Encceja 2023 já tem cronograma; veja tudo que você precisa saber

O Encceja 2023 é um exame que permite que jovens e adultos de todo o país garantam sua certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. Confira o cronograma oficial.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 já tem um cronograma oficial. O programa governamental é responsável por garantir a jovens e adultos de todo o país sua certificação de conclusão do ensino fundamental e médio por meio de um exame. A partir de agora, as provas do Encceja já possuem data marcada, de modo que os interessados se atentem ao calendário oficial.

continua depois da publicidade

Há alguns anos, era possível conquistar o diploma de conclusão utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, o Encceja foi formulado pelo governo para que o acesso à avaliação seja ainda mais simples, permitindo que cidadãos de todo o país consigam sua certificação mais rapidamente.

Em relação ao cronograma, as datas foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com base nos dados, as provas que permitirão a conclusão do ensino fundamental e médio devem ser aplicadas no dia 27 de agosto.

Encceja 2023 já tem cronograma: confira datas oficiais

Leia também

Nesse sentido, as datas mais importantes do exame já estão disponíveis há algum tempo. Os interessados em realizar a prova devem prestar atenção no seguinte cronograma:

continua depois da publicidade
  • Período de inscrições: 22 de maio até 2 de junho;
  • Provas: 27 de agosto;
  • Divulgação do gabarito: 27 de agosto;
  • Resultados: 22 de dezembro.

Para fazer o exame, antes de mais nada, os futuros candidatos devem acessar o site do Encceja, organizar seu Cartão de Confirmação de Inscrição, imprimi-lo e levá-lo no dia de prova. No caso dos interessados em adquirir o diploma de ensino médio, é necessário ter no mínimo 18 anos; já para o diploma de ensino fundamental, pelo menos 15 anos.

Junto disso, indivíduos que residem em outros países, mas são brasileiros, também podem fazer a prova, como é o caso daqueles privados de liberdade.

continua depois da publicidade

Sobre o Encceja

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, com base no nível de ensino. Cada prova possui trinta questões de múltipla escolha, junto de uma proposta de redação, do gênero dissertativo-argumentativo, como é o caso do Enem. Para os candidatos à conclusão do Ensino Fundamental, as provas são:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e geografia.

Por sua vez, para os candidatos à conclusão do Ensino Médio, as seguintes provas serão realizadas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências humanas e suas Tecnologias.

Diferentemente de outros exames como Fuvest e Unicamp, o Encceja não é um vestibular, ou seja, ele não possui um número limitado de vagas. Para receber esse diploma, basta realizar a prova, alcançando uma nota mínima de 100 pontos em cada área de competência, mais 5 na redação.

continua depois da publicidade

Assim como o Enem, o Encceja possui os mesmos moldes. Isso significa que os candidatos precisam obedecer a uma série de regras, como evitar fugir do tema, para que a nota não seja zerada.

Quanto ao resultado do exame, a tendência é que as notas já estejam disponíveis 10 dias após a realização. Assim, para acessá-las, basta conferir o endereço oficial, inserir os dados e a senha criada no dia da inscrição e descobrir o resultado. Igualmente, mais informações podem ser consultadas através da Secretaria de Educação do município de residência do participante.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade