Novo Enem terá mudança no formato das questões; veja regras

A expectativa é de que o novo exame comece a ser aplicado em 2024. Mudança tem a ver com o novo ensino médio.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofrerá alterações em relação ao modelo das questões. A mudança tem a ver com o novo ensino médio, que alterou o currículo escolar dessa fase de ensino. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é a de que a nova prova do Enem seja aplicada já no ano de 2024.

continua depois da publicidade

De acordo com um pronunciamento feito em março deste ano pela instituição, o novo Enem terá sua primeira prova relacionada aos conhecimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estipula quais conteúdos devem ser ensinados nas escolas. A primeira fase também terá a proposta de redação.

Depois, na segunda prova, os estudantes responderão questões voltadas à formação específica que se tem durante o ensino médio.

Todas as alterações passaram pelo crivo de diversos atores, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que conta com secretários estaduais da Educação — a maioria dos alunos de ensino médio frequentam escolas estaduais no país.

continua depois da publicidade
Leia também

Novo ensino médio

O novo modelo do ensino médio começou a ser instaurado no Brasil neste ano. Agora, segundo os novos currículos, uma parcela das aulas será comum a todos os estudantes do país.

A outra parcela da grade poderá ser escolhida pelos próprios estudantes, com base em seus interesses de aprendizado. É permitido, com o novo modelo, escolher áreas de linguagens, ciências da natureza, matemática, ciências humanas e ensino técnico.

continua depois da publicidade

Mudanças na prova do Enem

Por causa do novo ensino médio, o primeiro dia da prova do Enem deverá ter questões que abranjam mais de uma área de conhecimento, com foco principal em matemática e português. A prova de idioma estrangeiro também será combinada com as outras áreas.

A segunda etapa do exame terá questões relacionadas à formação específica que os alunos terão no ensino médio. Segundo o MEC, na hora de fazer a inscrição para o Enem os estudantes deverão escolher quais questões querem responder.

As áreas serão divididas da seguinte forma:

continua depois da publicidade
  • Questões de linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Matemática, ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática, ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas.

Próximos passos

Para que o novo modelo do Enem possa ser aplicado definitivamente, é preciso que os órgãos competentes, como o Inep, divulguem as matrizes que guiarão a elaboração das novas questões.

As provas do exame são elaboradas seguindo uma série de critérios, em um processo que começa um ano antes de cada aplicação. A nova prova possivelmente demandará ainda mais planejamento.

É possível, inclusive, que o exame conte com questões dissertativas e não apenas objetivas como atualmente, mas isso ainda não foi confirmado pelo MEC. A expectativa atual é a de que a nova gestão da pasta acate as mudanças que já foram definidas até o momento.

Modernização

Além das mudanças no modelo da prova, o novo Enem tentará promover uma transição gradual para provas em modelo digital e uso de novas tecnologias, como correção automatizada e plataformas adaptativas.

De acordo com o MEC, as provas em papel serão mantidas até que todos os candidatos tenham acesso garantido à tecnologia.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade