IBGE: é possível participar do Censo 2022 online; saiba como

Responder o Censo é uma obrigação legal, de acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, sujeito à multa de até dez vezes o valor do salário mínimo.

Desde 1º de agosto está sendo realizado o Censo Demográfico 2022. Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciaram um levantamento sobre o perfil e densidade populacional do país.

continua depois da publicidade

Contudo, desde então, muitos dos recenseadores encontram problemas para coletar as informações dos moradores, especialmente em condomínios, onde se deparam com portarias fechadas.

Desse modo, uma coisa que muita gente desconhece é que se recusar responder ao IBGE pode render multa. Participar do Censo é uma obrigação legal, segundo a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, que afirma o seguinte:

“Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE”.

Leia também

O que acontece se você não participar do Censo 2022?

O cidadão que se recusar a fornecer as informações solicitadas ou mentir nas respostas está sujeito à multa de até 10 vezes o valor do salário mínimo, aproximadamente R$ 12 mil.

continua depois da publicidade

No caso de alguém ter se recusado a responder o Censo em outra ocasião, ou seja, em caso de reincidência a multa pode dobrar. Porém, se o infrator responder o questionário dentro do prazo estabelecido no auto da infração, a cobrança pode ser evitada.

Como participar do Censo 2022 online?

Para quem não sabe, também é possível responder o questionário do Censo 2022 de forma online, porém, mediante algumas regras.

A primeira é que o questionário só pode ser respondido pela internet depois da visita do recenseador no domicílio. Durante a visita, o recenseador entrega um ticket eletrônico para o cidadão ter acesso ao questionário e respondê-lo num prazo de 7 dias.

continua depois da publicidade

As perguntas envolvem temas como educação, trabalho, deficiência, cor ou raça, nupcialidade, rendimento, características das residências, entre outras.

Nesta modalidade, o IBGE ainda fornece um suporte para sanar dúvidas. O Centro de Apoio ao Censo (CAC) está disponível por meio do número 0800 721 8181, prestando atendimento todos os dias, das 8h às 21h30.

Você pode ligar gratuitamente neste telefone, mas fique atento ao horário de atendimento do CAC para conseguir ser atendido.

Caso o cidadão não consiga responder o questionário no prazo estipulado, ele irá receber novamente a visita do recenseador para realizar a entrevista de forma presencial.

continua depois da publicidade

Por que é importante responder o questionário do Censo?

Segundo o IBGE, o Censo contribui para:

  • Saber sobre nascimentos e mortes para elaboração de estimativas populacionais;
  • Conhecer a população residente, auxiliando na formulação de políticas públicas;
  • Apoiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada município;
  • Dar suporte à pesquisas acadêmicas, materiais jornalísticos e estratégias da iniciativa privada;

Por fim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pretende coletar os dados em 89 milhões de endereços em todas as cidades brasileiras, além de aldeias indígenas e áreas quilombolas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade