Dia de Finados (02/11): veja o que abre e fecha neste feriado nacional

O Dia de Finados é dia 2 de novembro, próxima quarta-feira, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania.

Nesta semana, já começa o penúltimo mês do ano e, com ele, o período com mais feriados de 2022. O Dia de Finados acontece nesta quarta-feira, mas nem todos sabem o que abre e o que fecha no referido dia.

continua depois da publicidade

Por regra, o Ministério da Economia organiza o calendário anual de datas comemorativas no final de cada ano, com divulgação em janeiro para fins de organização das atividades econômicas, principalmente dos órgãos ligados ao Executivo.

Por isso, os pontos facultativos e feriados nacionais são divulgados para que cada empresa defina seu fluxo de atividades ao longo do ano.

Com exceção dos serviços considerados essenciais à sociedade, como os hospitais, farmácias e instituições de segurança pública, as demais organizações seguem as orientações, pois estão previstas também na legislação.

continua depois da publicidade
Leia também

O que abre e o que fecha no feriado de Finados?

As agências bancárias não abrem durante o feriado desta quarta-feira (2/11), segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Os caixas eletrônicos e os canais digitais funcionam normalmente e podem ser movimentados pelos clientes.

Dessa maneira, a orientação é que quem possui contas com vencimento para o dia 2 de novembro podem pagar no próximo dia útil sem adicional de taxas ou multas.

continua depois da publicidade

Conforme a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), durante os feriados, os bares e restaurantes costumam abrir normalmente. Contudo, alguns restaurantes por quilo em regiões comerciais podem ficar fechados pela falta de consumidores.

As lojas podem funcionar durante o feriado e têm autonomia para determinar os horários de funcionamento. Já as agências dos Correios estarão fechadas durante o feriado.

Caso o consumidor precise de atendimento, é possível entrar em contato pela página de Fale Conosco do site dos Correios.

continua depois da publicidade

Por outro lado, a Associação Brasileira de Shopping Centers informa que a orientação é que os shoppings tenham atendimento durante o Dia de Finados. Normalmente, eles funcionam das 14h às 20h em feriados. Contudo, o mais indicado é checar o horário com cada uma das unidades pelo país.

Por fim, as casas lotéricas possuem autonomia para decidir se abrem ou fecham durante o feriado, conforme a Caixa Econômica Federal.

O que é o Dia de Finados?

Também conhecido como Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos, essa data é celebrada pela Igreja Católica oficialmente no dia 2 de novembro de todos os anos.

Neste sentido, corresponde a um período dedicado para rezar pelos falecidos, por meio de visitas aos cemitérios, e também rituais mais amplos em instituições religiosas.

Além disso, é um período de vigília e de memória aos entes queridos que faleceram. As tradições podem envolver tanto oferendas aos antepassados quanto a realização de missas especiais, conforme a cultura e da religião.

Quais os próximos feriados de 2022?

feriado independência, Feriados 2022, quais feriados ainda restam em 2022

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO.

Até o final do ano, o calendário nacional prevê os seguintes feriados para este ano:

  • 2 de novembro de 2022: Finados, próxima quarta-feira;
  • 15 de novembro de 2022: Proclamação da República, será celebrado numa terça-feira;
  • 25 de dezembro: Natal, cai num domingo.

É importante salientar que o dia 14 de novembro de 2022 não é feriado. No entanto, muitos estados brasileiros fizeram uma alteração em seu calendário, contemplando o Dia do Servidor Público.

No Brasil, a data foi celebrada no dia 28 de outubro, última sexta-feira. Muitas repartições públicas, no entanto, trabalharam normalmente nessa data (o qual é considerada ponto facultativo), passando a folga para o dia 14 de novembro de 2022, véspera do feriado da Proclamação da República.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade