Encceja será aplicado em agosto de 2023; veja quando e como se inscrever

O Encceja é a principal ferramenta para comprovação da escolaridade aos jovens e adultos brasileiros. Em 2023, o exame será aplicado em agosto.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem sua edição de 2023 prevista para agosto. Sendo assim, o público interessado no certificado precisa estar atento para o cronograma e como se inscrever na prova.

continua depois da publicidade

As informações foram divulgadas na primeira segunda-feira do ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por via de regra, a instituição é responsável pela operacionalização, gestão e atendimento dos candidatos. Saiba mais a seguir:

Cronograma do Encceja 2023

De acordo com as informações do Inep, divulgadas no dia 02 de janeiro, o cronograma do Encceja 2023 segue as datas:

Leia também
  • Período de inscrições: 22 de maio até 2 de junho;
  • Aplicação das provas: 27 de agosto;
  • Divulgação do gabarito: 27 de agosto;
  • Divulgação dos resultados: 22 de dezembro.

O Ministério da Educação afirma que o principal objetivo do Encceja é “construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes”. Neste sentido, desde os conhecimentos adquiridos no processo escolar quanto no processo formativo social são avaliados.

continua depois da publicidade

Sobretudo, o Encceja possui participação voluntária e gratuita. Como público-alvo, atende os jovens e adultos residentes no Brasil, assim como no exterior, e as pessoas privadas de liberdade. Para as pessoas privadas de liberdade, ou que estão cumprindo medidas socioeducativas, as datas são:

  • Período de inscrições: 24 de julho a 4 de agosto;
  • Aplicação das provas: 17 e 18 de outubro;
  • Divulgação dos resultados: 22 de dezembro.

Em específico, oferece certificação àqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Desse modo, oferece a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Entretanto, existem algumas regras específicas para elegibilidade e participação:

continua depois da publicidade
  • Ter, no mínimo, 15 anos completos para obter a certificação de Ensino Fundamental;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos para obter a certificação de Ensino Médio;
  • Ser alfabetizado;
  • Ser um brasileiro nativo ou um estrangeiro com dupla nacionalidade.

As inscrições são realizadas por meio do site do Encceja, vinculado ao Inep. Entretanto, o portal está finalizando os procedimentos da edição de 2022, pois ainda não aconteceu a divulgação do gabarito do último exame.

Como funciona a prova?

O Encceja é organizado por meio com quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha em cada uma. Além da parte objetiva, é aplicado uma prova de redação com até 30 linhas para desenvolvimento do tema proposto. Em todos os casos, se trata de um texto dissertativo-argumentativo, como acontece no Enem.

Apesar disso, os conteúdos programáticos variam de acordo com o grau acadêmico. No geral, as provas de Ensino Fundamental cobram as disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira, História, Geografia Educação Física e Artes.

continua depois da publicidade

Por outro lado, as provas do Ensino Médio cobram conteúdos no campo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. O certificado é obtido com base na pontuação e desempenho no exame.

Em específico, o candidato deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas. No geral, a pontuação varia entre 60 e 180. Na redação, o candidato que zerar será reprovado automaticamente, porque a regra de aprovação determina a obtenção de uma nota igual ou acima de 5 para aprovação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade