Energia elétrica: Aneel diz que tarifa em 2023 será mais cara

A estimativa da Aneel sobre a tarifa ser mais cara em 2023 pode afetar diretamente as contas de energia elétrica dos brasileiros no próximo ano.

Na última quarta-feira (23), a Agência Nacional da Energia Elétrica anunciou que a tarifa de energia elétrica vai subir em 5,6%, em média, no próximo ano. A informação foi divulgada com o grupo de Minas e Energia que integram a equipe de transição do novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

continua depois da publicidade

Entretanto, o aumento da tarifa em 2023 será variável conforme as distribuidoras de energia. Sobretudo, mais do que entender as porcentagens é fundamental conhecer mais sobre as aplicações diretas nas contas de energia elétrica. Saiba mais a seguir:

Como funcionará a tarifa de energia elétrica em 2023?

De acordo com Aneel, a tarifa de energia elétrica em 2023 vai variar de acordo com cada distribuidora de energia. Sendo assim, cerca de 7 distribuidoras terão um reajuste acima de 10% enquanto 15 outras passarão por mudanças entre 5% e 10%. Por fim, 17 distribuidoras poderão ter um ajude entre 0% e 5%, enquanto 13 distribuidoras passarão por um reajuste inferior a 0%.

Leia também

No geral, as alterações serão feitas individualmente para cada distribuidora. Comumente, essa mudança acontece na data de aniversário do contrato de concessão do direito de distribuir energia elétrica no país.

continua depois da publicidade

Por isso, deve-se seguir a média de 5,6% como referência na hora de criar estimativas para os novos valores da conta de energia elétrica. Sobretudo, as diferenças nos reajustes são causadas pelo gasto na compra, transmissão e distribuição desse recurso. Porém, fatores como o crédito tributário que a companhia tem direito também afeta o cálculo.

Entretanto, é comum que esses créditos tributários sejam utilizados a favor do consumidor, como forma de reduzir o impacto desses reajustes. Até o momento não foram divulgadas à imprensa ou ao público quais são as envolvidas e em qual porcentagem estarão inseridas.

continua depois da publicidade

Neste caso, a Aneel também não detalhou para a equipe de transição de Minas e Energias sobre quais serão os percentuais e quais os tipos de consumidores serão atingidos. Ou seja, como fica o reajuste para as grandes empresas e indústrias, conectadas em alta tensão, e as residências, pequenas empresas e áreas rurais, conectadas em baixa tensão.

Anteriormente, neste ano, o reajuste da tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais chegou ao marco de 10,83%. De acordo com os dados da Aneel, essa alteração acompanhou a variação da inflação, com base na medição realizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Apesar disso, o atendimento às distribuidoras e repasses da tarifa tem causado uma desigualdade regional no país. Em outras palavras, os consumidores do Norte, Centro-Oeste e Nordeste são mais atingidos pela variação, consequência dos custos de distribuição,

continua depois da publicidade

Como funciona a tarifa na conta de energia elétrica?

A tarifa de energia elétrica é uma série de valores que representam as parcelas que são pagos para o setor da energia elétrica. Mais especificamente, refere-se aos custos com as operações técnicas, investimentos diretos e continuidade da cadeia produtiva.

Desse modo, essas quantias cobradas são fundamentais para que a energia elétrica seja viabilizada e chegue aos consumidores finais. Basicamente, a tarifa é gerada pela diferença entre a leitura de consumo do mês atual e o mês anterior, com o kWh sendo a unidade utilizada nesse cálculo.

Porém, as taxas de energia elétrica são calculadas com bate nos custos relativos aos tributos, mas também a distribuição e compra de energia. Ademais, o percentual considera a transmissão de energia e os encargos do setor, previstos na legislação brasileira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade