Entenda de onde surgiu o "sentido horário" dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

O relógio é um objeto para o qual olhamos todos os dias, mas com certeza poucos param para pensar por que as agulhas giram em sentido horário e não ao contrário. Primeiro você deve saber que os relógios atuais foram baseados nos antigos relógios de sol, que mediam a passagem do tempo de acordo com o movimento do Sol.

continua depois da publicidade

O movimento era da esquerda para a direita, ou, em outras palavras, do norte para o leste, depois para o sul, depois para o oeste e assim por diante, conforme o sol se movia.

Mais tarde, quando começaram a aparecer os relógios com mecanismos internos, seus ponteiros também se moviam da esquerda para a direita, pois as pessoas já estavam acostumadas a ler as horas dessa forma. Portanto, o sentido horário não foi inventado pela ciência ou por algum motivo específico, ou seja, trata-se de uma convenção.

Como funcionava o relógio de sol?

Leia também

Como praticamente todos os objetos da atualidade, o relógio mecânico é resultado da evolução de uma série de artefatos antigos que têm como ponto de partida o relógio de sol.

continua depois da publicidade

Há milhares de anos, a forma mais primitiva, da qual há registro, de medir o tempo era o relógio de sol: um protótipo construído com uma tábua e um bastão conhecido como "gnomo", que marcava o tempo com a ajuda do astro-rei.

Assim, depois que o relógio era colocado corretamente, de acordo com a localização, a época do ano e a orientação, a sombra que o sol projetava ao atingir o "gnomo" referia-se à hora do dia. E, como era de se esperar, essa projeção de sombra girava para leste ou para oeste, dependendo se o cálculo era feito do hemisfério sul ou do norte.

continua depois da publicidade

Por que as agulhas do relógio se movem em sentido horário?

Agora, não há dúvida de que o "gnomo" é o ancestral do relógio mecânico. Mas como essa parte da história influencia o sentido das agulhas? Como mencionamos, dependendo de onde no mundo o “gnomo” foi usado, a sombra se moveria para o leste ou para o oeste. Portanto, como o relógio atual foi criado na Europa, seus antecessores mantiveram o mesmo movimento.

Então, como a sombra estava se movendo para a direita, quando forneceram números e agulhas ao relógio mecânico, decidiram que ele também deveria se mover na mesma direção.

Portanto, é provável que, se esse objeto tivesse sido projetado em qualquer lugar do hemisfério sul, o movimento e o posicionamento das figuras se movessem para a esquerda.

continua depois da publicidade

Que outros relógios eram usados ​​nos tempos antigos?

Por fim, é interessante mencionar que, antes do século XIV, existiam outros tipos de objetos para medir o tempo, mas que não duraram até hoje, como:

  • Relógio de água: tem pelo menos 3.400 anos e só deixou de ser utilizado no século XVII por ser um aparelho muito preciso, que funcionava enchendo ou esvaziando um recipiente.
  • Relógio de velas: embora não haja uma data exata, medir o tempo com um relógio de velas é uma tradição muito antiga. Com esse elemento, calculava-se o passar das horas à medida que a vela se derretia.
  • Ampulheta: criada no século VIII, ela mede o tempo pelo fluxo de areia de um bulbo de vidro para outro.
  • Relógio de fogo: foi um invenção da China, através da qual se acendia uma espiral e se consumia. A boa notícia é que esse processo poderia levar meses e, portanto, era uma alternativa de medição muito eficiente.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade