ProUni 2023 já tem datas de inscrição para este semestre; veja calendário

Programa é administrado pelo Ministério da Educação (MEC) e é um dos meios de o estudante ingressar em uma universidade.

O Ministério da Educação (MEC), publicou os calendários de inscrições para os processos seletivos para o ano de 2023. Nesse sentido, o Programa Universidade para Todos (ProUni), além de outros processos disponíveis que permitem com que estudantes ingressem em uma universidade já estão com datas de inscrição definidas para o primeiro semestre.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem escolher o processo pelo qual vão ingressar em uma universidade. Em todos os processos seletivos, são usadas as notas do exame de 2022, exceto pelo Prouni, que também seleciona alunos com base na nota de 2021.

O número de vagas, entretanto, é diferente para cada processo seletivo. No segundo semestre, inclusive, as universidades oferecem menos vagas, pois estão com os cursos com a sua capacidade reduzida.

ProUni 2023 já tem datas de inscrição para este semestre

Leia também

O edital que definiu as datas de inscrição do ProUni 2023, assim como de outros processos seletivos foram divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, as datas para inscrição do ProUni 2023 são entre 28 de fevereiro a 3 de março.

continua depois da publicidade

O resultado da primeira chamada será disponibilizado no dia 7 de março e o da segunda chamada, em 21 de março. As inscrições para o ProUni são gratuitas, assim como para outros processos seletivos e devem ser feitas no portal Acesso Único.

Todavia, o quantitativo de vagas para o ProUni sofre alterações de acordo com o ano e o semestre em vigor. Geralmente no primeiro semestre são oferecidas mais oportunidades para os alunos. Já no segundo semestre o número de vagas diminui, de acordo com a oferta de cada universidade, que acabam limitando seus cursos neste período.

continua depois da publicidade

Dessa forma, são cerca de 162 mil bolsas oferecidas no ProUni 2023, durante o primeiro semestre. A previsão para o segundo semestre, entretanto, é de que sejam ofertadas ao menos 134 mil vagas.

Cursos Oferecidos pelo ProUni 2023

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece muitos cursos, em áreas do conhecimento distintas. As vagas são destinadas para cursos de graduação e licenciatura, e na lista de cursos oferecidos, figuram opções como:

  • Direito;
  • Jornalismo;
  • Fisioterapia;
  • Medicina;
  • Educação Física;
  • Pedagogia;
  • Enfermagem;
  • Química;
  • Psicologia;
  • Farmácia.

Quem pode participar do ProUni 2023

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que jovens estudantes ingressem em uma universidade.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, o ProUni oferta bolsas de estudo para estudantes, que podem ser integrais ou parciais – cobrindo 50% do valor da mensalidade do curso. Assim, os cursos de graduação e sequenciais de formação acontece em instituições privadas de ensino superior.

O candidato que for pré-selecionado pelo ProUni deve comprovar renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa, caso queira concorrer a bolsa integral. Interessados em concorrer a uma bolsa parcial (50% da mensalidade), o aluno deve comprovar renda mensal per capita de até 3 salários.

Além disso, o aluno deve atender a pelo menos algumas especificações, que tratam sobre a instituição de ensino (pública ou privada) que cursou o ensino médio, sobre as condições em que cursou o ensino médio (bolsista ou não) e outros requisitos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade