Pix Garantido: conheça a modalidade que veio para competir com o cartão de crédito

O Pix Garantido promete revolucionar as formas de pagamento parcelado e é uma ameaça aos cartões de crédito. Leia e descubra como funciona essa nova modalidade. 

O Pix, mesmo após mais de dois anos de seu lançamento, é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Com efeito, já foram feitas mais de 26 bilhões de transações pelo Pix, totalizando aproximadamente R$ 13 trilhões de reais.

continua depois da publicidade

Diante disso, o Banco Central quer continuar expandindo essa ferramenta de pagamento instantâneo e lançar o Pix Garantido, que irá competir diretamente com o cartão de crédito e poderá auxiliar na derrubada das atuais e altas taxas de juros.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa eCred, 29% dos brasileiros possuem cinco ou mais cartões de crédito, para obter mais limite e efetuar suas compras.

Apesar do Pix Garantido não ter uma data oficial de lançamento pelo Banco Central, algumas instituições financeiras já se anteciparam e estão oferecendo esse serviço aos seus clientes. Veja a seguir como funciona essa nova modalidade de pagamento.

continua depois da publicidade
Leia também

Como funciona o Pix Garantido?

O Pix Garantido, também chamado de Pix Parcelado, é uma modalidade em que você pode realizar suas compras e fazer um agendamento do pagamento por meio do Pix, independentemente de ter saldo ou não em sua conta. Ainda, é disponibilizada a opção de dividir o valor de sua compra em até 24 vezes.

Nessa modalidade, a instituição financeira que detém a conta do devedor vai se comprometer a realizar o pagamento, conforme ocorre com o cartão de crédito. No entanto, o Pix Garantido é diferente do Pix Agendado, que já está em funcionamento. Isso porque não há recorrência de pagamento, assim seus usuários podem agendar um pagamento e cancelar a operação até a data prevista.

continua depois da publicidade

Desse modo, o Pix Garantido é uma forma de agendar os pagamentos recorrentes, como mensalidades de escolas ou academia, por exemplo. Logo, funcionando de igual maneira que o cartão de crédito, essa nova modalidade concede um prazo para que o consumidor pague suas contas.

É importante deixar claro que o Pix Garantido também apresenta um valor limite estabelecido pela instituição bancária, porém, pode ser utilizado tanto em compras à vista quanto em compras parceladas.

Desse modo, a grande alteração para o Pix atual, que só possibilita a realização de pagamentos feitos à vista, isto é, quando o consumidor possui o dinheiro disponível em sua conta, se concentra no fato de que nesta nova modalidade pode ser feito o parcelamento das compras.

continua depois da publicidade

Vantagens para lojistas e consumidores

O Pix Garantido ainda traz diversas vantagens para os lojistas, pois além da melhoria do fluxo de caixa da empresa, será possível reduzir os custos que são cobrados pelas maquininhas de cartão de crédito na realização de pagamentos parcelados. 

Já para os consumidores, o Pix Garantido é uma opção de crédito que traz taxas de juros bem menores que às operadoras de cartões de crédito. A utilização dessa modalidade é igual ao Pix já em vigor e exclui a necessidade do uso de cartões magnéticos, refletindo também na questão da sustentabilidade.

Segurança do Pix Garantido

Algumas preocupações surgem com a segurança desta nova modalidade, sendo a confiança de que as transações recorrentes serão pagas pelos devedores. Isso porque, existem algumas instituições que oferecem o Pix, mas não possuem autorização de funcionamento pelo Banco Central. Logo, pode haver casos em que o recebedor não confie na instituição e não queira realizar o Pix Garantido.

Por fim, com o lançamento do Pix Garantido, o Banco Central deve estabelecer critérios para a sua utilização em todas as instituições financeiras.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade