Guinness Book: 7 brasileiros que bateram recordes mundiais inusitados

Pelo menos 17 vezes o Brasil é citado nas páginas da edição de 2004 do Guinness Book. Leia e descubra algumas conquistas realizadas por incríveis brasileiros.

O Guinness World Records ou como popularmente conhecido como o livro dos recordes é publicado anualmente. No entanto, sua primeira edição foi lançada em 27 de agosto de 1955 na Grã-Bretanha por Sir Hugh Beaver, diretor-geral da cervejaria Guinness.

continua depois da publicidade

A ideia da criação do Guinness Book surgiu quatro anos antes da sua publicação e desde o lançamento foi se tornando cada vez mais um sucesso mundial. A lista dos recordistas brasileiros conta com pessoas comuns e até mesmo com famosos e grandes esportistas como Gilberto Silva e Ayrton Senna.

Em suma, o livro dos recordes contém uma coleção de conquistas de diversas pessoas ao redor do mundo, tanto em relação a performances humanas como de eventos da natureza. Confira a seguir 7 recordes alcançados por brasileiros.

7 recordes brasileiros que estão no Guinness Book

Leia também

1. Olhos esbugalhados

O recorde de olhos mais esbugalhados do mundo foi quebrado recentemente pelo brasileiro Sidney Carvalho Mesquita, apelidado como Tio Chico Brasil.  Quem detinha esse título tanto na categoria feminina quanto na geral, era a norte-americana Kim Goodman, com uma projeção dos olhos em 12mm.

continua depois da publicidade

A inscrição para entrar no livro dos recordes nessa modalidade ocorreu no ano de 2018. Desse modo, Sidney sabendo que possuía essa habilidade desde os 9 anos de idade, buscou quebrar o recorde.

O brasileiro consegue aguentar de 20 a 30 segundos com os olhos projetados para fora das órbitas. Diante disso, para entrar na edição de 2023 do Guinness Book ele conseguiu uma projeção em 18,22 mm, superando o recorde anterior. Atualmente, a conquista na categoria masculina e geral pertencem ao Tio Chico Brasil.

continua depois da publicidade

2. Carreira mais longa na mesma empresa

O recorde da carreira de trabalho mais longa na mesma empresa é do brasileiro Walter Orthmann. Walter que atualmente possui 100 anos de idade, sempre teve muita motivação em trabalhar.

Ele nasceu na cidade de Brusque, localizada em Santa Catarina. Com 15 anos de idade, passando por problemas financeiros em sua casa, começou a trabalhar para ajudar sua família.

Logo, ingressou na antiga Indústrias Renaux S.A., uma empresa têxtil, que hoje é conhecida como ReneauxView e fica em Santa Catarina. Nesta empresa ele realizava atividades no departamento de envios e passou a ocupar diversos cargos.

continua depois da publicidade

Atualmente Walter ainda segue trabalhando na mesma empresa já há 84 anos e com isso detém o título do Guinness World Records nesta modalidade.

3. Maior quantidade de piercings no corpo

A brasileira Elaine Davidson, que era dona de um restaurante no ano de 1997, resolveu colocar o seu primeiro piercing no corpo. Com efeito, ela gostou tanto que começou a inserir cada vez mais esses acessórios na pele.

Até o ano de 2006 foram contabilizados 4.225 piercings no corpo da brasileiro, sendo a maioria deles localizados em seu rosto. Até os dias atuais, Elaine Davidson é a detentora deste recorde registrado pelo Guinness Book.

4. Maior número de gols

O jogador Pelé, mais conhecido como rei do futebol está registrado no livro dos recordes como o atleta que mais gols fez durante toda a sua carreira, ele atingiu essa marca 1.279 vezes entre os anos de 1956 a 1977, em 1.363 partidas que participou.

5. Recorde conquistado pela Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça Brasileira no dia 18 de maio de 2002 criou um recorde no Guinness Book quando durante uma exibição, 11 aviões Tucano voaram de cabeça pra baixo durante 30 segundos.

6. Maior viagem usando pranchas de windsurfe

Os brasileiros Flávio Jardim e Diogo Guerreiro também entraram para o Guinness Book após percorrer todos os 8.120km do litoral brasileiro. A viagem que teve início no dia 17 de maio de 2004 somente chegou ao fim no dia 18 de julho do ano seguinte, o que fez com que essa fosse considerada como a viagem mais longa nessa categoria.

7. Maior árvore de Natal flutuante

Por fim, no ano de 2007, foi construída uma árvore de natal sob a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, que possuía 85 metros de altura. Desse modo, foi considerada a maior árvore de natal flutuante e assim entrou para o livro dos recordes.  

 

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade