ProUni 2023: confira regras oficiais e quem poderá se inscrever no ano que vem

As regras oficiais do ProUni 2023 são definidos por meio do Ministério da Educação, mas existem informações específicas sobre quem poderá se inscrever no ano que vem.

Em novembro, o Ministério da Educação divulgou o calendário de inscrições dos principais programas de acesso ao Ensino Superior no Brasil. Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o ProUni 2023 tem previsão definida para o primeiro semestre do ano que vem.

continua depois da publicidade

Em específico, as inscrições serão realizadas entre o dia 7 a 10 de março de 2023. Porém, os resultados serão organizados em duas chamadas, com a primeira no dia 14 de março, e a segunda no dia 28 de março.

No geral, o Programa Universidade para Todos, como é formalmente nomeado o ProUni, possui regras oficiais e metodologias específicas para a seleção dos candidatos. Saiba mais a seguir:

Quem pode se inscrever?

Leia também

Por via de regra, o processo seletivo do ProUni é realizado em uma única etapa de inscrição, de natureza gratuita e com realização exclusiva pela internet. De acordo com as regras oficiais do ProUni, podem se inscrever no processo seletivo:

continua depois da publicidade
  • Estudantes que cursaram ensino médio em escola da rede pública de maneira integral;
  • Estudantes que cursaram ensino médio de maneira integral em escola da rede particular, mas foram bolsistas integrais da instituição;
  • Estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em uma escola pública, e parcialmente em uma rede particular, mas foram bolsistas integrais na instituição privada de ensino;
  • Estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em uma escola pública, e parcialmente em uma rede particular, mas que foram bolsistas parciais na escola ou que não tiveram condição de bolsista;
  • Estudantes que cursaram o ensino médio completo em uma rede particular, mas que foram bolsistas parciais na instituição ou que não tiveram condição de bolsista;
  • Pessoas com deficiência;
  • Professores que atuam na rede pública de ensino podem concorrer a bolsas de estudo, mas somente nos cursos de licenciatura ou pedagogia, e sem critério específico de renda.

Para participar do processo seletivo e concorrer às bolsas integrais, é fundamental que a renda familiar bruta mensal seja de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa. Entretanto, para concorrer em bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quais são as regras oficiais do ProUni 2023?

Em primeiro lugar, o Programa Universidade para Todos oferta bolsa de estudos em cursos de graduação, mas também para formações sequenciais específicas. Sobretudo, atende as instituições de educação superior privadas, contemplando principalmente os estudantes que não possuem diploma.

continua depois da publicidade

A princípio, foi criado pelo Governo Federal em 2004, com gestão e operacionalização do Ministério da Educação. Neste sentido, oferece bolsas integrais e parciais, equivalentes a 50% do valor da mensalidade nas instituições privadas de ensino superior.

Para a inscrição de novos membros, considera como base o resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, poderão ser utilizadas no processo seletivo somente as notas alcançadas nas duas últimas edições, imediatamente anteriores ao cronograma da edição anual do ProUni.

Neste caso, o resultado mínimo necessário para concorrer às bolsas de estudo é de 450 pontos na média das cinco provas do exame. Ademais, não se pode tirar zero na redação.

continua depois da publicidade

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher, com ordem de preferência, até duas instituições de ensino, curso e turno. Porém, a seleção deve considerar o perfil social e econômico do candidato, e quais são as opções de bolsas disponíveis.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade