Concurso INSS tem 1 milhão de inscritos; veja concorrência por vaga

Cebraspe divulgou lista completa dos candidatos por vaga do concurso INSS. Cidade de São Paulo tem a maior concorrência.

Desde que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou sobre a realização de um novo certame, já se imaginava que haveria uma grande concorrência por vaga ofertada. Nesta quarta-feira, dia 09 de novembro, o Cebraspe, banca organizadora do concurso INSS, informou que mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram.

continua depois da publicidade

Mesmo com a grande quantidade de pessoas registradas, o governo federal esperava uma quantidade maior de participantes. O cálculo foi baseado em relação ao certame anterior, realizado em 2015. No caso, para 2022, havia uma estimativa de que cerca de 1,5 milhão de pessoas iriam se registrar. Ou seja, o número foi cerca de 33% inferior ao projetado.

Concorrência por vaga do concurso INSS 2022

De forma geral, o concurso terá uma concorrência de 1.023,4 candidatos por vaga, pois são 1.000 oportunidades para 1.023.494 de inscritos. No entanto, é preciso salientar que as oportunidades estão divididas em 97 Gerências Executivas do órgão (GEX), com cada uma tendo sua oferta e demanda.

Leia também

Além disso, há a questão das vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD) e para candidatos negros. Por isso, para saber a quantidade de candidato por vaga no seu local de inscrição, é preciso verificar a lista completa divulgada pelo Cebraspe.

continua depois da publicidade

Para se ter ideia, de todos os locais, a gerência da cidade de São Paulo é a que apresenta maior quantidade de candidatos por vaga na ampla concorrência. São 8.534 pessoas por oportunidade. Por outro lado, em Ouro Preto, estado de Minas Gerais, a ampla concorrência possui demanda de 365 candidatos por vaga.

Concurso INSS: como verificar a concorrência por local

O documento com a concorrência por vaga em cada local está disponível no site do Cebraspe (banca organizadora) e é denominado de “Demanda de candidatos por vaga”. Ao abri-lo, procure pela sua Gerência Executiva (a que você se inscreveu). Lá, estarão todos as informações sobre a concorrência.

continua depois da publicidade

Também se atente aos dados do seu tipo de vaga: ampla concorrência, Pessoa com Deficiência (PcD) ou candidato negro. Cada um deles tem seus números de oferta e demanda.

Como será o concurso: vagas, etapas, remuneração

De acordo com o edital do concurso INSS, das 1.000 vagas ofertadas, 708 são para ampla concorrência, 202 para pessoas negras e 90 para Pessoas com Deficiência (PcD). As oportunidades são para diversas cidades do país, incluindo capitais e municípios do interior.

A remuneração inicial do aprovado é de até R$ 5.905,79 (incluindo benefícios e gratificações). Os registros foram aceitos até o dia 04 de outubro de 2022 e custaram R$ 85,00. Entre as exigências de participação está a de que a pessoa precisa ter nível médio completo.

continua depois da publicidade

O certame contará com uma prova objetiva de 50 questões de Conhecimentos Básicos e outra avaliação objetiva com 70 questões de Conhecimentos Específicos. Ambas deverão ser aplicadas no dia 27 de novembro de 2022. O edital prevê critérios de desempate caso candidatos obtenham a mesma nota.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade