Com resultados disponíveis, saiba como obter o certificado do Encceja

Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foram divulgados na quinta-feira, 22.

Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram divulgados nesta quinta-feira, 22, e agora já será possível obter o certificado de conclusão.

continua depois da publicidade

As provas aconteceram no dia 28 de agosto e foram feitas por mais de 547 mil pessoas em todo o país. Para acessar os resultados, basta entrar na página oficial do exame, informando o CPF e a senha cadastrada.

O Encceja é realizado para que jovens e adultos possam ter certificado do ensino fundamental ou do ensino médio, nos casos em que a pessoa não concluiu essas etapas na idade prevista.

O certificado do Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação e também por alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs).

continua depois da publicidade
Leia também

As secretarias estaduais de educação emitem os diplomas totais e também as declarações parciais para as pessoas que fizeram a prova do ensino fundamental e do ensino médio. Os IFETs, por sua vez, emitem apenas certificados de ensino médio.

Como obter o certificado do Encceja

Para obter seu certificado do Encceja, relativo ao ensino fundamental ou ao ensino médio, é preciso conferir os resultados e verificar se as notas mínimas foram atingidas.

continua depois da publicidade

A emissão do certificado só é feita ao candidato que fez pelo menos 100 pontos em cada disciplina da prova e que tirou, no mínimo, nota 5 na redação. Quem teve pontuação inferior pode solicitar a declaração parcial e fazer o exame novamente, apenas para as disciplinas faltantes.

Para solicitar o certificado, é preciso ter em mãos os documentos necessários:

  • RG;
  • CPF (cópia e original);
  • Boletim, que pode ser emitido na página de conferência de pontuação.

Depois de separar os documentos, encontre a instituição que foi escolhida no momento da inscrição para a prova do Encceja. É recomendado entrar em contato por telefone para conferir os horários de funcionamento da instituição e saber se a unidade conta com a emissão de certificado online.

continua depois da publicidade

É fundamental também que o documento seja emitido dentro do prazo correto, por isso confira as datas com a instituição certificadora e respeite os prazos estipulados. Normalmente, esse tempo varia de 45 a 60 dias após a realização do exame.

Certificado Encceja

O certificado do Encceja tem o mesmo valor de um diploma feito por escolas regulares e permite que as pessoas possam continuar os estudos ou ocupar cargos profissionais. É possível, por exemplo, se inscrever no Enem e, a partir da nota obtida, matricular-se em cursos de ensino superior ou técnico.

A nota do Enem pode ser usada no Programa Universidade para Todos (ProUni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade