CNHs podem ser canceladas em 2022; veja se a sua será afetada

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser cancelada para dois grupos de motoristas. Entenda a situação e verifique.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de quem mora no estado do Mato Grosso pode ser cancelada por irregularidades. O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT) informou que 367 condutores foram notificados da situação.

continua depois da publicidade

Lembrando que a CNH é imprescindível para quem deseja conduzir algum veículo terrestre, em via pública, que seja incluído entre as categorias “A” e “E” (exemplos: motocicletas, carros, ônibus, caminhões, entre outros).

CNHs podem ser canceladas em 2022

No dia 04 de abril, o Detran do Mato Grosso emitiu duas listas de motoristas que possuem irregularidades na CNH, pedindo o cancelamento do documento caso a pessoa não dê explicações. A primeira lista é composta de 110 nomes que possuem 15 dias corridos para entrarem em contato com o órgão. O prazo termina no dia 19 de abril.

Leia também

Já a segunda lista conta com um prazo de apenas dez dias e já se esgotou. Sendo assim, do grupo de 257 motoristas, quem não enviou documentos de comprovação pode ter perdido o direito de dirigir.

continua depois da publicidade

Em ambos os casos, é preciso que a pessoa entregue a CNH ao Detran ou que entre com algum recurso por escrito, que deve ser encaminhado ao órgão para explicar a situação.

Detran fez publicação em Diário Oficial e enviou cartas

De acordo com o Detran, além da publicação no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, cartas foram enviadas para os endereços que constam na CNH. O diretor de Habilitação do Detran do Mato Grosso, Alessandro Alencar de Andrade, informou que é responsabilidade do condutor manter o local de moradia atualizado.

continua depois da publicidade

Quem não fez isso pode acabar não recebendo a notificação, sendo obrigado a olhar no Diário Oficial. Vale lembrar que, conforme determina o artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo sem possuir CNH pode gerar multa e, dependendo da situação, até mesmo prisão por seis meses.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade