Encceja: confira qual é a nota mínima para garantir o diploma no exame

O Encceja é um exame nacional utilizado para conquistar o certificado de conclusão do nível fundamental e médio. Para garantir o diploma, é preciso alcançar uma nota mínima.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano de 2022 foi aplicado no dia 28 de agosto, para candidatos em todo o Brasil. Com mais de 1,6 milhões de inscrições, a prova voltada aos cidadãos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio pode garantir um diploma. Para isso, porém, é preciso alcançar uma nota mínima.

continua depois da publicidade

Os resultados do Encceja serão divulgados em breve, no dia 22 de dezembro, de acordo com o Inep. Mais de 547 mil participantes realizaram a prova. Seja como for, o exame não possui um número limitado de vagas, como em outros do tipo. Ao atingir a pontuação necessária, o certificado de conclusão na etapa escolar pretendida já poderá ser conquistado.

Qual a nota mínima para garantir o diploma do Encceja?

As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, pela manhã e pela tarde. Cada prova possui 120 questões, sendo 30 por cada área de conhecimento, junto da redação.

Leia também

Neste ano, os temas das redações do exame foram “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”, para alunos que buscam um diploma de ensino fundamental, e “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”, para aqueles do ensino médio.

continua depois da publicidade

Como de praxe, a redação deveria ter 30 linhas, com modelo dissertativo-argumentativo, assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em relação à pontuação, a deste exame vai de 60 a 180 pontos. Para alcançar a aprovação, é preciso tirar no mínimo 100 pontos em cada prova, e no mínimo 5 pontos na redação, que vale de 0 a 10. Caso um candidato tenha feito 100 pontos na prova de Matemática e suas Tecnologias, por exemplo, ele será aprovado nesta área.

continua depois da publicidade

No caso da prova do ensino fundamental, o cálculo é o mesmo. Ao marcar 100 pontos ou mais, será possível conquistar o certificado de conclusão. Neste ano, cidadãos que realizaram a prova do nível fundamental foram cobrados conteúdos nas seguintes áreas:

  • Ciências naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • História e Geografia.

Já no nível do ensino médio, os requisitos para obter o certificado de nível médio foram os seguintes:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias.

Sistema do Encceja

O Encceja é formado por questões consideradas fáceis, médias ou difíceis, e as notas são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O sistema faz com que o clássico “chute” não seja aceito, visto que acertar muitas questões difíceis e errar as fáceis pode diminuir a pontuação. Para evitar este problema, o ideal é priorizar o acerto do máximo de questões fáceis e médias possíveis.

continua depois da publicidade

Seja como for, um candidato que não tenha alcançado a pontuação necessária em uma matéria não precisará refazer a prova inteira no ano seguinte, e sim somente o exame da matéria reprovada.

Com base no edital oficial do Encceja, os gabaritos das provas objetivas já foram divulgados na página do Inep. É comum que a liberação seja feita até o 10º dia útil após a realização da prova. O edital também informa que os participantes podem acessar seus resultados individuais inserindo o número do CPF e a senha na Página do Participante do Encceja.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade