Escavação no Coliseu encontra vestígios alimentares de 2 mil anos atrás

A construção do Coliseu começou sob o governo de Vespasiano, em 72 d.C., e foi concluída oito anos depois, durante o império de Tito.

O Coliseu é um dos monumentos mais emblemáticos da época romana, um gigante anfiteatro oval que podia acomodar um público médio de cerca de 65.000 espectadores em suas oitenta fileiras de arquibancadas.

continua depois da publicidade

Seu uso se estendeu por quase cinco séculos, sendo o maior centro de realização de espetáculos públicos como naumaquias, caça de animais, execuções, encenações de batalhas famosas, peças baseadas na mitologia clássica e, claro, lutas entre gladiadores.

Agora, os arqueólogos que começaram a trabalhar no ano passado para limpar cerca de 70 metros de antigos ralos e esgotos sob a gigantesca estrutura, encontraram vestígios de "lanches" consumidos pelos antigos romanos que assistiam a esses eventos.

O que os romanos comiam no Coliseu?

Leia também

A exploração recente nos antigos esgotos sob o Coliseu Romano revelou os tipos de comida que os espectadores comiam nas arquibancadas; ainda, os ossos encontrados também lançaram luz sobre os animais que morriam na arena.

continua depois da publicidade

Os arqueólogos encontraram vestígios de vegetais, pequenas frutas e até pizza, além de carne cozida em braseiros improvisados, segundo um comunicado do Parque Arqueológico do Coliseu.

Restos de uma grande variedade de alimentos saudáveis ​​foram encontrados, incluindo azeitonas, figos, uvas, pêssegos, ameixas, nozes, cerejas, avelãs e amoras.

Descoberta de ossos e moedas antigas

Também foram encontrados fragmentos de ossos de ursos e grandes felinos que provavelmente foram usados ​​para lutas ou como presas em jogos de caça na antiga arena romana, conforme os arqueólogos.

continua depois da publicidade

Outras descobertas incluem mais de 50 moedas de bronze do final do período romano, bem como uma moeda de prata de cerca de 170-171 d.C. para comemorar os 10 anos de governo do imperador Marco Aurélio.

Os pesquisadores apontam que elas poderiam ter sido cunhadas para agradar o povo, como outra campanha de propaganda pessoal. Há também a teoria de que esse dinheiro era lançado ao público, mas caiu na arena, sendo então empurrado para os esgotos pelo sangue das feras abatidas.

continua depois da publicidade

Os anos finais do Coliseu

O estudo, que começou em janeiro de 2021, envolveu a limpeza de cerca de 70 metros de ralos e esgotos sob o Coliseu e é importante para esclarecer seus últimos anos antes de cair em desuso por volta de 523 d.C.

A estrutura monumental começou a se deteriorar no início da Idade Média e depois foi usada como fortaleza, pedreira e hospital, entre outras coisas. Hoje, apenas os turistas lotam a arena histórica aos milhões.

Sobre o Coliseu de Roma

O Coliseu é o monumento mais conhecido de Roma e é considerado um símbolo da cidade. Esta imponente construção, com mais de 2.000 anos de história, foi construída durante a dinastia Flaviana. Assim, ele foi erguido no século I d.C., sob o mandato de Vespasiano, embora sua construção tenha durado 8 anos, já com o imperador Tito no poder.

Naquela época era o maior anfiteatro romano, com 188 m de comprimento, 155 m de largura e 57 m de altura. Suas arquibancadas comportavam mais de 60 mil espectadores, que desfrutavam de espetáculos incríveis: caça de animais silvestres, execuções, lutas de gladiadores e naumaquias, entre outros eventos. Atualmente, é uma das 7 Maravilhas do Mundo e um dos monumentos mais visitados do planeta.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade