Fies 2023 já tem datas de inscrição para o primeiro semestre

Em novembro do ano passado, o Ministério da Educação divulgou o cronograma com as datas de inscrição do Fies 2023. A primeira etapa começa a partir do primeiro semestre.

O Programa de Financiamento Estudantil, conhecido como Fies, terá uma nova edição em 2023. Neste sentido, o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro do ano passado prevê as datas de inscrição para o primeiro semestre.

continua depois da publicidade

Atualmente, o Fies é regulamentado pela Lei número 13.530, aprovada em dezembro de 2017. Assim, existem parâmetros, regras de elegibilidade e critérios de prioridade específicos para o público-alvo. Saiba mais a seguir:

Qual é o cronograma do Fies 2023?

Segundo a publicação do Governo Federal, realizada através do Ministério da Educação, o cronograma do Fies em 2023 tem início ainda no primeiro semestre deste ano. Mais especificamente, os candidatos poderão se inscrever entre os dias 7 e 10 de março.

Leia também

Por sua vez, o resultado da chamada regular está previsto para o dia 14 de março. Apesar disso, as informações a respeito do prazo para matrícula dos estudantes convocados ainda não foi informado.

continua depois da publicidade

Além disso, o prazo de manifestação de interesse para cadastro na lista de espera também não tem previsão confirmada. Sobretudo, essas etapas são importantes para que haja a convocação por parte das Universidades filiadas ao programa.

O que é o Programa de Financiamento Estudantil?

Em primeiro lugar, o Fies tem como objetivo financiar a graduação no Ensino Superior para os estudantes matriculados em instituições particulares. Acima de tudo, a concessão do financiamento considera as Universidades e Faculdades que possuam avaliação positiva nos parâmetros do MEC.

continua depois da publicidade

Atualmente, os valores que cobrem as bolsas partem do Fundo de Financiamento Estudantil. Neste sentido, a Caixa Econômica Federal atua como Agenda Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores do programa.

No geral, as vantagens do programa estão organizadas com base nas faixas de renda dos candidatos. A princípio, quem possui como renda mensal o valor de até 1,5 salário mínimo pode ter acesso a juros zero e tarifas reduzidas, por exemplo.

O que mudou com o Novo Fies?

Com a atualização na legislação, algumas regras também foram modificadas. No Novo Fies, a modalidade 1 permite com que o financiamento seja pago após a conclusão do curso. Porém, é respeitado o limite da renda, declarada pelo candidato no formulário socioeconômico.

continua depois da publicidade

Por via de regra, as inscrições são realizadas de maneira exclusiva pela internet, no portal Fies Seleção. Nessa etapa, o estudante deve apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI):
  • Proposta de seguro;
  • Documento de identidade com foto e CPF;
  • Certidão de Casamento, se for casado;
  • Comprovante de residência.

No geral, o DRI é obtido diretamente com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento na instituição de ensino parceira do FIES. O documento é entregue após comprovação das informações.

Posteriormente, a proposta de seguro é obtida através de opção do estudante em relação às seguradoras disponíveis. Porém, a contratação deve ser realizada na modalidade prestamista.

Em complemento, os fiadores precisam apresentar esses mesmos documentos, com o complemento de um Comprovante de Rendimentos. Além disso, existem alguns requisitos e regras de elegibilidade para se candidatar às bolsas do FIES:

  • Ter participado enquanto candidato ativo em alguma das edições do Enem, a partir de 2010;
  • Ter uma nota nas provas igual ou superior a 450 pontos, com base na média aritmética;
  • Não ter zerado a prova de redação;
  • Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

O acompanhamento da inscrição, cronograma e demais informações são realizadas através do site do Fies, vinculado ao Ministério da Educação e o portal Gov.br.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade