua depois da publicidade

O último feriado do ano será o Natal, que em 2023 acontece em uma segunda-feira. No total, são nove feriados nacionais válidos para todos os estados. Desses, 7 serão prolongados. Os feriados são, afinal, a melhor maneira de descansar ou fazer um programa mais demorado, como uma viagem.

Calendário de feriados prolongados em 2023

O calendário de feriados prolongados em 2023 vai trazer muitos feriados em datas que o brasileiro poderá emendar e curtir um merecido descanso. Confira:

  • 1º de janeiro – Confraternização Universal (domingo);
  • 20 de fevereiro – Carnaval (segunda-feira; ponto facultativo);
  • 21 de fevereiro – Carnaval (terça-feira; ponto facultativo);
  • 7 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira);
  • 21 de abril – Tiradentes (sexta-feira);
  • 1º de maio – Dia do Trabalho (segunda-feira);
  • 8 de junho – Corpus Christi (quinta-feira);
  • 7 de setembro – Independência do Brasil (quinta-feira);
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira);
  • 2 de novembro – Finados (quinta-feira);
  • 15 de novembro – Proclamação da República (quarta-feira);
  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra (segunda-feira);
  • 25 de dezembro – Natal (segunda-feira).

Datas móveis: Carnaval e Semana Santa

O Carnaval é considerado uma data móvel e em 2023 ele acontece entre os dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira). Os dias da festa não são considerados feriados nacionais e sim pontos facultativos. Sendo assim, o Carnaval só pode ser considerado de fato um feriado se estiver determinado na lei estadual ou municipal.

continua depois da publicidade

A Semana Santa é o principal feriado que acontece em abril. Embora a Semana Santa comece no dia 2 de abril, terminando com o Domingo de Páscoa, o único feriado é na Sexta-feira Santa, quando ocorre a Paixão de Cristo. Embora a Páscoa seja importante no calendário, a data não é considerada feriado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade