Google perdeu o 1° lugar entre as melhores empresas do mundo; veja o top 10

Neste ano, a gigante de tecnologia americana deixou a liderança do ranking das melhores empresas do mundo. Descubra neste texto a empresa que assumiu o primeiro lugar da lista.

O Google perdeu, neste ano, o 1º lugar no ranking das melhores empresas do mundo. A empresa responsável por assumir o posto foi a sul-coreana Samsung, que em 2022 lidera a lista pela primeira vez. Com isso, a gigante de tecnologia americana passou para o segundo lugar do ranking. A lista é elaborada pela empresa especializada em pesquisas globais, a YouGov.

continua depois da publicidade

A plataforma YouGov chegou ao ranking das melhores empresas do mundo ao basear-se em pontuações tiradas do YouGovBrandIndex, o seu rastreador de integridade de marca líder do setor. A métrica usada é o chamado “Índice”. Essa ferramenta mede a integridade geral da marca calculada pela média dos seguintes critérios: impressão, qualidade, valor, satisfação, recomendação e reputação.

O resultado do ranking se deu a partir das pontuações médias do Índice mais altas obtidas entre 28 de setembro de 2021 e 27 de setembro de 2022. A YouGov selecionou as 10 principais marcas em 38 mercados, totalizando 380 marcas. As classificações dessas empresas foram medidas da seguinte forma: quando a empresa alcançava o 1º lugar, ela recebia 10 pontos. Quando ficava na 10º posição, recebia um ponto.

A Samsung ficou em primeiro lugar em quatro países: Coreia do Sul, Holanda, Vietnã e Irlanda. No Reino Unido e na França, a empresa ficou em segundo lugar. Na Alemanha, Austrália e Indonésia, ela ficou em quinto lugar. Na sexta posição, nos Emirados Árabes Unidos e nos Estados Unidos. No Brasil, a companhia sul-coreana ficou em sétimo lugar. No nono lugar, no Canadá e na Dinamarca.

continua depois da publicidade
Leia também

A empresa sul-coreana alcançou 127 pontos, alcançando o primeiro lugar do ranking das melhores empresas do mundo. O Google conseguiu 106 pontos, assumindo a segunda posição do ranking mundial.

Como dito, essa é a primeira vez que a empresa sul-coreana lidera a lista. No ano passado, ela ficou em segundo lugar e, em 2020, ocupou a quarta posição.

continua depois da publicidade

Veja o top 10 das melhores empresas do mundo

Em 2022, o top 10 das melhores empresas do mundo elaborado pela YouGov foi preenchido pelas seguintes empresas:

  1. Samsung;
  2. Google;
  3. YouTube;
  4. Netflix;
  5. Shopee;
  6. WhatsApp;
  7. Toyota;
  8. Colgate;
  9. Mercedes-Benz;
  10. Lidl.

Neste ano, empresas que não faziam parte do ranking das melhores empresas do mundo do ano passado apareceram na lista do top 10. As montadoras de automóveis Toyota e Mercedes-Benz são um exemplo. O contrário também aconteceu. A Adidas, a Nike e Amazon estavam no top 10 no ano passado, mas, neste ano, não apareceram no ranking.

Um destaque do ranking das melhores empresas do mundo deste ano é a Shoppe. Desde 2020, ela vem em um crescente. Em 2020, a empresa de comércio eletrônico com sede no Sudeste Asiático ficou em 8º lugar, em 2021 ocupou a 6ª posição, e neste ano, alcançou a 5ª posição.

continua depois da publicidade

O motivo é a disseminação de um padrão de consumo para comprar produtos relativamente baratos em virtude da inflação global.

Quais são as melhores empresas para os consumidores brasileiros?

Para os consumidores brasileiros, o ranking das melhores empresas é liderado por O Boticário. Em segundo lugar, está a Colgate. A Netflix e a Natura ocupam a terceira e quarta posição do ranking, respectivamente. Em quinto lugar, aparece a Nike.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade