Dezembro terá aumento na conta de luz? Veja decisão da Aneel

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já determinou qual bandeira estará na conta de luz de dezembro.

Todos os meses, a Agência Nacional de Energia Elétrica informa sobre a bandeira tarifária das contas de luz. A Aneel, inclusive, já comunicou como será em dezembro, último mês de 2022.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que as bandeiras tarifárias foram criadas no ano de 2015 como forma de estimular a economia de energia em tempos de seca. Como o Brasil utiliza hidrelétricas, há tendência de menos energia produzida na falta de chuvas.

Assim, a tarifa prevê que haja cobrança a cada KWh extra utilizado acima do limite estipulado em 100 Kwh. As bandeiras estão divididas entre verde (sem aumentos), amarela (R$ 2,989 por KWh extra), vermelha I e vermelha II (R$ 9,795 por KWh extra).

Dezembro terá aumento na conta de luz?

Leia também

De acordo com a Aneel, o mês de dezembro não terá um aumento na conta de luz. A agência decidiu que irá vigorar a bandeira verde, a única que não eleva o valor da conta. Isso se deve a ser um período de chuvas, no qual há abundância na produção de energia.

continua depois da publicidade

Em nota, a Aneel afirmou que “não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”. Ou seja, o padrão será utilizar as hidrelétricas, com custo mais baixo de produção.

É provável que a bandeira verde seja mantida ao longo do verão, temporada na qual as represas das hidrelétricas estão cheias. Mesmo assim, as decisões da Aneel são feitas com apenas um mês de antecedência para tentar prever o melhor cenário possível do Sistema Interligado Nacional (SIN).

continua depois da publicidade

Dicas de economia de energia

A tarifa verde por si só já ajuda na conta do mês. Mas, existem algumas ações que podem fazer com que a conta de luz fique mais barata. Veja algumas:

Banho

O chuveiro elétrico é um dos itens que mais consomem energia. Na hora de tomar banho, procure colocar o chuveiro na opção verão, mais econômica. O botão do inverno só é recomendado para dias que realmente fazem muito frio.

Procure desligar o chuveiro na hora de se ensaboar. Além disso, não exagere no tempo. Entre 10 e 15 minutos dá para tomar um bom banho.

continua depois da publicidade

Tirar aparelhos da tomada

Muitos aparelhos, como televisores, computadores e micro-ondas, ficam 24 horas por dia na tomada, mesmo sem estar sendo utilizados. O modo de espera consome energia.

Ao tirar da tomada, você notará uma diminuição na conta. Por outro lado, eletrodomésticos como a geladeira devem ficar ligados para preservar o frio e não estragar os alimentos.

Reduza o uso do ferro de passar roupa

O ferro de passar roupa gasta muita energia, pois funciona em alta temperatura. Por isso, recomenda-se o uso mais regrado do aparelho. Procure passar todas as roupas de uma só vez e evite ficar ligando e desligando o ferro.

Painel solar

O painel solar ainda é uma tecnologia cara, não sendo acessível a todos. Contudo, quem tem condições deve ao menos considerar o uso da ferramenta. A economia costuma ser significativa e o investimento é pago em poucos anos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade