Fuvest: Uso de máscara será obrigatório para fazer o vestibular

O vestibular da Fuvest, a ser realizado no próximo dia 4 de dezembro, determinou a obrigatoriedade do uso de máscara para os candidatos durante a aplicação.

Na última sexta-feira (25), a Fuvest anunciou que os candidatos que realizarão o vestibular serão obrigados a usar máscara durante a aplicação da prova. A previsão é que a primeira etapa da edição de 2023 aconteça no próximo dia 4 de dezembro, domingo.

continua depois da publicidade

Entretanto, desde 18 de novembro, a Fuvest informou aos participantes que adotou novos protocolos de biossegurança para a prova. Sobretudo, a decisão decorre da alta de casos de COVID-19 na cidade de São Paulo, mas também em outros locais do estado. Saiba mais a seguir:

Por que o uso de máscara será obrigatório para o vestibular da Fuvest?

Em agosto, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um manual do candidato com as instruções específicas para o exame. Neste sentido, estabeleceu a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial para a realização das provas, com exceção no momento de reconhecimento facial após a apresentação do documento.

Leia também

Além disso, o manual também indica que os procedimentos poderão ser alterados de acordo com os decretos e medidas aplicadas na capital ao longo do mês. Sobretudo, as determinações apresentadas pelas autoridades sanitárias do governo de São Paulo serão igualmente aplicadas na aplicação do vestibular.

continua depois da publicidade

A medida acompanha a decisão da USP em exigir a utilização da proteção facial em ambientes fechados no campus universitário. Ou seja, a circulação em salas de aulas, auditórios, museus, laboratórios, locais de atendimento ao público e setores administrativos deve ser feita com uso de máscaras. Em específico, isso inclui os servidores, estudantes e o público geral.

De acordo com as informações mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES – SP), as novas internações por decorrência de suspeita de casos de COVID-19 voltaram a ficar abaixo de 300 por dia no estado. Em específico, essa informação parte de uma média diária de 286 na última terça-feira, 29 de novembro.

continua depois da publicidade

Os dados são provenientes das internações em enfermarias e UTIs na Grande São Paulo, incluindo o setor de saúde pública e privado. Apesar disso, a média móvel continua alta nas regiões do interior e do litoral paulista, com média móvel em 417 casos nessa terça-feira.

Como vai funcionar o vestibular da Fuvest?

De acordo com as informações oficiais, o vestibular da Fuvest irá contemplar 104.043 brasileiros logo na primeira fase. Além disso, 10,3 mil treineiros se inscreveram para a aplicação do exame. Neste sentido, são 11.147 vagas totais disponíveis pela Universidade de São Paulo, dentro da seguinte divisão:

  • 4.691 vagas para Ampla Concorrência;
  • 2.173 vagas para candidatos de escola pública;
  • 1.096 vagas para estudantes de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
  • 2.917 vagas para ingresso através do Exame Nacional do Ensino Médio.

Os estudantes podem consultar os locais de prova através do portal da Fuvest. O calendário estabeleceu a primeira fase da avaliação para o dia 04 de dezembro de 2022. Porém, a divulgação dos convocados para a segunda fase deverá ser publicada neste mês, mais especificamente no dia 16 de dezembro de 2022.

continua depois da publicidade

Por fim, as provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 08 e 09 de janeiro de 2023. A divulgação da lista inicial de aprovados está prevista para o dia 30 de janeiro de 2023. Para a preparação, a principal dica é estudar os livros obrigatórios que serão cobrados nas questões:

  1. Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos;
  2. Quincas Borba, de Machado de Assis;
  3. Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
  4. Angústia, de Graciliano Ramos;
  5. Mensagem, de Fernando Pessoa;
  6. Terra Sonâmbula, de Mia Couto;
  7. Campo Geral, de Guimarães Rosa;
  8. Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
  9. Nove Noites, de Bernardo Carvalho.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade