IR: lote extra da restituição é pago hoje (31); saiba se você recebe o valor

Lote extra da restituição do IR (Imposto de Renda) será pago àqueles que não tiveram os valores liberados nos cinco lotes anteriores.

Lote extra da restituição do IR (Imposto de Renda) está sendo liberado nesta segunda-feira, 31 de outubro de 2022. O valor é destinado para mais de 471 mil contribuintes, somando cerca de R$ 800 milhões.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a restituição do IR é um procedimento padrão, realizado de maneira anual pela Receita Federal, após receber as declarações dos cidadãos.

A Receita Federal já pagou os cinco lotes de restituição do IR de 2022. Contudo, há grupo de pessoas com direito de restituição não apenas do ano corrente.

Dessa forma, mais de 471 mil contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados com este lote residual. Desse total, 6.483 têm idade acima de 80 anos, 54.365 possuem entre 60 e 79 anos, 5.516 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave e 23.070 possuem o magistério como principal fonte de renda.

continua depois da publicidade
Leia também

IR: quem recebe o lote extra da restituição?

Os contribuintes que haviam caído na malha fina, e acertaram as contas com o Fisco, terão direito a cerca de R$ 800 milhões. O lote extra residual do Imposto de Renda Pessoa Física está sendo pago nesta segunda-feira, 31 de outubro de 2022.

A consulta dos valores pode ser realizada na página da Receita Federal:

continua depois da publicidade
  • Primeiro, acesse o endereço eletrônico informado;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Depois, selecione a opção de “Consultar a Restituição”.

Além disso, os interessados podem fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal. O pagamento será realizado nesta segunda-feira, junto à conta informada na declaração do Imposto de Renda.

Caso o contribuinte não esteja cadastrado na lista, será preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.

A Receita Federal alertou que, caso o Pix escolhido ou conta bancária indicada tenham algum problema, o dinheiro ficará armazenado junto ao Banco do Brasil por até 12 meses.

continua depois da publicidade

O resgate pode ser realizado de maneira presencial, comparecendo a uma unidade do banco, no endereço eletrônico do BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades).

Restituição do Imposto de Renda 2022

restituição imposto de renda, restituição irpf

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Segundo dados da Receita Federal, o calendário da restituição do Imposto de Renda foi composto por cinco datas de liberação dos valores durante este ano. Veja o cronograma completo a seguir:

  • 1º lote: liberou lote no dia 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: liberou lote no dia 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberou lote no dia 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberou lote no dia 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberou lote no dia 30 de setembro de 2022.

É importante salientar que a restituição foi realizada também pelo Pix, pela primeira vez na história. Para que o pagamento fosse liberado nessa modalidade era preciso que o contribuinte informasse a chave com número do seu CPF no momento da declaração para poder receber o dinheiro.

A maneira tradicional para pagamento, por bancária escolhida, permanece. Os cidadãos que caíram na malha fina no ano de 2022 provavelmente não estarão inclusos na restituição do IR deste ano. Segundo a Receita Federal, mais de 2 milhões de contribuintes se encontram nessa situação.

A malha fina acontece quando o cidadão oculta seus rendimentos, em caso de erros em deduções ou informações incorretas repassadas pelo contribuinte.

Aqueles que não concordarem com essa situação estabelecida pela Receita Federal, por sua vez, podem apresentar os argumentos e provas para justificar sua apelação. Caso a pessoa perca, ainda há possibilidade de entrar com um processo na Justiça, que pode demorar anos para alguma resposta.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade